Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 9 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    wagner_n
    Participante

Bom dia a todos.

A empresa na qual trabalho a 4 anos trabalha com banco sql, atualmente trabalhamos com a versão Sql 2005 Enterprise Edition.
      Já algum tempo o setor de venda da oracle vem conversando com a diretoria, na qual chegaram a um acordo(custo). E vamos migrar o banco do sql para oracle.
      Porem o acordo não engloba consultoria, pois a diretoria informou que nossa equipe era capaz de migrar todos os bancos, etc..
      Ou seja, caiu na nossa conta.

Então estou começando hoje a sacara de como iremos fazer isso, pois o projeto irar começar +- daqui uns 4 meses, pois foi o tempo de estudo que deram pra gente.
      Sou DBA Sql a 7 anos, porem não sei nada de oracle

Se alguem estiver alguma ideia, vai ser de grande ajuda..
      abs. Wagner

Marcio68Almeida
      Participante

Bom…
        Uma forma “relativamente” simples é começar copiando todas as estruturas de tabelas do SQL Server e recria-las no Oracle, respeitando suas especificações, é claro.
        É certo que terá alguma dificuldade com alguns tipos de dados, mas nada MUITO complicado.
        A transferência de dados pode ser feito de diversas formas :
        A partir do Oracle você pode usar o heterogeneo service ou via Java JDBC
        A partir do SQL Server você poderá usar o SQL Manager que é bastante simples.

Onde você certamente terá problemas :
        Procedures, funções, packages, triggers, etc… Terão que ser refeitas.
        Tipos de dados. Terá que verificar tabela por tabela e fazer diversas migrações e provavelmente conversões para na hora H não ficar na mão.
        Aplicações, o processo de consulta e manutenção de dados é um pouco diferente, será necessária uma revisão em todo código.
        Administração, a administração desses bancos é bastante diferente, no SQL é mais intuitiva, no Oracle é algo bem mais detalhada.

wagner_n
        Participante

[quote=”Marcio68Almeida”:qlqd0ox3]Bom…
          Uma forma “relativamente” simples é começar copiando todas as estruturas de tabelas do SQL Server e recria-las no Oracle, respeitando suas especificações, é claro.
          É certo que terá alguma dificuldade com alguns tipos de dados, mas nada MUITO complicado.
          A transferência de dados pode ser feito de diversas formas :
          A partir do Oracle você pode usar o heterogeneo service ou via Java JDBC
          A partir do SQL Server você poderá usar o SQL Manager que é bastante simples.

Onde você certamente terá problemas :
          Procedures, funções, packages, triggers, etc… Terão que ser refeitas.
          Tipos de dados. Terá que verificar tabela por tabela e fazer diversas migrações e provavelmente conversões para na hora H não ficar na mão.
          Aplicações, o processo de consulta e manutenção de dados é um pouco diferente, será necessária uma revisão em todo código.
          Administração, a administração desses bancos é bastante diferente, no SQL é mais intuitiva, no Oracle é algo bem mais detalhada.[/quote]

Caro amigo Marcio, irei seguir esses passos conforme foi passado, porem de ante mão eu baixei a versão do 10g express.
          Entretanto não conseguir criar um banco de dados “TESTE”, pois quando eu vou na aba Iniciar Banco de Dados, ele me joga pro prompt do DOS.. porem eu não estou conseguindo fazer um create database, ou melhor aonde eu encontro a sintaxe.

Realmente dentro todos os participantes do forum provavelmente eu sou o pior.
          Mais diante mão já fui um participante muito ativo do forum do “MSDN”, porem agora mudei de time, igual a jogador de futebol .rs.r.sr.s, pois estou encarando isso mais como um desafio, pois seria muito mais pratico eu mudar de empresa.
          abs. Wagner

Marcio68Almeida
          Participante

Bom…
            O banco 10g XE é uma versão free porém bastante limitada, principalmente na capacidade de armazenamento de dados quanto CPU e memória…
            Quando você instala o XE imediatamente ele cria um banco de dados, não é possível criar uma segunda instância, se você está usando o Windows, a instalação é realmente bastante simples.
            Se o seu banco a ser migrado for realmente pequeno, menor que 4GB, então este banco é útil, caso contrário sugiro baixar um banco standart ou enterprise.
            Para baixar um banco, basta cadastrar-se gratuitamente no site http://otn.oracle.com
            Não se preocupe se é o “pior” preocupe-se em buscar as soluções para as suas necessidades, google é seu amigo e o fórum aqui também.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.