Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 2 meses atrás por David Siqueira.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Manoel872
    Participante

Boa tarde!!!

Pessoal estou com um problema estava com meu BD muito grande portando dropei algumas tabelas que havia criado em algumas rotinas de importação o de BKP quando necessário de mexer em tabelas importantes, porém ao dropar as tabelas o BD não diminuiu permanecendo no mesmo tamanho li a respeito e achei que mesmo apos feito o drope as tabelas continua armazenada nos arquivos REDO, porém gostaria de saber se existe alguma maneira de eu liberar espaço no disco com os dropes que fiz.

Att,

Manoel Jr.

Ishii
      Participante

Olá,

Na verdade o DROP TABLE apenas exclui a tabela, o espaço armazenado permanece o mesmo. O que será necessário será um resize ou shrink nas Tablespaces. Verifique quais são as tablespaces que podem ser diminuídas e execute o resize nelas para liberar espaço em disco.

select tablespace_name, bytes/1024/1024, user_bytes/1024/1024 from dba_data_files

[]s Ishii

Manoel872
        Participante

[quote=”Ishii”:3pjl6vqq]Olá,

Na verdade o DROP TABLE apenas exclui a tabela, o espaço armazenado permanece o mesmo. O que será necessário será um resize ou shrink nas Tablespaces. Verifique quais são as tablespaces que podem ser diminuídas e execute o resize nelas para liberar espaço em disco.

select tablespace_name, bytes/1024/1024, user_bytes/1024/1024 from dba_data_files

[]s Ishii[/quote]

Como posso fazer esse rezise ou shirink no oracle?

Att,

Manoel

Ishii
          Participante

Olá,

Verifique qual o tamanho que pode ser reduzido nas tablespaces e execute o seguinte comando:

ALTER DATABASE
            DATAFILE 'nome do arquivo datafile ' RESIZE ;

Mas antes verifique se as tablespaces estão com o espaço aproveitado continuamente, para garantir isso utilize o COALESCE

ALTER TABLESPACE COALESCE;

[]s Ishii

Marcio68Almeida
            Participante

[quote=”Manoel872″:oyuo07mh]Como posso fazer esse rezise ou shirink no oracle?

Att,

Manoel[/quote]

Se não conhece bem o Oracle, use as ferramentas gráficas, é mais simples…

joseniz
              Participante

COALESCE ???
                Putz fazia tempo que não via alguem comentar sobre coalesce…
                O coaleace só irá servir se o segments da tablespace forem gerenciados pelo dicionário de dados… isso é pré 8i… embora ainda seja suportado.

David Siqueira
                Participante

Opa!!!..beleza.
                  Cara tenho uma sugestão, já que você optou por “arrumar” a casa, que tal ao invés de diminuir apenas os datafiles de tamanho , você poderia aproveitar e já fazer um reorg para evitar possiveis fragmentações , uma vez que foram eliminados objetos da base de dados e com certeza se você tirar um mapa das suas tablespaes devem ter alguns buracos, nesse caso sugiro alguns MOVE TABLE e REBUILD INDEX assim vc elimina as fragmentações e deixa sua base de dados zeradinha e com uma boa melhora na performance também, só tenha atenção porque o comando MOVE TABLE altera o status dos INDEX eles ficam como UNUSABLE se na sequencia você fizer o REBUILD nos indices esse problema já será sanado.

Espero ter ajudado.
                  Abraço

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.