Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 3 meses atrás por TiagoRocha.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    mpvargas
    Participante

Alguém já recebeu esse erro.
      Estou com esse problema numa máquina com Windows XP.

Li sobre o erro e observei que é necessário reconfigurar os valores SQLNET.INBOUND_CONNECT_TIMEOUT, SQLNET.SEND_TIMEOUT, SQLNET.RECV_TIMEOUT no sqlnet.ora, mas alguém pode me indicar quais são os valores corretos para evitar esse erro.
      Obrigado.

SlackDBA
      Participante

Caro,

Essa mensagem de erro e quase que uma mensagem generica ja que pode ser ocasionada por uma serie de fatores, ainda mais se ultilizando de uma plataforma Windows, seria interessante postar versoes do Oracle instalado, o sqlnet.ora. Antes disso de uma verificada sobre firewall, configuracao do DNS do seu windows, se possivel suba o Oracle e o Listener(double check nas configuracoes do Listener) e abra de uma outra maquina windows telnet para a porta 1521 ou outra porta que voce setou para o listener.
        Com o telnet voce ja vai ter uma ideia sobre a conexao.

Att,

Marcelo

TiagoRocha
        Participante

Slack, eu estou tendo este mesmo problema do erro 12170.
          Acabei de instalar o Oracle Client 10g R2 em minha máquina e não consigo de jeito nenhum me conectar usando o prompt do SQL Plus. Conforme sua orientação, tentei me conectar pelo Telnet, mas ele fica tentando conectar eternamente, sem nenhum sucesso. No entanto, notei que meu arquivo SQLNET.ORA está um tanto quanto vazio:

# sqlnet.ora Network Configuration File: D:oracleproduct10.2.0client_1networkadminsqlnet.ora

Generated by Oracle configuration tools.

This file is actually generated by netca. But if customers choose to

install "Software Only", this file wont exist and without the native

authentication, they will not be able to connect to the database on NT.

#SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)
          SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)

NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES)

Seria este o problema?
          Desde já agradeço as respostas![/code]

Rodrigofs
          Participante

mpvargas, como o SlackDBA disse, esse erro poder ter ocasionado por vários motivos, pergunta básica: você consegue pingar o servidor?, verifique firewall, outro teste abra o prompt no Windows XP e tente
            tnsping 5 por exemplo, se você configurou seu tnsnames como producao.

faça: tnsping producao 5 isso irá fazer um teste de conexao com a instância. Poste seu SQLNET.ora, e o seu arquivo TNSNAMES.ora

TiagoRocha, cara tente usar o TNSPING como dito acima, outra coisa descomente a linha #SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)
            comente a linha SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)
            e deixe a linha NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES) e poste ae o resultado.

Espero ter ajudado..Abraço,
            Rodrigo Santana.

TiagoRocha
            Participante

Olá Rodrigofs,

O TNSPING pingou normalmente:
              C:Documents and Settingstiago.rocha>tnsping VMTESERVER09 5

TNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 10.2.0.1.0 - Production on 19-AGO-2
              009 10:37:03

Copyright (c) 1997, 2005, Oracle. All rights reserved.

Arquivos de parÔmetros usados:
              D:oracleproduct10.2.0client_2networkadminsqlnet.ora

Usado o adaptador HOSTNAME para resolver o apelido
              Attempting to contact (DESCRIPTION=(CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=VMTESERVER09.ppi-
              multitask.com.br))(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=192.168.10.14)(PORT=1521)))
              OK (20 ms)
              OK (20 ms)
              OK (10 ms)
              OK (20 ms)
              OK (10 ms)

C:Documents and Settingstiago.rocha>

Depois tirei o comentário da linha NAMES.DIRECTORY_PATH do SQLNET.ORA. O arquivo ficou desse jeito:
              # This file is actually generated by netca. But if customers choose to

install "Software Only", this file wont exist and without the native

authentication, they will not be able to connect to the database on NT.

SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NTS)
              NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES)

Após esta última alteração, o TNSPING deixou de funcionar, mas voltou quando comentei a linha novamente. No entanto, ainda não consigo me conectar pelo SQLPLUS, que aliás, agora retorna a mensagem abaixo:
              C:Documents and Settingstiago.rocha>sqlplus vmteserver09

SQL*Plus: Release 10.2.0.1.0 - Production on Qua Ago 19 10:44:23 2009

Copyright (c) 1982, 2005, Oracle. All rights reserved.

Informe a senha:
              ERROR:
              ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

Informe o nome do usußrio: SETUPDISK
              Informe a senha:
              ERROR:
              ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

Informe o nome do usußrio:
              C:Documents and Settingstiago.rocha>

Mais alguma idéia?

Grato pela atenção!

Rodrigofs
              Participante

Olá thiago, tente conectar com o sqlplus usando:
                sqlplus user/senha@VMTESERVER09

Poste o resultado, Abraço
                Rodrigo Santana.

TiagoRocha
                Participante

Olá, Rodrigo.

Realmente, usando esta sintaxe que você passou, o SQLPlus conectou legal. A única diferença é que no lugar do VMTESERVER09, eu usei o alias que defini do TNSNAMES.ORA. Muito obrigado!

Valeu pela atenção!

Rodrigofs
                  Participante

Olá tiago, muito bom então. Dei o exemplo da conexão como: sqlplus user/senha@VMTESERVER09 pois vi no seu poste que você tinha usado esse alias com o TNSPING. Mas lembre-se o “alias” é o seu identificador de conexão que está configurado no seu arquivo TNSNAMES.ora.

Abraço,
                    Rodrigo Santana

TiagoRocha
                    Participante

Olá, Rodrigo.
                      Agradeço muito pela resposta.

Me deparei também com uma outra dificuldade, relacionada ao login do SQL*Plus. Criei outro tópico para tratar do assunto (https://www.profissionaloracle.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=14349#14349).

Estava aqui me perguntando se você também poderia me dar algum conselho sobre este outro assunto.

Muito obrigado! 🙂

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.