- Este tópico contém 12 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 11 meses atrás por
Anônimo.
-
AutorPosts
-
27 de março de 2009 às 11:30 pm #85999
wryel
ParticipanteInstalei o oracle 11g na minha maquina para estudar para certificação. Eu lembro que mechi um pouco no 10g a uns meses atras, mas na epoca, ja tava tudo configurado, agora quando eu entro no sql plus ele não me deicha fazer nada o.O mesmo eu tendo privilegios, pelo menos eu acho que tenho, to usando o usuário system e ele ja está desbloqueado.
eu faço:
conn system/system, e ele diz que conectou, porém, depois dai não faço mais nada, se eu tentar:
CREATE DATABASE teste;
ele da erro e não cria o banco 😐
27 de março de 2009 às 11:42 pm #86000Manoel872
ParticipantePutz, talvez eu seja muito leigo de Oracle, porem ate onde eu sei no oracle vc nao tem um comando especifico para criar um database vc criar seus objetos em cima de um SCHEMA e armazena ele em uma determinada TABLESPACE, possa ser que esteja enganado….
Att,
Manoel Jr.28 de março de 2009 às 12:09 am #86002Regis Araujo
ParticipanteFala Amigo… ble..!!
Seguinte.. quando vc instalou a versão do ORACLE, vc instalou com a opção de já criar um DATABASE?? Se não…
Da uma olhada neste post que tem um script que eu coloquei para criação de um banco XE, mas os procedimentos creio que são os mesmos no 11g…
https://profissionaloracle.com.br/module … pic&t=2870
Abraços..!!
28 de março de 2009 às 12:11 am #86003Ishii
ParticipanteOlá,
Na instalação do Oracle 11g já há uma opção para a criação do DB, isso foi feito? Se foi o DB já foi criado na instalação….
Se você deseja criar uma nova instância o procedimento é outro…vai depender do SO para o procedimento de criação de nova instância.
[]s Ishii
28 de março de 2009 às 3:03 am #86005Anônimo
Wryel,
O próprio Oracle 11g te dá um caminho para que você possa criar um DB.
Dá uma olhada e vê se tem algo que te ajuda:
http://www.devmedia.com.br/articles/vie … ?comp=4755
Sds, 😈
28 de março de 2009 às 9:12 am #86007wryel
Participantedesculpa pessoal se minha pergunta é meio estranha, é que eu etou acostumado a trabalhar com bancos do tipo mysql, postgre etc, com os posts de vocês, notei que o oracle possui uma estrutura TOTALMENTE diferente dos bancos que eu to acostumado a trabalhar.
por exemplo mysql, que geralmente seria … :
abrir o administrador por linha de comando e fazer:
CREATE DATABASE nome.da.database;
CREATE TABLE nome.da.tabela (
id INT(10) NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
nome VARCHAR(55)
);INSERT INTO nome.da.tabela (id, nome)
VALUES(null, ‘nome’);…
@manoel872: a informação bateu mais ou menos com o que você dizeu, pra mim que sou mis leigo que ti nessa parte sua informação foi bem util.
@Thunder_Catz: é, eu lembro que pedi pra criar um banco, so que agora não lembro o nome dele o.O, mas de qualquer jeito, eu fucei um pouco aqui e naquele oracle sql developer, eu consegui criar a o menos uma tabela de teste.
@Ishii: obrigado pela informação! eu dei uma lida no tuto que o thunder passou também sobre …
@cammy: essas informações pra mim ainda são avançadas 😛
Pocha, agora a coisa ficou critica, eu to lendo aquele “oracle 11g: sql fundamentals 1” para certificação, mas supondo que eu so tivesse estudado ele e não quisece testar no oracle os comandos, eu jamais iria adivinhar o tamanho da surpresa.
Qual a maneira mais correta agora para eu aprender como o oracle funciona ? porquê eu não vou querer por exemplo tirar a oca, e não ter uma ideia de como o banco funciona internamente, eu a principio dei uma olhada no pai google e não achei nada relevante. 😕
Obrigado a todos pela a ajuda até aqui! 🙂
28 de março de 2009 às 6:54 pm #86008Regis Araujo
ParticipanteFala mano… bom dia!
Ble.. então vc criou o banco.. para saber qual o nome do banco vc faz assim…(Estou usando um database de estudos para demostração)
No CMD vc digita…
C:> Sqlplus /nolog
Sql>connect sys/senha as sysdba
ConnectedSql>select name from v$database;
Name
ESTUDOS
ESTUDOS -> Este é o nome do seu banco de dados…
Sempre que vc for logar no seu database.. para ter certeza que está logando no database certo (Caso vc tenha mais de 1 database criado)..
Vc faz assim…
C:>set ORACLE_SID=ESTUDOS--- Para ter certeza que "SETOU" o database correto, vc digita.
C:>echo %ORACLE_SID%
ESTUDOSAi sim vc loga no SQLPLUS e navela pelo seu banco.. criando tabelas e etc….
Abraços….. espero ter ajudado…!
30 de março de 2009 às 3:54 am #86010Anônimo
Boa noite,
Aproveitando o post do amigo, também estou iniciando em Oracle baixei a versão 11 e vário tutoriais na net.
Em todos tutoriais são utilizadas as tabelas de um db “padrão”. Minha dúvida é quando acesso o SQL Developer com usuário SCOTT são exibitas apenas 4 tabelas (BONUS, DEPT, EMP E SALGRADE), como faço para que sejam exibidas as outras?Sdç David.
30 de março de 2009 às 4:07 am #86011wryel
Participante@Thunder_Catz: ceeeeerto rapaz, agora começou a clarear! eu li sobre aquele script que você me passou sobre a criação de um novo banco e dei uma analizada com calma, o também consegui descobrir o nome do meu banco, que por acaso se chama orcl 😉
quanto a criar banco então eu acho que eu não deva pelo menos ficar preocupado com isso agora, até porquê eu sou mais pro lado de programador do que dba, como eu tenho uma certa urgencia para dominar as coisas básicas do oracle, eu vou pular a parte de criação de banco pelo menos porenquanto.
você acha que tem algo mais importante para eu saber ? como por exemplo como trabalhar com campos auto_incement que na verdade são sequences ?
muito obrigado pela ajdua até agora rapaz!, espero que eu possa ajudar vocês também qualquer dia.
30 de março de 2009 às 4:55 pm #86012Regis Araujo
ParticipanteFala david..
Seguinte, o usuário SCOTT é apenas para estudos, ele é um usuário “DEFAULT” que vem em todos os bancos, como você está começando a aprender ORACLE, eu aconselho a utilizar primeiro a versão XE, é uma versão do banco 10g mas para quem quer aprender, ela apenas tem limitação fisica e de algumas opções administrativas, mas que você somente iria utilizar com um conhecimento mais avançado em ORACLE…
Com o usuário SCOTT vc somente terá acesso a estas tabelas, ou alguma outra tabela que vc crie… para ter acesso a funções administrativas, vc deve utilizar o usuário sys ou system.Fala wryel…
Seguinte, para trabalhar com sequence é simples.. quando vc criar uma sequence.. Basta quando vc inserir na tabela, colocar como value da sua chave primaria o nome da sequence .nextval…
Para criar uma sequence vc faz assim…
create sequence SQ_CAMPO_TABELA
minvalue 1 -- <- Valor mínimo da sequence
maxvalue 9999999 -- <- Valor máximo da sequence
start with 1 -- <- Valor de inicialização da sequence
increment by 1 -- <- Valor de incremento da sequence
nocache; -- <- Não gera cache de números da sequenceE quando for inserir na tabela.. vc faz assim…
SQL> Insert Into TB_CLIENTE
(COD_CLIENTE,
NOME_CLIENTE)
values
(SQ_CAMPO_TABELA.nextval,
'REGIS ARAUJO');1 row inserted
SQL> select * from TB_CLIENTE;
COD_CLIENTE NOME_CLIENTE
----------- ------------------------
1 REGIS ARAUJOAhh… como eu falei ao David, como sua intenção é ser programador, então é preferivel que vc utilize o ORACLE XE, pois é bem mais leve do que o 11g, e vc pode programar traquilamente com ele…
Abraços a ambos.. e espero ter ajudado..!!
31 de março de 2009 às 9:23 pm #86018wryel
Participanteagora ja bachei o 11 😛
e pelos menos porenquanto ele não está sendo um encomodo!muito obrigado pelas dicas Thunder_catz, serão muito úteis!
20 de abril de 2009 às 10:13 pm #86341Alexander
ParticipanteBoa tarde amigo…
De fato vc esta a minha frente. eu não consegui conectar o Scott/tiger.
Ganhei um livro Oracle Database 11g que tem como padrão o BD Scott.
No entando, instalei o software mas não consigo conectar, pode me ajudar ?Muito obrigado, Alexander
20 de abril de 2009 às 10:44 pm #86343Anônimo
[quote=”Alexander”:262d7lxf]Boa tarde amigo…
De fato vc esta a minha frente. eu não consegui conectar o Scott/tiger.
Ganhei um livro Oracle Database 11g que tem como padrão o BD Scott.
No entando, instalei o software mas não consigo conectar, pode me ajudar ?Muito obrigado, Alexander[/quote]
ALTER USER SCOTT ACCOUNT UNLOCK; -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.