Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 8 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 11 meses atrás por Maurício Mamann.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Maurício Mamann
    Participante

Bom dia!

Creio que este fórum seja o melhor para encontrar uma solução para meu problema. Sou iniciante no Oracle e tenho o Oracle 11g XE instalado em um servidor Linux. Fui tentar alterar algumas configurações de NLS neste banco e, provavelmente, devo ter feito algo errado, pois, reiniciei o servidor e, ao entrar no SQLPlus com o SYS e tentar startar o banco, dá a seguinte mensagem de erro:

SQL> startup
      ORA-48108: invalid value given for the diagnostic_dest init.ora parameter
      ORA-48140: the specified ADR Base directory does not exist [/u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/dbs/]
      ORA-48187: specified directory does not exist
      Linux-x86_64 Error: 2: No such file or directory
      Additional information: 1

Quando dou o shutdown, dá o seguinte erro:

SQL> shutdown immediate
      ORA-01034: ORACLE not available
      ORA-27101: shared memory realm does not exist
      Linux-x86_64 Error: 2: No such file or directory

Já procurei em vários lugares por este erro, mas não consegui arrumar. Peço ajuda urgente, pois o banco está a 2 dias parado.

Atenciosamente

Maurício Mamann

rman
      Participante

@mauriciomamann

Qual parâmetro foi alterado?

O erro diz que o diretório /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/dbs/ não existe, ou o diretório foi removido ou foi configurado um diretório que não existe. Verifica se o diretório existe mesmo.

Maurício Mamann
        Participante

Boa tarde, rman!

Obrigado por responder.

Seguindo uma sugestão de um fórum, pediram pra dar um update na tabela SYS.PROPS$ em NLS_DATE_LANGUAGE, NLS_DUAL_CURRENCY, NLS_LANGUAGE, NLS_NCHAR_CHARACTERSET, NLS_TERRITORY, NLS_DATE_FORMAT e NLS_CHARACTERSET, colocando as configurações que eu precisaria ter, que eram configurações do Brasil.

Quanto ao diretório /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/dbs/, ele existe. O que não sei o valor, pois, executando “echo $ORACLE_BASE”, não aparece valor nenhum.

Maurício Mamann

rman
          Participante

@mauriciomamann

Muito estranho dar update na tabela SYS.PROPS$. 😯

Você tem backup? Talvez a forma mais rápida é instalar novamente Oracle e voltar o backup. Como já tem 2 dias sem banco de dados, a tendencia é a pressão e o stress só aumentar…

Maurício Mamann
            Participante

Pois é, rman… este é o problema… não tenho backup… era um banco de demonstração, e não dei importância para o backup dele. Baita falha, eu sei, mas me preocupei mais com os backups dos bancos de produção… e esse… necas… Eu, tendo os arquivos dbf, não consigo, de alguma forma, fazer com que o banco starte?

rman
              Participante

@mauriciomamann

Voltar o backup de produção não resolve o problema?

Alteração de parâmetro geralmente é feito através do comando ‘ALTER SYSTEM’, nunca vi atualizar através do UPDATE. Como a versão é XE, não sei se é possível alterar tais parâmetros após a instalação do banco, visto que a parte da administração é bem limitada em relação a versão paga.

Maurício Mamann
                Participante

Infelizmente voltar o backup de produção não resolve… 🙄

Se eu gerar um spfile de um outro servidor idêntico… e copiar para este de demonstração, e tentar dar o startup por este arquivo… não dá certo?

rman
                  Participante

@mauriciomamann

Pode dar certo, se realmente for identico.

Se você tiver o pfile do próprio servidor pode ser a solução.

Maurício Mamann
                    Participante

rman, não deu certo… mas resolvi o problema de outra forma… refazendo o banco novamente… 🙄

Muito obrigado pela atenção.

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.