Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 2 meses atrás por David Siqueira.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    David Siqueira
    Participante

Pessoal estou com um problema que não consigo achar uma solução, tenho uma base de dados 10g em Linux, houve uma queda de energia e quando a energia foi reestabelecida a seguinte mensagem foi logada no alert ao tentar fazer o start do banco :

Wed Dec 31 09:32:28 2008
      Errors in file /u01/app/oracle/admin/sppe/bdump/sppe_smon_19117.trc:
      ORA-01595: error freeing extent (13) of rollback segment (36))
      ORA-00607: Internal error occurred while making a change to a data block
      ORA-00600: internal error code, arguments: [4194], [32], [32], [], [], [], [], []

A base de dados manualmente eu consigo coloca-la em modo mount e aberta por alguns minutos depois disso ela termina minha conexão de maneira forçada.
      Alguem poderia me ajudar, sabem o que devo fazer? Pelo que já pesquisei me parece ser um problema de segmento de undo offline, alguem sabe como devo proceder?

David Siqueira
      Participante

Já resolvi o problema, obrigado mesmo assim!!!.

Participante

Posta ai para a gente saber como voce resolveu…

David Siqueira
          Participante

Por mais incrível que isso pareça, eu coloquei o banco online fiz um SHRINK do segmento de UNDO 36 , fiz um shutdown e startup do Database e parou de logar o erro no Alert do banco.

Abcs

David Siqueira
            Participante

Pessoal na mensagem anterior eu citei o comando shrink como solução, de primeiro momento parece que funciona o erro não é mais logado, porém após uns minutos monitorando o alert log o erro torna a aparecer, segundo so traces que eu analisei e alguns amigos que consutei, sugere uma corrupção de segmento de UNDO, algum processo que ficou preso quando a instancia caiu e que por alguma razão travou tala segmento de undo ao ponto de gerar esse erro, que na mensagem aparece apenas como um erro de alocação de extent em segmento de undo, o SHrink NÂO RESOLVE, o que eu fiz foi criar uma nova tablespace de UNDO reapontar o banco pra essa nova e ai sim funcinou os erros pararam de serem logados no alert log, portanto fica aqui minha dica. Quem quiser verificar no Metalink tem diversas notas sobre o erro, porém algumas muito confusas.

Abcs.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.