- Este tópico contém 39 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por
David Siqueira.
-
AutorPosts
-
29 de novembro de 2010 às 10:17 pm #97057
mpvargas
ParticipanteCaros Amigos,
Estou instalando uma aplicação numa máquina windows (Vista Home Premium 64bits) utilizando o client 11g. Qdo eu faço o teste pelo Command (tnsping nome) funciona corretamente, mas quando executo pela aplicação recebo o erro ORA-12514 (TNS listener does not currently know service…)Observei nos serviços e não encontrei o listener.
O Oracle 11g funciona de forma diferente? Ou estou com algum erro na instalação.Agradeço desde já pela ajuda de todos
29 de novembro de 2010 às 10:23 pm #97058Peterson
ParticipanteO Servidor Oracle é Windows? Qual a saída do comando abaixo?
lsnrctl status
29 de novembro de 2010 às 10:36 pm #97059mpvargas
ParticipanteO servidor Oracle é Linux.
A saida do comando “lsnrctl status” dá erro, como se não tivesse listenerDetalhe: Tem uma outra máquina “idêntica” que funciona perfeitamente.
29 de novembro de 2010 às 10:58 pm #97060Peterson
Participantepode ser que a variável PATH não tem o caminho do executável do lsnrctl. Geralmente o executável fica em $ORACLE_HOME/BIN.
29 de novembro de 2010 às 11:42 pm #97061mpvargas
ParticipantePeterson,
não estou muito acostumado a trabalhar com Windows, uso Linux a um bom tempo, mas de qualquer forma tentei algumas alterações conforme sua dica…
Coloquei nas Variáveis de Ambiente o caminho completo até o executavel do lsnrctl, mas continua dando erro30 de novembro de 2010 às 2:35 pm #97064David Siqueira
ParticipanteMp, como vai? QUanto tempo hein?
Bom, você já verificou se na pasta onde se encontra o LISTENER.ORA do seu server em Windows com 11g o arquivo foi criado e esta dentro dos parametros corretos de formatação do LISTENER.ORA?
Checou também se esta usando algum parametro diferenciado no seu SQLNET.ORA?
Veja esses pontos e vai nos dando as parciais ok?
Abração
30 de novembro de 2010 às 2:37 pm #97065Peterson
ParticipanteMP, seu servidor Oracle está no Linux correto? Então o Listener estará nele. Imagino que Windows seja sua máquina cliente. Ou estou enganado?
30 de novembro de 2010 às 4:20 pm #97076mpvargas
ParticipanteCaros companheiros, obrigado pela ajuda…
Vou escrever alguns detalhes só para esclarecimento.Servidor: Linux CentOS – Oracle 10g
Cliente: Windows Vista Home Premium – Oracle 11g
Com relação aos arquivos listener.ora e sqlnet.ora, vou verificar pois estou sem acesso a maquina nesse momento.
30 de novembro de 2010 às 5:16 pm #97078Peterson
ParticipanteVargas,
Desculpe se a pergunta que faço parece óbvia, mas vc está verificando o status do listener no servidor Linux né?
30 de novembro de 2010 às 5:56 pm #97079mpvargas
ParticipanteSim Peterson
no linux está tudo OK
Essa aplicação funciona em outra máquina com a mesma arquitetura, só que nessa máquina já existia o client 11g que era utilizada para uma outra aplicação… então foi só atualizar o tnsnames e funcionou blz…
o problema é que a máquina é de um diretor, não posso ficar sentado lá fazendo testes, tenho que chegar com a solução…
Estou tentando simular no notebook, estava dando o mesmo problema… estou desinstalando o 11g e vou instalar novamente…
Vou postando aqui o andamento30 de novembro de 2010 às 9:09 pm #97084Peterson
ParticipanteÉ cara, não era pra dar erro!
se o listener está ativo no Linux, ele está “ouvindo” a porta 1521 e na estação de trabalho o cliente está instalado corretamente e o TNSnames está ok tb…Estando no cliente, tenta dar um telnet na porta 1521 do servidor oracle
telnet 1521
se conectar a tela deve permanecer toda preta só com o cursor de texto piscando.
30 de novembro de 2010 às 9:55 pm #97085lordmaca
ParticipanteMP,
Firewall do Vista esta ativo?
Att,
Vinicius30 de novembro de 2010 às 10:06 pm #97087David Siqueira
ParticipanteVeja se no server 11g há alguma incidencia de connection refused ou algo assim
LSNRCTL> SERVICESAbraço
30 de novembro de 2010 às 11:07 pm #97090mpvargas
ParticipanteCompanheiros…
Depois de ficar “batendo cabeça” literalmente, resolvi desinstalar tudo e começar do “zero”…
Por curiosidade: Alguém já instalou o Oracle 10g ou 11g, sendo o Client ou o Database, no belo S.O. WINDOWS VISTA HOME PREMIUM 64bits?1 de dezembro de 2010 às 5:50 am #97094David Siqueira
ParticipanteMP ainda não precisei fazer este tipo de instalação, porém podemos ver se há alguma nota no metalink, se eu achar alguma coisa pertinente passo pra você por aqui.
Abraço
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.