- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 3 meses atrás por
ramasine.
-
AutorPosts
-
14 de dezembro de 2010 às 10:55 pm #97279
C-S-R
ParticipanteBoa tarde,
Estou precisando migrar uma base 9i pra 11g, gostaria de saber se algum amigo DBA ja executou essa tarefa e posso me dar algumas dicas ou algum tutorial que seguiu.
Estava pensando e em fazer o EXP e IMP.
At
Cesar15 de dezembro de 2010 às 2:06 pm #97281CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Acho que a estratégia de migração depende muito do ambiente (tamanho do banco, tempos para fazer export/import, downtime mínimo aceitável…etc..etc..etc..)..
Eu acho a estratégia mais fácil e mais segura, o export/import, mas de novo, tem vários aspectos a serem analisados antes…. 😉
15 de dezembro de 2010 às 2:50 pm #97284Peterson
ParticipanteCesar,
O 11G tem o DUA – Database Upgrade Assistant que é uma ferramenta que te auxilia a verificar compatibilidade entre o banco atual e o 11g.
Sugiro dar uma estudada nele, pode lhe auxiliar muito.15 de dezembro de 2010 às 11:13 pm #97310C-S-R
ParticipanteClaiton obrigado pelas dicas, acabei fazendo o EXP e IMP e aparentemente esta funcionando.
Peterson interessante essa ferramente mas acho que preciso procurar mais sobre ela, fui fazer um teste e ela me disse que nao tem nada pra fazer na base de dados, rsrs. Obrigado pela ajuda, vou procurar mais sobre ela.
At Cesar
16 de dezembro de 2010 às 2:36 pm #97314CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Eu tento sempre utilizar o EXP/IMP.
Vou contar um pequeno caso que eu e outro DBA pegamos num cliente gigante aqui do estado, aquela época o banco estava com aproximadamente 3TB de informação e o cliente já tinha aquela banco desde 1997 (se não me falha a memória) e desde o Oracle 7.3 os DBA faziam upgrade atualizando os binários e rodando scripts de migração.
Quando assumimos o ambiente, o Oracle já estava na versão 10.2 e após alguns meses começamos a observar que os exports estavam gerando falhas, nenhum export mais executava (nem EXP, nem EXPDP), porém tinhamos o backup do RMAN, mas mesmo assim fomos tratando o problema via chamado da Oracle (ocorria um ORA-7445 bizarro..rsrsrsrs)
Dali algum tempo, os backups do RMAN também começaram a apresentar o mesmo erro e a instance começou a cair com aquele erro e mais alguns erros de memória. Naquela semana pegamos a Oracle pelo “pescoço” e tivemos a grande surpresa: Um dos scripts de migração do Oracle 8i para 9i tinha corrompido o dicionário de dados e no estágio que estava o banco, somente reconstruindo para ter os dados de volta (veja, q eram 3TB).Resultado: Banco indisponível por mais de 1 semana, prejuízos gigantescos para o cliente. O cliente até hoje está com uma ação contra a Oracle na Justiça e talz….
Enfim, CUIDADO com esses scripts de upgrade, às vezes o buraco é tão fundo, q num primeiro momento nem se percebe….
Quando você instala o banco do Zero e faz um Import, pode até ocorrer corrupção, mas de dados, não do dicionário e “ferrar” com todo o teu banco….
Empresas grandes, estão usando SharePlex e outras ferramentas que fazem “replicação” para os novos ambientes durante as migrações, essa atualização de binários e de catálogo eu não acho segura.
[]s e parabéns pela migração efetuada com sucesso…..
17 de dezembro de 2010 às 4:26 pm #97342ramasine
ParticipanteCleiton tem razão, dependendo do tamanho de sua base de dados e criticidade, vale a pena usar algumas ferramentas que existem no mercado, o custo vale o risco que seria em aplicando scripts manuais…etc…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.