Pular para o conteúdo
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    bisteka
    Participante

Amigos,

Temos um cliente que fará a migração da base de dados de 9i para 11g.
      Acontece que na base 9i temos uma aplicação OC4J versão 10.1.2.

A dúvida é se teremos algum impacto na aplicação com essa mudança?

Muito obrigado.

CleitonHanzen
      Participante

Opá…

Não querendo ser grosseiro, mas cadê os testes dessa migração? Vão fazer a migração na cara e na coragem? Amigo, com Oracle INFELIZMENTE você somente tem certeza das coisas, se testar antes (e algumas vezes ainda assim dá pau), então siga a dica de “amigo”: Monte um ambiente de testes com 11G (inclusive é util para cronometrar o tempo e o formato utilizado para a migração) e testes TODAS as aplicações. Somente assim, conseguirá mapear os problemas.

Bolinha de cristal nenhum DBA tem (a não ser que me provem o contrário…heheheh)

bisteka
        Participante

Cleiton,

Obrigado pelo retorno.
          Na verdade a responsabilidade da migração é do cliente, mas ele me questionou a respeito da aplicação que citei no meu post.
          Não sei se teremos tempo hábil para criar o mesmo ambiente … kkk

leo_jf
          Participante

Amigo,

Vai na coragem, mas a última vez que fiz isso não gostei do resultado, pois tivemos vários problemas.
            De qualquer forma sempre temos o problema do tempo, e principalmente que o cliente sempre tem pressa, e tudo é urgente.
            Enfim, boa sorte!
            Literalmente boa sorte rsrsr
            Qq coisa, só mandar msg.

Marcos Braga
            Participante

Olá bisteka,

Concordo com todos sobre a migração sem testes, principalmente a versão 11 que trouxe várias implementações voltadas a segurança, tipo: senhas em case sensitive; acesso externo diretamente do banco é bloqueado (a liberação é efetuada através de ACLs).

Bom…, infelizmente não posso ajudá-lo com a sua dúvida (creio que é a questão principal), mas alertá-lo sobre uma migração direta para a versão 11 sem testes é quase um suicídio (não querendo alarmar). Mas testes são fundamentais para definir parâmetros e ajustar procedimentos.

Há muito tempo, após muitas cabeçadas, cheguei a conclusão que toda migração dá erro, e os testes vão ajudar a minimizá-los e nos preparar psicologicamente para eles, rssss.

Fica a dica.

[]s
              Braga

CleitonHanzen
              Participante

Bisteka,

Só não entendi o motivo de tanta pressa em migrar para 11G. Acredito que tenha que colocar na balança os dois lados:

Migrar sem testes (Probabilidade GIGANTE de problemas) x Migrar com testes (Mapeamento de tempos, problemas, procedimentos, etc..etc..)

Confesso a voçê q nunca fiz migração sem testes (ainda mais “pulando” uma versão 9i -> 11g sem passar pela versão 10g) e acredito que, se me mandassem fazer tal trabalho, mandaria por e-mail para TODOS os envolvidos no projeto sobre os problemas que podem acontecer. Tudo bem que você questionou sobre essa aplicação específica, mas os problemas podem ir desde performance absurdamente lenta de todos os aplicativos até mesmo aplicativos que parem de funcionar devido a compatibilidade.

Se ainda assim for inevitável essa migração, “tire o seu da reta’ deixe todos avisados q pode dar uma M… gigante e boa sorte.

bisteka
                Participante

Pessoal,

Obrigado a todos pelo retorno.
                  A minha idéia e justamente é me preservar, me eximir de qualquer problema … kkkk

Outra coisa que me preocupa é que o bando será configurado com character SET UTF-8.

Valeu.

vieri
                  Participante

qual é o problema com o UTF8 ?

Sendo que ele é unicode , acho que deveria se preocupar se fosse outro menos abrangente.

Participante

Salve Salve..!!

Vamos la.. Olha eu me intrometendo nisto..!

Seguinte.. não aconselho vc a migrar da 9i direto para a 11g.. pois da versão 9i para a 11g houveram muitas mudanças..

Primeiro aconselho vc a migrar para a 10g.. realizar testes.. e depois da 10g para a 11g.. e novamente fazer testes…

Muita coisa mudou mesmo na 11g.. area de memoria, case sensitive, acl.. etc.. Vc tem muito mais chance te ter problemas migrando de 9 para 11 doq de 10 para 11..!!

Bom.. mas este eh o meu conselho.. e outra coisa..

MIGRE SOMENTE COM O DBUA.. e rode os scripts que existem para verificar compatibilidade.. se não me falha a memória.. quando vc rodar os scripts de checagem.. o proprio oracle vai te falar q não pode migrar de 9 para 11…!!!

Ahh.. outra coisa.. isto de tentar se “isentar” de qualquer problema que ocorra.. não existe.. pois por mais q vc tenha mandado N e-mails.. vai sempre sobrar para vc..!! Pois quem terá que arrumar a M… será vc..!!

Bom.. qualquer coisa.. avisa ai..!!

abraços..!!

CleitonHanzen
                      Participante

Opá..

O sentido de ‘isentar’ é o de “A decisão de migração não foi minha e vocês não me ouviram quando reclamei” e não a da “Não preciso trabalhar nessa M”…afinal o trabalho com certeza SEMPRE será executado pelo DBA.

Agora sou antes passar finais de semanas e madrugadas trabalhando, do que ter que responder financeiramente e/ou juridicamente por uma M… dessas… 😉

Rodrigo Almeida
                        Participante

Olá,

No 11g realmente tem muitas mudanças, bem significativas que podem atrapalhar qualquer migração.

Realizar a migração do 9i para 11g, é completamente possível. Se quiser evistar ao máximo os problemas, faça a migração por IMP/EXP.

Prepare a instância 11g para a aplicação, não esqueça do SENSITIVE-CASE, ACLs, Nova estrutura de memória e DIAGNOSTIC_DEST.

Que tudo pode ocorrer bem! =D

Abraços,

bisteka
                          Participante

Mais uma vez muito obrigado a todos !!!

O Cleiton entendeu minha posição. Não quero ser o culpado por problemas, mas sei que se ocorrer a correção vai sobrar pra mim … kkkk

Muito obrigado pessoal, vou repassar os pontos colocados aqui ao cliente.

Um grande abraço.

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
                          • Você deve fazer login para responder a este tópico.