Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 12 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 12 meses atrás por Rodrigo Almeida.
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    Manoel872
    Participante

Bom dia,

Pessoal eu tenho instalado no meu note o oracle 9i e esta funcionando blz… estou querendo da uma olhada no 10g para baixar o SUITE do 10g e testar o form e reports dele… porem qndo instalei ele o oracle 10g não conecta ele da erro.

TNS-12514: TNS:listener não tem conhecimento sobre o serviço solicitado atualmente no descritor de conexão
      27-MAR-2009 08:44:36 * (CONNECT_DATA=(SERVER=DEDICATED)(SERVICE_NAME=XE)(CID=(PROGRAM=C:PLSQL DeveloperPlSqlDev.exe)(HOST=MANOEL)(USER=manoelj))) * (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=127.0.0.1)(PORT=3047)) * establish * XE * 12514

Ja olhei o arquivo TNSNAMEORA.ora pelo q olhei esta correto. Alguem sabe de algo que possa me ajudar?

Att,

Manoel jr.

Ishii
      Participante

Olá,

O listener do XE está startado? Verifique se o serviço está iniciado e confira digitando lsnrctl no prompt do DOS e dentro do prompt do lsnrctl digite status. (eu nunca confio muito no serviço do rWindows…)

Depois verifique o HOME do Oracle pois pode ser que ele esteja usando o HOME do Oracle 9i.

[]s Ishii

Manoel872
        Participante

Verifiquei que os serviços estão rodando e talz… como faço para verificar o home?

David Siqueira
          Participante

Olá, há duas maneiras que você pode verificarm um é através da variavél PATH no seu Windows, lá ele coloca os caminhos das suas ORACLE_HOME’s, dê uma olhada, o PLDEVELOPER eu não sei mais o TOAD por exemplo sempre msotra a HOME que esta sendo usada e te possibilita altera-la se for o caso, no instalador do Oracle ele também coloca na máquina um programinha chamado HOME_SELECTOR onde vc pode escolher dentre as suas HOME’s qual você prefere suar naquele momento.

Espero ter ajudado.

Abcs.

David

Manoel872
            Participante

C:oraclexeapporacleproduct10.2.0serverbin;
              C:oracleora92bin;C:oracleora92bin;
              C:Arquivos de programasOraclejre1.3.1bin;
              C:Arquivos de programasOraclejre1.1.8bin;
              %SystemRoot%system32;
              %SystemRoot%;
              %SystemRoot%System32Wbem;
              C:Arquivos de programasMicrosoft SQL Server80ToolsBINN;
              C:Arquivos de programasQuickTimeQTSystem

Minhas variaveis de ambiente são essa… como podem ver tem a do oraclexe….

Att,

Manoel Jr.

Ishii
              Participante

Olá,

Abra o regedit e veja em: (se o ultimo a instalar foi o XE)

HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREORACLEKEY_XE

Tem um Valor ORACLE_HOME e veja se está o Caminho do XE que você mencionou…(c:oraclexeapporacleproduct10.2.0server)

Se não estiver assim pode alterar na mão ou usar o HOME Selector do Client do 9i.

[]s Ishii

Manoel872
                Participante

Está correto já
                  C:oraclexeapporacleproduct10.2.0server

Será que não é conflito com alguma coisa referente utilização da porta de comunicação com o BD pois ele ta agor ana 1522 e o 9i na 1521 nem o apex funciona e estranho o tnsping funciona….

Att,

Manoel jr

Manoel872
                  Participante

Obs.:

C:oraclexeoradataXE

Nesse diretorio que sao colocado as tablespace os redo… nao tem nada? instalei o oracle database… porem nao instalou nada nesta pasta isso é normal?

Att,

Manoel jr.

Ishii
                    Participante

Olá,

Está meio estranho mesmo…

Vá em C:Arquivos de programasOracleInventorylogs e veja o Log da Sua instalação.

Em último caso reinstale o XE novamente.

[]s Ishii

Participante

Fala Manoel.. ble?!?!

Seguinte mano.. o PLSQLDEVELOPER se perde quando vc tem 2 versões oracle instaladas…

Faz assim.. vai em TOOLS-> PREFERENCES-> NA ABA OPTION

Tem a opção “ORACLE HOME”, se vc não setar qual o ORACLE HOME que vc quer acessar.. ele tenta encontrar automaticamente.. mas ai é o problema.. como ele vai decidor sozinho tendo 2 versões de oracle instaladas…

Antes de logar no banco.. seta nesta opção qual o ORACLE HOME vc quer acessar… o do 9i ou XE…

Abraços… Espero ter ajudado…

Manoel872
                        Participante

Nesse diretorio so tem log referente a instalação do 9i, muito estranho acho q vou baixar um novo setup do 10 xe… vamos ver no q da… pedi para reparar a instalação mais nao funcionou nao…

Participante

E ai Manoel??

Algum retorno sobre este erro? Seguiu o passo que eu passei?

Abraços…

Rodrigo Almeida
                            Participante

Bom, Sugestão:

1) Crie um Listener somente que atenda a base Oracle 9i e XE.

2) Veja se consegue conectar via SQL*PLUS, tanto no 9i quanto XE.

3) Para acessar o FormsReports no XE, depois terá que mudar o character set internal do banco de dados, pois ele não permitirá. Isso era um problema até o FormsReports 6i.

4) Como os amigos disseram, veja qual ORACLE_HOME está sendo utilizado.

Abraços,

Rodrigo Almeida

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.