Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Susu
    Participante

Pessoal,
      alguem tem algum material para criar MNEMÔNICOS? Infelizmente o meu documento de padrões não contempla esse assunto. Eu estou fazendo m trabalho com pessoal de DW e sentimos a falta de padronização para criação de mnemônicos.

Obrigada,
      Suzana 🙂

rman
      Participante

[quote=”Susu”:118h3gvm]Pessoal,
        alguem tem algum material para criar MNEMÔNICOS? Infelizmente o meu documento de padrões não contempla esse assunto. Eu estou fazendo m trabalho com pessoal de DW e sentimos a falta de padronização para criação de mnemônicos.

Obrigada,
        Suzana 🙂 [/quote]

NMENÔNICOS ? Seria um documento com padrões de nomeclatura para nome de tabelas, indices, function, procedures, etc ?

Se for isso esse é a documentação utilizada pelo pessoal da CELEPAR.

http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/acessoPublico.do?action=downloadArquivoUuid&uuid=@gtf-escriba@ba702f86-9af4-4d8d-b30e-d3c135879256

Ishii
        Participante

Olá,

Muito legal o documento, mas ele está mais para padronização do que a solicitação da Suzana. Acho que o ideal seria criar um dicionário para esses casos.

Vi num modelo uma vez a seguinte estrutura:

APELIDO_PADRAO VARCHAR2(30) -- Usado para a padronização dos Objetos do BD
          PALAVRA VARCHAR2(250) -- Palavra a ser considerada

Por exemplo: Apelido ESTOQ palavras ESTOQUE, ESTOQUES, ESTQ, ESTOK etc.

Com isso o procedimento seria:

1) Consultar a palavra a ser designada no dicionário
          2) Caso haja alguma semelhante, adotar o APELIDO_PADRAO e criar uma nova linha com a nova palavra
          3) Sem encontrar semelhança nenhuma, criar uma linha com as possíveis palavras e com o APELIDO_PADRAO a ser utilizado.

É lógico que isso dependerá sempre do procedimento, mas seria possível fazer uma rotina que varresse o dicionário e comparasse com as utilizadas no BD.

[]s Ishii

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.