- Este tópico contém 6 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 2 meses atrás por
David Siqueira.
-
AutorPosts
-
29 de dezembro de 2008 às 8:25 pm #84458
Manoel872
ParticipanteBoa tarde!!!
Pessoal estou com um problema estava com meu BD muito grande portando dropei algumas tabelas que havia criado em algumas rotinas de importação o de BKP quando necessário de mexer em tabelas importantes, porém ao dropar as tabelas o BD não diminuiu permanecendo no mesmo tamanho li a respeito e achei que mesmo apos feito o drope as tabelas continua armazenada nos arquivos REDO, porém gostaria de saber se existe alguma maneira de eu liberar espaço no disco com os dropes que fiz.
Att,
Manoel Jr.
29 de dezembro de 2008 às 9:32 pm #84461Ishii
ParticipanteOlá,
Na verdade o DROP TABLE apenas exclui a tabela, o espaço armazenado permanece o mesmo. O que será necessário será um resize ou shrink nas Tablespaces. Verifique quais são as tablespaces que podem ser diminuídas e execute o resize nelas para liberar espaço em disco.
select tablespace_name, bytes/1024/1024, user_bytes/1024/1024 from dba_data_files[]s Ishii
29 de dezembro de 2008 às 9:48 pm #84462Manoel872
Participante[quote=”Ishii”:3pjl6vqq]Olá,
Na verdade o DROP TABLE apenas exclui a tabela, o espaço armazenado permanece o mesmo. O que será necessário será um resize ou shrink nas Tablespaces. Verifique quais são as tablespaces que podem ser diminuídas e execute o resize nelas para liberar espaço em disco.
select tablespace_name, bytes/1024/1024, user_bytes/1024/1024 from dba_data_files[]s Ishii[/quote]
Como posso fazer esse rezise ou shirink no oracle?
Att,
Manoel
29 de dezembro de 2008 às 10:17 pm #84463Ishii
ParticipanteOlá,
Verifique qual o tamanho que pode ser reduzido nas tablespaces e execute o seguinte comando:
ALTER DATABASE
DATAFILE 'nome do arquivo datafile ' RESIZE ;
Mas antes verifique se as tablespaces estão com o espaço aproveitado continuamente, para garantir isso utilize o COALESCE
ALTER TABLESPACE COALESCE;[]s Ishii
29 de dezembro de 2008 às 10:56 pm #84464Marcio68Almeida
Participante[quote=”Manoel872″:oyuo07mh]Como posso fazer esse rezise ou shirink no oracle?
Att,
Manoel[/quote]
Se não conhece bem o Oracle, use as ferramentas gráficas, é mais simples…
30 de dezembro de 2008 às 1:50 am #84470joseniz
ParticipanteCOALESCE ???
Putz fazia tempo que não via alguem comentar sobre coalesce…
O coaleace só irá servir se o segments da tablespace forem gerenciados pelo dicionário de dados… isso é pré 8i… embora ainda seja suportado.30 de dezembro de 2008 às 5:30 pm #84485David Siqueira
ParticipanteOpa!!!..beleza.
Cara tenho uma sugestão, já que você optou por “arrumar” a casa, que tal ao invés de diminuir apenas os datafiles de tamanho , você poderia aproveitar e já fazer um reorg para evitar possiveis fragmentações , uma vez que foram eliminados objetos da base de dados e com certeza se você tirar um mapa das suas tablespaes devem ter alguns buracos, nesse caso sugiro alguns MOVE TABLE e REBUILD INDEX assim vc elimina as fragmentações e deixa sua base de dados zeradinha e com uma boa melhora na performance também, só tenha atenção porque o comando MOVE TABLE altera o status dos INDEX eles ficam como UNUSABLE se na sequencia você fizer o REBUILD nos indices esse problema já será sanado.Espero ter ajudado.
Abraço -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.