Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 3 meses atrás por fabiogalera.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    tecnoplace
    Participante

gente,
      alguem sabe resolver esse problema? nao consigo levantar o banco de dados.
      esta dando a mensagem ORA-12528: TNS:listener: all appropriate instances are blocking new connections (DBD ERROR: OCIServerAttach)
      isso ocorreu depois que meu servidor foi desligado abruptamente por uma tempestade que causou um blackout. e apos religar aparece essa mensagem. pelo que eu vi na net parece que tem uma instancia presa. e outra instancia nao consegue inicialiar.

me ajudem meu emprego depende disto.

Rodrigo Almeida
      Participante

Olá,

O que pode estar acontecendo é que a sua instância não está disponível aos usuários, está em status NOMOUNT ou MOUNT, por isso que o Listener não está disponível.

Você pode fazer os seguintes procedimentos:

1) Vá até o MS-DOS e acesse via sqlplus, exemplo:

C:>sqlplus /nolog

SQL> connect sys as sysdba
        Password: select instance_name, host_name, status from v$instance;

Verifique o status da base, deve ser NOMOUNT ou MOUNT.

depois tente abrir o banco de dados, deste modo:

SQL> alter database open;

Como a energia caiu abruptamente no seu ambiente, talvez o banco de dados precise de recuperação, terá uma mensagem de erro ao emitir o ALTER DATABASE OPEN, pedindo recuperação talvez no datafile 1 (SYSTEM)…

Aí poderá tentar recuperar o banco de dados de fácil modo, exemplo:

SQL> recover database using backup controlfile until cancel;

Ele irá pedir o tipo de recuperação, e escreve AUTO e select * from v$log;
        SQL> select * from v$logfile;

E repetir o comando RECOVER DATABASE USING BACKUP CONTROLFILE UNTIL CANCEL; e passar o caminho completo do logfile que está com status CURRENT, depois disso, seu banco de dados irá abrir com sucesso.

Toda essa minha explicação é dificil de entender no início, porém, vai postando o que tu já fez para irmos ajudando.

Colete as informações do alert.log que está no direotrio do background_process para fornecer mais detalhes para nós.

Talvez no seu ambiente seja, nesse caminho com esses nomes:

C:apporacleadminapollobdumpalert_apollo.log

Abraços,

leandrolbs
        Participante

recordar é viver…rssss

Seguinte, em um Oracle XE estou tendo este problema…

Estou utilizando normalmente o banco, e derepente tenho este erro no tnsnames…

Já verifiquei o status do lsnrctl e configurações do sqlnet listener e tnsnames.ora está padrãozinho…

alguma dica diferente do banco estar em nomount ?. vlwwww

leandrolbs
          Participante

agora retornou:

Service “xe” has 1 instance(s).
            Instance “xe”, status BLOCK, has 1 handler(s) for this service…

O que pode ser?

fabiogalera
            Participante

Quando uma instância aparece como BLOCK/ED, significa que não se pode conectar na mesma.

Motivos para isso são vários, podendo estar em RESTRICT mode, ou o famoso error de “shutdown/startup in progress” …

Verifique o Banco de Dados, faça os devidos health checks na instância …

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.