Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 39 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por David Siqueira.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 40 do total)
  • Autor
    mpvargas
    Participante

Caros Amigos,
      Estou instalando uma aplicação numa máquina windows (Vista Home Premium 64bits) utilizando o client 11g. Qdo eu faço o teste pelo Command (tnsping nome) funciona corretamente, mas quando executo pela aplicação recebo o erro ORA-12514 (TNS listener does not currently know service…)

Observei nos serviços e não encontrei o listener.
      O Oracle 11g funciona de forma diferente? Ou estou com algum erro na instalação.

Agradeço desde já pela ajuda de todos

Peterson
      Participante

O Servidor Oracle é Windows? Qual a saída do comando abaixo?

lsnrctl status

mpvargas
        Participante

O servidor Oracle é Linux.
          A saida do comando “lsnrctl status” dá erro, como se não tivesse listener

Detalhe: Tem uma outra máquina “idêntica” que funciona perfeitamente.

Peterson
          Participante

pode ser que a variável PATH não tem o caminho do executável do lsnrctl. Geralmente o executável fica em $ORACLE_HOME/BIN.

mpvargas
            Participante

Peterson,
              não estou muito acostumado a trabalhar com Windows, uso Linux a um bom tempo, mas de qualquer forma tentei algumas alterações conforme sua dica…
              Coloquei nas Variáveis de Ambiente o caminho completo até o executavel do lsnrctl, mas continua dando erro

David Siqueira
              Participante

Mp, como vai? QUanto tempo hein?

Bom, você já verificou se na pasta onde se encontra o LISTENER.ORA do seu server em Windows com 11g o arquivo foi criado e esta dentro dos parametros corretos de formatação do LISTENER.ORA?

Checou também se esta usando algum parametro diferenciado no seu SQLNET.ORA?

Veja esses pontos e vai nos dando as parciais ok?

Abração

Peterson
                Participante

MP, seu servidor Oracle está no Linux correto? Então o Listener estará nele. Imagino que Windows seja sua máquina cliente. Ou estou enganado?

mpvargas
                  Participante

Caros companheiros, obrigado pela ajuda…
                    Vou escrever alguns detalhes só para esclarecimento.

Servidor: Linux CentOS – Oracle 10g

Cliente: Windows Vista Home Premium – Oracle 11g

Com relação aos arquivos listener.ora e sqlnet.ora, vou verificar pois estou sem acesso a maquina nesse momento.

Peterson
                    Participante

Vargas,

Desculpe se a pergunta que faço parece óbvia, mas vc está verificando o status do listener no servidor Linux né?

mpvargas
                      Participante

Sim Peterson
                        no linux está tudo OK
                        Essa aplicação funciona em outra máquina com a mesma arquitetura, só que nessa máquina já existia o client 11g que era utilizada para uma outra aplicação… então foi só atualizar o tnsnames e funcionou blz…
                        o problema é que a máquina é de um diretor, não posso ficar sentado lá fazendo testes, tenho que chegar com a solução…
                        Estou tentando simular no notebook, estava dando o mesmo problema… estou desinstalando o 11g e vou instalar novamente…
                        Vou postando aqui o andamento

Peterson
                        Participante

É cara, não era pra dar erro!
                          se o listener está ativo no Linux, ele está “ouvindo” a porta 1521 e na estação de trabalho o cliente está instalado corretamente e o TNSnames está ok tb…

Estando no cliente, tenta dar um telnet na porta 1521 do servidor oracle

telnet 1521

se conectar a tela deve permanecer toda preta só com o cursor de texto piscando.

lordmaca
                          Participante

MP,

Firewall do Vista esta ativo?

Att,
                            Vinicius

David Siqueira
                            Participante

Veja se no server 11g há alguma incidencia de connection refused ou algo assim

LSNRCTL> SERVICES

Abraço

mpvargas
                              Participante

Companheiros…
                                Depois de ficar “batendo cabeça” literalmente, resolvi desinstalar tudo e começar do “zero”…
                                Por curiosidade: Alguém já instalou o Oracle 10g ou 11g, sendo o Client ou o Database, no belo S.O. WINDOWS VISTA HOME PREMIUM 64bits?

David Siqueira
                                Participante

MP ainda não precisei fazer este tipo de instalação, porém podemos ver se há alguma nota no metalink, se eu achar alguma coisa pertinente passo pra você por aqui.

Abraço

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 40 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.