Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    rman
    Participante

Boa tarde,

Quem já instalou o Oracle 11g R2 Standard percebeu que algumas funcionalidades do Oracle Enterprise Manager vem desabilitadas, por exemplo, relatório ASH, aba Desempenho, os advisors, e dentre outras…

Para habilita-las é necessário alterar o parâmetro control_management_pack_access, que por sua vez, é necessário comprar as licenças Oracle Diagnostic Pack e Oracle Tunning Pack. Consultado um representante da Oracle, o mesmo disse que não é possível utilizar essas licenças no Oracle 11g R2 Standard, e que essas licenças só podem ser utilizadas com o Oracle 11g R2 Enterprise.

1 – Alguém sabe se é realmente isso ? Os options e pack só podem ser utilizados juntamente com a versão Enterprise ?

2 – Quando eu compro a versão enterprise, os options e pack vem inclusos ? Eu teria que ser comprado a parte mesmo ?

3 – Se realmente o que o representante disse é verdade, teremos que comprar ferramentas de monitoramento de terceiro, alguma recomendação ?

Participante

Fala Rman..! Boa tarde..!

1 – Seguinte.. não sei se é verdade pois não tenho base de estudos 11gR2 standard.. mas tenho uma base de estudos 11.2.0.1 standard com o pack habilitado e funciona muito bem..

2 – Os packs precisam ser comprados a parte.. se não me engano.. o valor é de 15k por instância…

3 – Não conheço muitas ferramentas de terceiros.. mas a mais conhecida é o spotlight.. mas acho q os valores de licença são equivalentes..

Abraços..!

rman
        Participante

@Thunder_Catz

Sim, realmente já habilitei o pack em um Oracle 11g R2 e funciona. Mas e a questão da legalidade ?

Como que você monitora os bancos hoje ? Enterprise Manager ? Na unha ?

Participante

Opa..!

Legalidade é o principal fator.. tem q ser tudo legal.. se não gera problemas..

Então o monitoramento é na unha na maioria dos bancos.. apenas 1 tem o pack habilitado pois temos licença..

Infelizmente não tem jeito.. ou felizmente.. pois o fato de não ter a mão ferramentas.. faz com que sempre tenhamos de prontidão como fazer tudo manualmente..

Abraços..!

rman
            Participante

@Thunder_Catz

É possível fazer o monitoramento em tempo real na unha ? Ou o que acaba acontecendo é uma politica de reação ? Se alguém reclamar eu olho o que está acontecendo ?

fabiogalera
              Participante

Boa tarde rman,

O uso do ASH, ADDM, AWR, bem como todas as views que são de histórico (%HIST%) são protegidas pela licensa Tuning Pack. O Diagnostic Pack, é uma licensa adicional para usar todos os Advisors (Memory Advisor, Segment Advisor, etc). Como os advisors usam as views de histórico, você precisa ter o Tuning Pack para ter o Diagnostic Pack, o custo você pode encontrar no site da Oracle.

Quanto ao fato do monitoranto que você diz, não entendi exatamente. O que você quer monitorar com AWR/ADDM/ASH ? Lembre-se que são ferramentas de diagnóstico para performance/problemas.

Para performance, existe uma feature que é excelente e que pode facilmente substituir uma boa parte dessas features pagas, o tão famoso STATSPACK =)

rman
                Participante

@fabiogalera

O diagnostic pack habilita a aba performance do Enterprise Manager, aquela aba com os gráficos, com as principais atividades, e etc… Os relatórios sim são para tunning.

Statspack ? Não conheço… Como faço para utilizar ?

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.