- Este tópico contém 19 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 6 meses atrás por
airoosp.
-
AutorPosts
-
12 de agosto de 2009 às 9:18 pm #88866
airoosp
ParticipanteBoa tarde,
Ao utilizar o SQLPLUS da minha estação de trabalho para fazer a conexão com o usuário SYS (as sysdba) aparece a mensagem de erro abaixo:
ORA-01031 insufficient privileges
No servidor a conexão funciona corretamente, há algum parâmetro que precisa ser alterado para que a conexão funcione fora do servidor?
Ambiente Windows e Oracle 9i.
Obrigado.
Airton
12 de agosto de 2009 às 9:47 pm #88873David Siqueira
ParticipanteE ai Airton, belezinha?
Olha isso ai parceiro :
http://download.oracle.com/docs/cd/B10501_01/server.920/a96536/ch1177.htm#REFRN10184
Habilta esse paramtro de acordo com a sua necessidade e testa denovo…qualquer coisa posta ai que vamos te ajudando.
Abraço!!!!
12 de agosto de 2009 às 10:38 pm #88874vieri
ParticipanteIsso ai David !!
mas caso não lhe permitam alterar esse parâmero pois implica
em segurança, tente entrar com system sem a opção sysdba.12 de agosto de 2009 às 10:45 pm #88875airoosp
ParticipanteBoa tarde,
O parâmetro “remote_login_passwordfile” esta configurado EXCLUSIVE e o arquivo PWD_nome_da_instancia.ora também foi criado e mesmo assim a conexão via SQLPLUS não funciona.
Usando o PL/SQL Developer a conexão do SYS com SYSDBA funciona, posso utilizar por esta ferramenta mas como fazer para utilizar o acesso pelo SQLPLUS?
Estou aprendendo a trabalhar com o Oracle.
Obrigado.
12 de agosto de 2009 às 10:49 pm #88876David Siqueira
ParticipanteComo você esta passando a instrução de conexão via SQL Airton?
sqlplus /nologconn sys@instance as sysdba
Esta fazendo igual esta acima?
Abraço
12 de agosto de 2009 às 11:10 pm #88877airoosp
ParticipanteNo prompt de comando:
set ORACLE_HOME=C:ORANT
Depois a sintaxe que estou utilizando é :
sqlplus /nolog
sql> conn sys@instance as sysdba
Onde instance uso o que esta configurado no tnsnames.ora
Demora um pouco e retorna o erro:
ORA-01031 insufficient privileges
Obrigado.
Airton
12 de agosto de 2009 às 11:33 pm #88878vieri
Participantevocê está passando o ORACLE_SID da instância que deseja se conectar?
13 de agosto de 2009 às 12:10 am #88883airoosp
ParticipanteSim, o parâmetro ORACLE_SID esta sendo informado.
Mesmo assim o erro continua.
É necessário configurar alguma informação no arquivo sqlnet.ora que esta na minha estação de trabalho?
Obrigado.
Airton
13 de agosto de 2009 às 5:12 am #88886Rodrigofs
ParticipanteOla airoosp, onde você estar criando o arquivo?
O caminho default no Windows é %ORACLE_HOME%database.
Tenta criar o arquivo com o nome PW.ora
No Centos 5.0 tive problemas com o nome PWD.ora
só conseguir usar com o nome PW.ora
Tendo em vista que o nome desse arquivo é diferente em alguns sistemas operacionais, acho que vale a pena tentar.Abraço,
Rodrigo Santana.13 de agosto de 2009 às 6:13 pm #88895airoosp
ParticipanteO arquivo esta criado no servidor na pasta oracledatabasePWnome da instancia.ORA e mesmo assim a conexão via SQLPLUS da minha estação de trabalho utilizando o usuário SYS não funcionou.
Há mais algum parâmetro a ser alterado? Preciso fazer alguma configuração nos arquivos que estão na minha estação de trabalho?
Obrigado.
Airton
13 de agosto de 2009 às 10:36 pm #88908CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Pelo que vi você está usando Oracle em Windows, certo??
Pois bem, são 2 pré-requisitos pra autenticação via S.O funcionar no Windows:
- O usuário logado no Windows tem de estar no grupo ora_dba
- O arquivo sqlnet.ora tem conter a instrução: SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)
13 de agosto de 2009 às 10:41 pm #88909airoosp
ParticipanteO ambiente é Windows e Oracle 9i.
Como faço para saber se o usuário esta no grupo ora_dba? O arquivo sqlnet.ora que deverá ser alterado é o que esta na minha estação de trabalho, certo?
Obrigado.
Airton
14 de agosto de 2009 às 12:11 am #88913CleitonHanzen
ParticipanteOpá..
Desculpe, má interpretação do problema…achei q remotamente vc estava conseguindo logar, somente na máquina local q não…..mas não é este o caso…
Aí o cenário muda um pouco:
- REMOTE_LOGIN_PASSWORFILE=EXCLUSIVE (já está setado)
- O arquivo pwd$INSTANCE.ora está criado
Mas só uma pergunta, vc chegou a fazer stop/start do banco após setar o parâmetro ou criar o arquivo de senhas???? Já passei por isso uma vez, e era devido à instance não ter sido inicializada com o arquivo de senhas….
14 de agosto de 2009 às 12:16 am #88914Rodrigofs
Participanteairoosp, para saber se o usuário está no grupo ora_dba faça:
Iniciar > executar> compmgmt.msc (enter)
Expanda o container Usuários e Grupos locais> clique em Grupos > clique 2 vezes no grupo ora_dba. Verifique se o usuario do Windows está na lista de membros.Como o CleitonHanzen disse, a instrução SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS) deve estar no seu SQLNET.ORA da sua estação de trabalho.
Abraco,
Rodrigo Santana.14 de agosto de 2009 às 5:20 am #88919CleitonHanzen
Participante[quote=”Rodrigofs”:dcsauesy]airoosp, para saber se o usuário está no grupo ora_dba faça:
Iniciar > executar> compmgmt.msc (enter)
Expanda o container Usuários e Grupos locais> clique em Grupos > clique 2 vezes no grupo ora_dba. Verifique se o usuario do Windows está na lista de membros.Como o CleitonHanzen disse, a instrução SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS) deve estar no seu SQLNET.ORA da sua estação de trabalho.
Abraco,
Rodrigo Santana.[/quote]Opá..
Como eu disse, isso é de ser observado se a autenticação Local não estiver funcionando, no caso do nosso amigo Airton é remotamente q não está conseguindo acessar…
Mais um detalhe que você pode observar, é se a quantidade “entries” do arquivo de senhas não está pequeno (esse parâmetro controla a quantidade de acessos simultâneos remotos com o privilégio sysdba/sysoper)…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.