Pular para o conteúdo

Marcado: ,

  • Este tópico contém 6 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 11 meses atrás por Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #145874
    Avatar de SilvaSilva
    Participante

      Olá!

      Instalei o oracle 11g e estou usando o sql plus do mesmo, porém gostaria de utilizar o SQL Plus 8.0 instalado com Forms 6i. Contudo, em sua instalação acontece dois erros:

      Erro I:user1.pin(20): OS_ERROR while criando ifsrv60 -install Forms60Server port=9000 mode=Socket batch=yes.

      Erro II: C:\Users\Thiago\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Oracle Developer 60 refere-se a um local não disponível. Ele pode estar em um disco rígido neste computador ou em uma rede. Verifique se o disco está inserido corretamente ou se você está conectado à Internet ou à rede e tente novamente. Se ele ainda não puder ser localizado, as informações poderão ter sido movidas para outro local.

      O programa é instalador, todavia, ao tentar logar o mesmo não realiza login: “ORA-12203: TNS: conexão ao destino não é possível”.

      #145882
      Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Tudo blz ? Espero que sim….
        Então, pra começo de conversa O Oracle Developer 6i (que engloba TANTO o Forms 6i QUANTO o Reports 6i) cfrme documentado na nota metalink/my oracle support “Is Forms/Reports 6i Certified to Work Against Oracle Server 10g Rel 1, Rel 2 or 11gRel 1, Rel 2?” (Doc ID 338513.1) só é garantido de conectar/funcionar com databases até 10gR1 : de 10gR2 pra frente Não É Certificado…. não ser Certificado não significa que não funciona, mas sim significa que vc PODE encontrar bugs/crashes OS MAIS DIVERSOS na versão não-certificada E você estará ABSOLUTAMENTE POR CONTA PRÓPRIA, SOZINHO mesmo, okdoc ??
        Tendo em visto esse ALTO risco de problemas diversos, SE EU FOSSE VC eu optaria por OU usar o software client (E portanto a versão de sqlplus) que veio junto com o database 11g em questão, OU baixar e configurar na sua máquina cliente/desktop o client Oracle da mesma versão 11g do database OU então usar um software de front-end que não depende do client Oracle : da própria Oracle vc tem de grátis o Oracle SQL Developer (se vc quiser ter acesso via interface gráfica e via modo texto na mesma ferramenta) e tem também o SQLcl, que roda em modo texto…. Os locais de download seriam : https://www.oracle.com/database/technologies/oracle-database-software-downloads.html para o client Oracle (no link de download de cada versão do database junto vc encontra os downloads de Clients) , e para baixar o SQL DEVELOPER e o SQLcl o link é https://www.oracle.com/tools/downloads/sqldev-downloads.html

        Tendo sido feita essa Importante ressalva acima, SE vc realmente por qquer motivo for insistir em usar o sqlplus 8.x que vem com o Oracle developer 6i E correr os riscos de instabilidade Inerentes, EM PRINCÍPIO esse sqlplus 8 que veio no Developer 6i deve SIM conectar em banco 11g DESDE QUE teu Developer 6i ESTEJA com patchset 17 aplicado, aí a versão do sqlplus sobe para 8.0.6.x … Vide meu exemplo abaixo (em Windows no caso, onde abri um prompt de comando COM a opção de Executar como Administrador, estou logado no Windows com o MESMO usuário administrador Local da máquina que instalou o Developer 6i, onde meu software Developer 6i tá instalado em D:\ORANT, e num cenário onde eu Não Tenho a variável TNS_ADMIN setada – se tiovesse é Claro que a config do arquivo TNSNAMES.ORA e do SQLNET.ORA tinha que ter sido feita no local para onde o TNS_ADMIN aponta) :

        => primeiro seto as variáveis de ambiente - neste meu exemplo vou setar no prompt de comando ao invés de setar no registry do Windows :
         
        C:\Users\User 2am>SET ORACLE_SID=
        C:\Users\User 2am>SET ORACLE_HOME=D:\ORANT
        C:\Users\User 2am>SET PATH=%ORACLE_HOME%\bin;%PATH%
        => agora vou Confirmar que TNSNAMES.ORA desse client 8 que o Developer usa tá ok - veja que eu nem me dei ao trabalho de apagar as entradas de exemplo, as desconsidere, a importante é a entrada que aponta pro meu banco 11g que no caso muito criativamente se chama O11GR2 :
        
        C:\Users\User 2am>type %ORACLE_HOME%\net80\admin\tnsnames.ora
        
        Beq-local.world =
          (DESCRIPTION =
            (ADDRESS_LIST =
                (ADDRESS =
                  (COMMUNITY = beq.world)
                  (PROTOCOL = BEQ)
                  (PROGRAM = oracle73)
                  (ARGV0 = oracle73ORCL)
                  (ARGS = '(DESCRIPTION=(LOCAL=YES)(ADDRESS=(PROTOCOL=beq)))')
                )
            )
            (CONNECT_DATA = (SID = ORCL)
            )
          )
        
        Tcp-loopback.world =
          (DESCRIPTION =
            (ADDRESS_LIST =
                (ADDRESS =
                  (COMMUNITY = tcp.world)
                  (PROTOCOL = TCP)
                  (Host = 127.0.0.1)
                  (Port = 1521)
                )
            )
            (CONNECT_DATA = (SID = ORCL)
            )
          )
        
        Example1.world =
          (DESCRIPTION =
            (ADDRESS_LIST =
                (ADDRESS =
                  (COMMUNITY = tcp.world)
                  (PROTOCOL = TCP)
                  (Host = Production1)
                  (Port = 1521)
                )
            )
            (CONNECT_DATA = (SID = SID1)
            )
          )
        Example2.world =
          (DESCRIPTION =
            (ADDRESS_LIST =
                (ADDRESS =
                  (COMMUNITY = spx.world)
                  (PROTOCOL = SPX)
                  (Service = Server_lsnr)
                )
            )
            (CONNECT_DATA = (SID = ORCL)
            )
          )
        
        Example3.world =
          (DESCRIPTION =
            (ADDRESS_LIST =
                (ADDRESS =
                  (COMMUNITY = nmp.world)
                  (PROTOCOL = NMP)
                  (Server = FinanceServer1)
                  (Pipe = ORAPIPE)
                )
            )
            (CONNECT_DATA = (SID = ORCL)
            )
          )
        
        O11GR2 =
          (DESCRIPTION =
            (ADDRESS_LIST =
              (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1523))
            )
            (CONNECT_DATA =
              (SERVICE_NAME = O11GR2)
            )
          )
        
        Rep60_USER,Rep60_USER.world=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=USER)(PORT=1949))
        
        C:\Users\User 2am>

        ==> Nem preciso dizer, esses dados de PORTA, HOST, SERVICE_NAME, etc, vc TEM que colocar os corretos aí pro SEU database…. ok, vou PINGAR meu database, confirmando que ele tá acessível :

        C`:\Users\User 2am>tnsping80 o11gr2

        TNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 8.0.6.3.0 – Production on 27-ABR-2020 12:31:26

        (c) Copyright 1997 Oracle Corporation. All rights reserved.

        Attempting to contact (ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=localhost)(PORT=1523))
        OK (10 msec)`

        => ok… Vou tentar conectar pelo sql*plus 8.x em modo texto :

        C:\Users\User 2am>plus80 system/oracle@o11gr2
        
        SQL*Plus: Release 8.0.6.0.0 - Production on Seg Abr 27 12:31:32 2020
        
        (c) Copyright 1999 Oracle Corporation.  All rights reserved.
        
        Conectado a:
        Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.4.0 - 64bit Production
        With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP, Data Mining
        and Real Application Testing options
        
        SQL> exit
        Desconectado de Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.4.0 - 64bit Production
        With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP, Data Mining
        and Real Application Testing options

        ==> Blz… E abaixo conecto pelo sqlplus 8 em modo ‘gráfico’ :

        C:\Users\User 2am>plus80w system/oracle@o11gr2

        => não mostro aqui mas conecta ok também em modo gráfico… É isso…

        Abraços,

        Chiappa

        OBSERVAÇÕES :

        1. tá completamente Escrito aí na msg de erro I que o erro se refere à ifsrv60 -install Forms60Server : isso muito Certamente indica que vc Não Fez uma instalação CUSTOMIZADA do Developer instalando só o sql*plus 8 que (ao que entendo) é o que vc queria ter na sua máquina, Forms Server é o servidor de aplicações web incluído no Developer…. Caso na verdade vc desejasse MESMO o Oracle Developer 6i client/server instalado na máquina além do sqlplus 8, vc deveria ter escolhido a instalação Customizada e marcado pra instalação só os componentes que deseja…

        2. a msg II se refere à “C:\Users\Thiago\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\” : isso não tem nada a ver com software Oracle algum, é uma questão de Windows : pelo jeito OU esse usuário com o qual vc está logado Não É administrador LOCAL da sua máquina onde vc está fazendo a instalação OU vc esqueceu de desabilitar o UAC no Windows executando o instalador clickando no executável com o botão direito do mouse e no menu suspenso que aparece escolhendo a Opção de “Executar como Administrador”…

        #145886
        Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
        Moderador

          Em cima disso tudo que te falei, sumarizando as tuas opções no momento são :

          1. usar as tools indicadas (ie SQL DEVELOPER e/ou SQLcl) que não dependem de client OU se elas não forem viáveis , instalar e configurar aí na suma máquina um client na mesma exata versão do database : vc pode instalar esse client pelo instalador do banco OU pode baixar ele nos links indicados na minha última resposta, E se preferir as outras tools use o outro link pra as baixar…
          2. se REALMENTE por qquer motivo que ignoro positivamente tiver que ser o sqlplus 8 via instalação do developer 6i E assim sendo vc resolver encarar por conta qquer issues, primeiro CONFIRME que vc instalou pelo menos o patchset 17 nesse Developer, depois CONFIRME que a instalação foi feita em modo Customizado e desabilitando UAC e aí faça as configs necessárias no arquivo TNSNAMES.ORA e teste num prompt de comando que nem eu fiz…
            Qquer dúvida / suspeita nessa instalação, REFAÇA ela do modo correto/adequado…

          []s

          Chiappa

          #145888
          Avatar de SilvaSilva
          Participante

            Boa tarde!, tudo ótimo.

            Agradeço a explicação detalhada, como sou iniciante no oracle tenho um pouco de dificuldade.

             

            Instalei somente o Oracle SQL plus e posteriormente instalei o Patch 18 Forms 6i, contudo não conecta. Acredito que não fiz as configurações necessárias, pois o erro persiste.

             

            Estou conectando com o mesmo usuário que configurei na instalação do oracle (User: system e password: Thiago), também tentei conectar pelo usuário scott e não obtive sucesso.

            Há algum site ou post que explique essa configuração?

            #145890
            Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              A documentação Oracle explica bem os ajustes necessários, mas a ** principal ** configuração necessária do lado do Oracle é vc ter o arquivo TNSNAMES.ORA editado cfrme preciso, e do lado do Windows é, como eu mostrei, Absolutamente Necessário vc ter as VARIÁVEIS DE AMBIENTE ORACLE corretamente definidas, seja no registry seja no prompt de comando….
              Torno a recomendar : SE vc refez a instalação da maneira necessária (ie, com usuário ADMINISTRADOR LOCAL da máquina Windows, rodou o executável do instalador COM a opção de Executar como Administrador, escolheu instalação Customizada e instalou só os itens que deseja – que seja, só o sqlplus, se é ISSO que vc quer ter, E depois nessa mesma ORACLE_HOME vc instalou o patch 17), pra vc VALIDAR que está tudo OK, faça os MESMOS procedimentos que eu fiz, na linha de comando que foi iniciada COM a opção de Executar como Administrador, que nem eu disse….

              Porém, REPITO : absolutamente NINGUÉM pode ter dar a MENOR GARANTIA que isso vai funcionar : eu REALMENTE Recomendaria usar um client Oracle 11g OU usar uma das tools que conectam sem client Oracle, no lugar desse sqlplus antigão….

              []s

              Chiappa

              #145903
              Avatar de SilvaSilva
              Participante

                Boa tarde!

                Segui seu conselho e instalei o sqldeveloper 19. Realmente, é muito mais funcional.

                 

                Obrigado.

                #145904
                Avatar de José Laurindo ChiappaJosé Laurindo Chiappa
                Moderador

                  Blz… Só uma obs final, o SQL DEVELOPER é ótimo pra interações manuais (por exemplo, executar uma query e navegar pelo resultado, gerar digamos Excel com os dados, importar dados de um arquivo, acessar databases na nuvem, fazer debug de código PL/SQL enquanto ele está rodando, etc) MAS o que ele não consegue fazer é executar um script regularmente, ser chamado a partir de um shell script/.BAT , esse tipo de coisa programada, não-interativa, quando não tem um operador humano digitando : aí é que vc VAI precisar de uma tool de linha de comando, pode ser o sqlplus mesmo (preferencialmente um sqlplus mais moderno, da mesma versão do database) ou pode ser o SQLcl , que é tipo uma ‘versão’ de sqlplus que a Oracle fez em java, aí não precisa de instalação, é bem prático em alguns casos….Veja lá…

                  Abraços,

                  Chiappa

                Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                plugins premium WordPress