- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 3 meses atrás por
TiagoRocha.
-
AutorPosts
-
12 de maio de 2009 às 10:51 pm #86697
mpvargas
ParticipanteAlguém já recebeu esse erro.
Estou com esse problema numa máquina com Windows XP.Li sobre o erro e observei que é necessário reconfigurar os valores SQLNET.INBOUND_CONNECT_TIMEOUT, SQLNET.SEND_TIMEOUT, SQLNET.RECV_TIMEOUT no sqlnet.ora, mas alguém pode me indicar quais são os valores corretos para evitar esse erro.
Obrigado.13 de maio de 2009 às 9:44 pm #86720SlackDBA
ParticipanteCaro,
Essa mensagem de erro e quase que uma mensagem generica ja que pode ser ocasionada por uma serie de fatores, ainda mais se ultilizando de uma plataforma Windows, seria interessante postar versoes do Oracle instalado, o sqlnet.ora. Antes disso de uma verificada sobre firewall, configuracao do DNS do seu windows, se possivel suba o Oracle e o Listener(double check nas configuracoes do Listener) e abra de uma outra maquina windows telnet para a porta 1521 ou outra porta que voce setou para o listener.
Com o telnet voce ja vai ter uma ideia sobre a conexao.Att,
Marcelo
19 de agosto de 2009 às 12:28 am #89056TiagoRocha
ParticipanteSlack, eu estou tendo este mesmo problema do erro 12170.
Acabei de instalar o Oracle Client 10g R2 em minha máquina e não consigo de jeito nenhum me conectar usando o prompt do SQL Plus. Conforme sua orientação, tentei me conectar pelo Telnet, mas ele fica tentando conectar eternamente, sem nenhum sucesso. No entanto, notei que meu arquivo SQLNET.ORA está um tanto quanto vazio:# sqlnet.ora Network Configuration File: D:oracleproduct10.2.0client_1networkadminsqlnet.oraGenerated by Oracle configuration tools.
This file is actually generated by netca. But if customers choose to
install "Software Only", this file wont exist and without the native
authentication, they will not be able to connect to the database on NT.
#SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES)
Seria este o problema?
Desde já agradeço as respostas![/code]19 de agosto de 2009 às 5:44 am #89065Rodrigofs
Participantempvargas, como o SlackDBA disse, esse erro poder ter ocasionado por vários motivos, pergunta básica: você consegue pingar o servidor?, verifique firewall, outro teste abra o prompt no Windows XP e tente
tnsping 5 por exemplo, se você configurou seu tnsnames como producao.faça: tnsping producao 5 isso irá fazer um teste de conexao com a instância. Poste seu SQLNET.ora, e o seu arquivo TNSNAMES.ora
TiagoRocha, cara tente usar o TNSPING como dito acima, outra coisa descomente a linha #SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)
comente a linha SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)
e deixe a linha NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES) e poste ae o resultado.Espero ter ajudado..Abraço,
Rodrigo Santana.19 de agosto de 2009 às 5:44 pm #89077TiagoRocha
ParticipanteOlá Rodrigofs,
O TNSPING pingou normalmente:
C:Documents and Settingstiago.rocha>tnsping VMTESERVER09 5TNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 10.2.0.1.0 - Production on 19-AGO-2
009 10:37:03Copyright (c) 1997, 2005, Oracle. All rights reserved.
Arquivos de parÔmetros usados:
D:oracleproduct10.2.0client_2networkadminsqlnet.oraUsado o adaptador HOSTNAME para resolver o apelido
Attempting to contact (DESCRIPTION=(CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=VMTESERVER09.ppi-
multitask.com.br))(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=192.168.10.14)(PORT=1521)))
OK (20 ms)
OK (20 ms)
OK (10 ms)
OK (20 ms)
OK (10 ms)C:Documents and Settingstiago.rocha>
Depois tirei o comentário da linha NAMES.DIRECTORY_PATH do SQLNET.ORA. O arquivo ficou desse jeito:
# This file is actually generated by netca. But if customers choose toinstall "Software Only", this file wont exist and without the native
authentication, they will not be able to connect to the database on NT.
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NTS)
NAMES.DIRECTORY_PATH= (TNSNAMES)Após esta última alteração, o TNSPING deixou de funcionar, mas voltou quando comentei a linha novamente. No entanto, ainda não consigo me conectar pelo SQLPLUS, que aliás, agora retorna a mensagem abaixo:
C:Documents and Settingstiago.rocha>sqlplus vmteserver09SQL*Plus: Release 10.2.0.1.0 - Production on Qua Ago 19 10:44:23 2009
Copyright (c) 1982, 2005, Oracle. All rights reserved.
Informe a senha:
ERROR:
ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocoloInforme o nome do usußrio: SETUPDISK
Informe a senha:
ERROR:
ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocoloInforme o nome do usußrio:
C:Documents and Settingstiago.rocha>Mais alguma idéia?
Grato pela atenção!
19 de agosto de 2009 às 7:47 pm #89088Rodrigofs
ParticipanteOlá thiago, tente conectar com o sqlplus usando:
sqlplus user/senha@VMTESERVER09Poste o resultado, Abraço
Rodrigo Santana.19 de agosto de 2009 às 10:26 pm #89106TiagoRocha
ParticipanteOlá, Rodrigo.
Realmente, usando esta sintaxe que você passou, o SQLPlus conectou legal. A única diferença é que no lugar do VMTESERVER09, eu usei o alias que defini do TNSNAMES.ORA. Muito obrigado!
Valeu pela atenção!
20 de agosto de 2009 às 1:00 am #89125Rodrigofs
ParticipanteOlá tiago, muito bom então. Dei o exemplo da conexão como: sqlplus user/senha@VMTESERVER09 pois vi no seu poste que você tinha usado esse alias com o TNSPING. Mas lembre-se o “alias” é o seu identificador de conexão que está configurado no seu arquivo TNSNAMES.ora.
Abraço,
Rodrigo Santana20 de agosto de 2009 às 6:20 pm #89154TiagoRocha
ParticipanteOlá, Rodrigo.
Agradeço muito pela resposta.Me deparei também com uma outra dificuldade, relacionada ao login do SQL*Plus. Criei outro tópico para tratar do assunto (https://www.profissionaloracle.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=14349#14349).
Estava aqui me perguntando se você também poderia me dar algum conselho sobre este outro assunto.
Muito obrigado! 🙂
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.