Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 15 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 4 meses atrás por jspaulonci.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    thiagofm
    Participante

Senhores,

Estou com o seguinte problema:
      temos divresos schemas em uma instancia de produção, e um desses schemas é novo, de vital importancia, e muito utilizado.
      O problema e que vira e mexe a aplicação que esta apontando pra esse scehma fica fora do ar, o nagios reclama e qd vamos ver nao conseguimos logar na aplicação, so depois de um reset no IIS o problema é solucionado
      Meu chefe cismou que o problema é no banco, e realmente tem umas queiries bizarras nessa aplicação e por ser nova ainda estamos otimizando as queries mais problematicas que aparecem no AWR.
      e só a aplicação que aponta para esse schema cai.

A questão é, como monitorar a atividade nesse schema para tentar descobrir algo de errado no banco? no log nao aparece nada, gostaria de sugestoes para tentar solucionar esse problema ou entregar um relatorio ao chefe tirando a culpa de vez do banco, pois nao tenhos provas para dizer que “o problema nao e do banco”.

algo como onde posso pesquisar informações legais para solucionar o problema no momento que ocorre o problema

muito obrigado!

Sousa04
      Participante

Vc não consegue logar na aplicação blz. E nesse momento vc consegue logar no banco??

thiagofm
        Participante

sim, sem problemas

Sousa04
          Participante

Bem mano,

Se o banco não apresenta erros, e está continua perfeitamente disponível para acesso. Eu procuraria ver em qual indício seu chefe tomou por base para tal alegação. (Quem acusa deve provar rsrsrs).
            Além de testar a conectividade da instância
            tnsping
            poderia talvés colocar uma trigger de login e logoff para ver as ultimas conexões
            ou então habilitar a auditoria dessas queries para ver a ultima querie executada. Certa vez um carinha aqui estava executando uma querie com erro lógico que causava a desconexão da sessão dele. Aparecia o seguinte erro no log
            [SIGSEGV] [Address not mapped to object].
            Mas pelo o cenário que vc descreveu não acredito que seja o Banco.

thiagofm
            Participante

cara nao entendi essa sua trigger nao, poderia dar mais detalhes?

e eu tenho econtrado uma porrada de ORA-7445 no log, como os abaixo, vc acha que pode estar relacionado?

Mon Oct 25 09:45:49 2010
              Errors in file /u01/app/oracle/admin/ihunter/bdump/ihunter_s001_29279.trc:
              ORA-07445: exception encountered: core dump [qcuErrsep()+38] [SIGSEGV] [Address not mapped to object] [0x2AD4992D0DCC] [] []
              Mon Oct 25 09:46:17 2010
              found dead shared server ‘S001’, pid = (32, 4)

Ishii
              Participante

Olá,

Com base em qual informação chegou-se a conclusão que o problema é no Oracle?

O erro ORA-07445 aponta para algo relacionado ao SO. “Cause: An OS exception occurred which should result in the creation of a core file. This is an internal error.
                Action: Contact your customer support representative.”

Se a instância ainda está no ar, o problema definitivamente não é no Banco,pois o mesmo não é reiniciado e sim a aplicação IIS. Sugiro verificar como a aplicação faz o login no Oracle e tentar se possível colocar um trace no client do Oracle da aplicação IIS. Outro ponto será pesquisar esse erro no Metalink.

Se conseguir então identificar a query com problema melhor ainda…

[]s Ishii

thiagofm
                Participante

Ishi ele nao tem argumentos, mais é o chefe e nao entende nada de banco, so um pouquinho de servidores de aplicacao.

como colacaria esse trace no cliente oracle do servidor de aplicação?

muito obrigado!

Ishii
                  Participante

Olá,

É… eu conheço o tipohttp://bit.ly/cQXg9a

Mas vamos lá. Se a conexão utilizar o Client Oracle no servidor IIS e não ODBC ou ADO e sim o Client Oracle mesmo, procure o SQLNET.ORA do servidor IIS e adicione as seguintes linhas

trace_level_client = SUPPORT
                    trace_directory_client = path com espaço em disco pois pode ser criado vários e arquivos extensos
                    trace_file_client = /path/applicationIIS.trc

Não precisa reiniciar nada a cada novo login será criado um arquivo applicationIIS.trc e nesse você pode analisar depois o exato momento da interrupção da conexão e até o seu motivo.

[]s Ishii

ps: Como o arquivo gera uma análise por pacotes fica meio estranho analisar, mas você poderá perceber várias falhas de segurança na aplicação se tiver….

thiagofm
                    Participante

Ishi sempre ajudando obrigado cara

nao conhecia isso nao nao vou colocar la e ver oque rola

abração

thiagofm
                      Participante

Ishi nao consegui habilitar esse trace das conexoes, o IIS usa outro metodo de conexao com o banco

a trigger que o souza04 mensionou, saberia como implementar?

abs

jspaulonci
                        Participante

kkkk Ishi essa é boa pseudo gerente.

Thiago, me responde uma coisa, o ORA-07445 ele aparece na aplicação ?
                          ele é gerado logo em seguida que a aplicação para de conectar no banco ?

Você usa OEM para fazer backup do seu banco com o RMAN ?

A referência do seu ORA-07445 aparece quando o RMAN é utilizado pelo OEM, o bug é o 9264267.

Quando aparece o ORA-07445 aparece um arquivo de trace associado ao 7445 ? Se sim , analise esse trace e veja se aparece alguma instrução select, se sim, verifique se é a aplicação que executa o sql que gera o ORA-07445

Caso o contrário dissto tudo que eu disse acima, pode dizer para o seu gerente que problema de banco não é.

Ishii
                          Participante

Olá

Eu faria algo assim:

CREATE TRIGGER log_conection AFTER LOGON or LOGOFF ON DATABASE
                            BEGIN
                            --

--

END;

Inicie com o usuário, máquina, horário do login e do logoff etc..

[]s Ishii

thiagofm
                            Participante

jspaulonci,

O erro aparece esporadicamente, acontece em schemas diferentes e aponta para queries diferentes no log, já estou em contato com a oracle para que eles analisem os traces relativos ao erro, nao tem relação com o RMAN não…acredito que nao tenha haver com as caidas nao pois os errros aparecem antes desse schema novo existir nessa instancia

Ishi
                              quanto a trigger vou habilita-la e monitorar oq eu consegui das sessoes, como a ultima query rodada entre outras

obrigado amigos

jspaulonci
                              Participante

tiago, então é um novo problema, pois no Metalink eu encontrei um bug exatamente ao que vc postou.

thiagofm
                                Participante

Js,

pode me passar o link do bug?
                                  o erro acontece em horarios que o rman nao esta fazendo backup.
                                  acredita que mesmo assim pode estar relacionado ao rman?

abs

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.