- Este tópico contém 11 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 9 meses atrás por
felipeg.
-
AutorPosts
-
25 de maio de 2011 às 5:45 pm #99343
Doids
ParticipantePessoal, tento subir o banco com a opção normal ou de resetlogs e dá a seguinte mensagem abaixo:
ORA-01122: database file 1 failed verification check
ORA-01110: data file 1: ‘D:ORACLEORADATASMSMCSYSTEM01.DBF’
ORA-01203: wrong incarnation of this file – wrong creation SCNAlguem pode me ajudar?
Não tenho nenhum backup deste banco de dados e é Oracle9i.
Obrigado.
25 de maio de 2011 às 6:13 pm #99344CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Explica pra gente primeiro, como e quando esse problema começou a acontecer.
25 de maio de 2011 às 6:19 pm #99345Doids
ParticipanteEu peguei uma servidor que tinha somente os datafiles.
Pediram para instalar o oracle e subir a instancia usando estes arquivos.
Engraçado que tem dentro do diretório dois arquivos SYSTEM01 (o outro está como system01B). Quando deixo o que já está ele retorna a mensagem repassada acima. Quando coloco o outro e starto o banco ele pede recovery do mesmo arquivo.Simplesmente esta tarefa caiu de paraquedas pra mim. Sei que o servidor antigo queimou e tinham este backup somente do HD da máquina.
Obrigado.
25 de maio de 2011 às 6:29 pm #99346felipeg
Participante[quote=”Doids”:3ljfrczb]Eu peguei uma servidor que tinha somente os datafiles.
Pediram para instalar o oracle e subir a instancia usando estes arquivos.
Engraçado que tem dentro do diretório dois arquivos SYSTEM01 (o outro está como system01B). Quando deixo o que já está ele retorna a mensagem repassada acima. Quando coloco o outro e starto o banco ele pede recovery do mesmo arquivo.Simplesmente esta tarefa caiu de paraquedas pra mim. Sei que o servidor antigo queimou e tinham este backup somente do HD da máquina.
Obrigado.[/quote]
Complicado ein amigo.
Da estrutura antiga você possui apenas os datafiles?
Pois, é o seguinte, se você copiar apenas esses caras para a estrutura nova, nada estará batendo (Control Files, datafiles, redo logs) ou seja o SCN gravado no controlfile não bate com o cabeçalho dos datafiles então ele não consegue sincronizar.Você tem a cópia EXATA da estrutura inteira do banco antigo? Se sim talvez haja uma chance de recriar, se forem só os datafiles acho dificil.
Atenciosamente,
Felipe.25 de maio de 2011 às 6:36 pm #99347Doids
ParticipanteTenho a copia de quase tudo…
Control Files, e redo logs eu tenho e de todos os datafiles exceto um que não sei pq o diretorio que estava espeficifcado era dentro do windows/system32 (coisa de amador provavelmente).
Como este datafile eu não tenho eu coloquei ele offline e tentei subir o banco, chegando então na situação descrita no primeiro post.
Obrigado!
25 de maio de 2011 às 6:45 pm #99348Doids
ParticipantePessoal fui verificar qual é este datafile que coloquei offlinee é o SYSAUX01.DBF.
Provavelmente pertence a um tablespace do sistema que vai ser necessário para subir o banco né?
Sera que sem ele não consigo subir meu banco dando o erro que mencionei no começo do topico?
Obrigado.
25 de maio de 2011 às 6:51 pm #99350felipeg
Participante[quote=”Doids”:3v9vnrbw]Pessoal fui verificar qual é este datafile que coloquei offlinee é o SYSAUX01.DBF.
Provavelmente pertence a um tablespace do sistema que vai ser necessário para subir o banco né?
Sera que sem ele não consigo subir meu banco dando o erro que mencionei no começo do topico?
Obrigado.[/quote]
Cara, então já começamos com as informações erradas!
A sysaux é uma tablespace que foi implementada a partir da versão do Oracle 10g, te pergunto agora, por quê você citou no começo do post que era 9? A nova instalação é Oracle 9 isso?
Seguinte procure no HD antigo o arquivo chamado init.ora, SPFILE.ora ou similar .ora e procure dentro dele um parâmetro chamado *.compatible, após achar nos passe o valor.
Atenciosamente,
Felipe.25 de maio de 2011 às 7:00 pm #99351CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Se tiver todos os datafiles CONSISTENTES (não foi dado abort no banco), dá pra recriar o controlfile e redo´s. Agora, se tiver algum datafile fora de sincronia, não vai ter como fazer muito coisa. No máximo, abrir o banco de forma inconsistente e tentar fazer export dos dados….
25 de maio de 2011 às 7:08 pm #99352Doids
ParticipanteDentro do ini.ora tem lá:
compatible=9.2.0.0.0
25 de maio de 2011 às 7:28 pm #99353felipeg
Participante[quote=”Doids”:te36zrj7]Dentro do ini.ora tem lá:
compatible=9.2.0.0.0[/quote]
E tem mais algum arquivo .ora (tipo SPFILE por exemplo) com algum outro compatible?
Simplesmente o que ta sendo mostrado não faz sentido pois você diz ter uma tablespace que só existe a partir da versão 10g em um banco antigo com Oracle 9i.
O que pode ter acontecido no antigo creio eu, migração de versão ou instalação de duas versões ditantas do Oracle.
De qualquer forma, se você tem todos os arquivos você pode recriar o bacno realizando as seguintes tarefas.
- Crie uma nova base em outro servidor, ela deverá possuir a mesma estrutura de diretórios na qual os todos os arquivos (control files, datafiles e redo) estavam armazenados.
-
Copie TODOS os arquivos do HD antigo (os supracitados) em cima dos arquivos criados.
-
Suba o banco e torça =)
De qualquer forma seria bom um contato com quem realizou o backup desse HD antigo pra saber coisas como versão de Oracle, de que forma foi realizada a cópia (banco abertofechado) etc.
Atenciosamente,
Felipe.26 de maio de 2011 às 10:59 pm #99394Doids
ParticipanteConsegui abrir o banco colocando o arquivo system01 que quando pedia para abrir dava a mensagem que ele precisava de restore.
Logo depois executei o comando RECOVER DATABASE UNTIL CANCEL USING BACKUP CONTROLFILE e ainda deu um erro ORA falando que a recuperacao nao foi completa e que precisava de mais logs para um completa recuperação.
Como não tinha nenhum backup a mais deste banco me restou abrir o banco colocano no ini.ora:
_ALLOW_RESETLOGS_CORRUPTION = TRUE
Com isso algumas tabelas ficaram inutilizaveis, mas ao menos vi como estava a estrutura do banco e recuperar alguns dados.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Flw!
26 de maio de 2011 às 11:12 pm #99398felipeg
Participante[quote=”Doids”:1mw4a3tv]Consegui abrir o banco colocando o arquivo system01 que quando pedia para abrir dava a mensagem que ele precisava de restore.
Logo depois executei o comando RECOVER DATABASE UNTIL CANCEL USING BACKUP CONTROLFILE e ainda deu um erro ORA falando que a recuperacao nao foi completa e que precisava de mais logs para um completa recuperação.
Como não tinha nenhum backup a mais deste banco me restou abrir o banco colocano no ini.ora:
_ALLOW_RESETLOGS_CORRUPTION = TRUE
Com isso algumas tabelas ficaram inutilizaveis, mas ao menos vi como estava a estrutura do banco e recuperar alguns dados.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Flw![/quote]
Perfeito cara, parabéns!
E mais uma vez o ALLOW RESETLOGS salvando vidas 😉
Atenciosamente,
Felipe. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.