Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 17 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por jgomez.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 18 do total)
  • Autor
    jgomez
    Participante

Olá Pessoal,

É o seguinte eu estou me aventurando no mundo Oracle agora, mas pretendo fazer uma academia completa mais pra frente.

Eu instalei um servidor 10g para fazer laboratório de testes, e tenho um DUMP FULL da minha base de produção, eu queria saber o que eu preciso a nível de informação, para importar esse dump para dentro do Oracle e deixar ele funcional.

Preciso criar uma base vazia no Oracle antes de importar o dump ?;

Preciso criar os mesmos usuários na base vazia antes de importar o dump ?;

Eu preciso popular (acho que é esse o nome) a base com as tables etc… antes de importar o dump ?;

Bom, desculpem já chegar pedindo tanta coisa, mas eu sou realmente leigo no assunto.

Abraços,
      José Gomes. 😕 😕

Peterson
      Participante

crie a base de dados, as tablespaces, depois faça um import full.

leandrolbs
        Participante

as tablespace deve ter o mesmo nome, e o owner tem que ser criado com os mesmos privilegio.

Doug
          Participante

Se fez por expdp pode usar o remap_tablespace caso nao queira o mesmo nome para as mesmas…

abs

Peterson
            Participante

José,

coloca aí o comando que usou para exportar a base. Isso vai influenciar muito nas maneiras disponíveis para você importar.

jgomez
              Participante

[quote=”Peterson”:eekglnjo]José,

coloca aí o comando que usou para exportar a base. Isso vai influenciar muito nas maneiras disponíveis para você importar.[/quote]

Galera obrigado pelas dicas,

Não fui eu que fix o Export da base, ele é feito de forma automatizada, que o pessoal do ERP criou as rotinas, porém o suporte deles está tão ruim, que eu fui incubido de “aprender” o básico e depois me certificar com uma academia completa.

Segue o conteúdo do arquivo bat que encontrei no servidor de BD, ele foi usado para Import, o de Export eu não achei nada referente.

imp backup/backup@sisjuri file=exppadrao7.dmp log=Imphom7sd.log fromuser=SSJR touser=SSJR tables=CONF_SYSTEM,CONF_DBROLE,CONF_GRANT,CONF_ROLESYSTEM,CONF_VIEW,CONF_RESTRICTION,CONF_ROLERESTRICTION,BAS_CONFIGPESQUISA,BAS_RELATORIOPERFIL rows=y ignore=y buffer=60000000

Peterson
                Participante

José,

Vendo esse import, concluimos que o usuário de origem do export e destino do import é o mesmo, ou é de nome igual em bases diferentes. O import é feito apenas de algumas tabelas e as cria e popula.

Para você brincar, crie uma máquina virtual (com o mesmo sistema operacional do seu servidor), instale o Oracle, crie as tablespaces que existem no seu banco de produção, crie o usuário SSJR e dê permissão de DBA pra ele (como é só para brincar não tem problema). Copie o arquivo de dump para uma pasta e de dentro dessa pasta, execute o comando de import que postou.

jgomez
                  Participante

[quote=”Peterson”:wozkgk7s]José,

Vendo esse import, concluimos que o usuário de origem do export e destino do import é o mesmo, ou é de nome igual em bases diferentes. O import é feito apenas de algumas tabelas e as cria e popula.

Para você brincar, crie uma máquina virtual (com o mesmo sistema operacional do seu servidor), instale o Oracle, crie as tablespaces que existem no seu banco de produção, crie o usuário SSJR e dê permissão de DBA pra ele (como é só para brincar não tem problema). Copie o arquivo de dump para uma pasta e de dentro dessa pasta, execute o comando de import que postou.[/quote]

Peterson,

Valeu pelas dicas, eu já fiz a VM, to terminando de baixar o Oracle10g para fazer a instalação e começar a brincar.

Cara sem querer te encher muito, mas como identifico as tablespaces ?, afffee, tenho muito que aprender.

Abraço,

Peterson
                    Participante

Blz cara,

se tiver dificuldades vai colocando aí no forum pra nós ajudarmos!

[]s

jgomez
                      Participante

Peterson,

Desculpe a minha ignorancia, mas como eu identifico quem é as Tablespaces ???. affffeee, tenho muito que aprender.

Valeu Peterson!

Peterson
                        Participante

cara, tablespaces são grupos de um ou mais arquivos de dados. Quando um usuário é criado, geralmente ele tem configurado uma tablespace como padrão. A partir daí, os objetos criados por ele, (tabelas, índices, procedures etc) são armazenados nessa tablespace.

Você pode consultar os usuários e tablespaces com as seguintes querys:

Para consultar as tablespaces padrão dos usuários:

SELECT username, default_tablespace
                          FROM dba_users
                          ORDER BY 1;

Para consultar as tablespaces e se essas são bigfiles ou não:

SELECT tablespace_name, bigfile
                          FROM dba_tablespaces
                          ORDER BY tablespace_name;

sugiro que estude bem os conceitos do Oracle antes de “sentar o dedo” na produção.

Para o assunto de tablespaces, dê uma lida no link
                          http://download.oracle.com/docs/cd/E118 … m#CNCPT402

o site docs.oracle.com tem TUDO que vc pode querer e imaginar saber…

abraço!

jgomez
                          Participante

Valeu mesmo Peterson!

Pode deixar eu vou fazer testes apenas em ambiente de testes.

Desculpe com tantas perguntas bobas.

Abração!

jgomez
                            Participante

Fala pessoal,

Instalei o Oracle, seguindo algumas documetações etc…

Consigo acessar o EM, mas eu não consigo acessar a instancia via PL/SQL, alguém tem alguma dica ?.

Valeu!

Peterson
                              Participante

consegue acessar via sqlplus, tipo

sqlplus usuario/senha@banco

jgomez
                                Participante

[quote=”Peterson”:2eda2ost]consegue acessar via sqlplus, tipo

sqlplus usuario/senha@banco

[/quote]

Fala Peterson, tudo bem ?.

Cara bem estranho, eu consigo via sqlplus uma hora com o user sys, outra só consigo com o system, outra só consigo com o sysman.

A senha dos 3 é a mesma, mas muito sinistro.

Esses dias eu não tive tempo de estudar, mas vou retomar amanhã, qualquer novidade informo aqui.

Valeu!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 18 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.