Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 12 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 3 meses atrás por David Siqueira.
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    DBA_LUCAS
    Participante

Bom dia Amigos !

Tenho uma nova duvida , na verdade ja tem um bom tempo que estou com esse problema ,

ORA-04031: unable to allocate 16 bytes of shared memory (“shared pool”,”select increment$,minvalue,m…”,”sql area”,”kglhin: temp” )

Eu coloquei meu SGA_MAX_SIZE = 1000M
      Eu coloquei meu SGA_TARGET = 160M

mas mesmo assim o problema persisti , eu ja tentei colocar o SGA_MAX_SIZE com 2000M ,mas assim o banco nao subiu mais , ja não sei o que eu faço mais … alguem tem alguma ideia ? tenho duvida se eu setando valores para o MAX e para o TARGET o oracle ja gerencia automatico a memoria ?

VitorLeandro
      Participante

Fala Lucas,

Posta a versão do Oracle, Sistema operacional e o Hardware…

vieri
        Participante

faz um teste pra mim.

coloca o SGA_TARGET e o SGA_MAX_SIZE ambos com 500M
          e ve se a base sobe.

depois explico o pq caso não entenda.

DBA_LUCAS
          Participante

Xeon QuadCore 2.4Ghz, Memória de 4Gb, HD de 250gb distribuição FEDORA

DBA_LUCAS
            Participante

Me explica isso vieri ? pq 500 em kda , num intendi …

vieri
              Participante

existem duas possibilidades, ou sua sga_target está pequena demais e a shared_pool não está conseguindo chegar no valor que ela precisa alcançar ou seu sga_max_size está grande, a ponto de não ser possível ser alocado. com esse teste vc mata os dois coelhos com uma paulada só.

capitche?

vieri
                Participante

setando ao SGA_MAX_SIZE e SGA_TARGET o oracle assume a distribuição entre as áreas de memória.
                  mesmo com o oracle assumindo vc também pode fixar um valor minimo,
                  ou um valor para alocar inicialmente mais é um pouco mais complicado.

entende esse 2 parâmetros basicos primeiro e elimina esse erro com a config que te falei de 500M pra cada um.

DBA_LUCAS
                  Participante

sim , mas se minha TARGET = 160 e MAX = 1G pq eu DIMINUINDO a MAX e AUMENTANDO a TARGET possa resolver ?

como vc disse é um valor que vai do min ao max , ou seja ,o oracle ira usar no caso de 160M ate 1G do jeito que precisar , pq se eu diminuir o valor de max possa resolver ?

CleitonHanzen
                    Participante

Cara,

Sugiro que vocë dë uma lida na documentação da Oracle sobre isso. Lá você vai encontrar a seguinte informação:

“SGA_TARGET specifies the total size of all SGA components. If SGA_TARGET is specified, then the following memory pools are automatically sized…… ”

Ou seja, não importa se o teu SGA_MAX_SIZE está com 1g ou 2g, se o teu SGA_TARGET está setado para 160m, a instance irá utilizar somente este 160m para “distribuir” entre os pools (shared pool, buffer cache, large e java).

Inclusive, um dos engenheiros da Oracle uma vez comentou que uma boa prática, é que o SGA_TARGET seja correspondente a 80% do SGA_MAX_SIZE. Caso ocorra alguma falha de alocação de memória, o próprio DBA pode “brincar” com o redimensionamento das áreas.

[]s

vieri
                      Participante

Então, seguindo a linha lógica do problema,
                        coloque a SGA_TARGET para 500M e a SGA_MAX_SIZE para 700M,
                        e as chances do problema ser solucionado são grandes, não adianta vc questionar nossas alterações sem dominar a tecnologia , estamos te dando dicas baseado na documentação.
                        Vc precisa ler ela, se não vai ficar igual cego em tiroteio…
                        só na tentativa e erro sem embasamento.

verifique também se tem algum parametro fixando algum pool.

show parameters shared ;
                        show parameters large;
                        show parameters cache;

No seu caso é melhor deixar com 0 .

vieri
                        Participante

Para ficar mais claro..

O oracle só vai alocar a memória setada no SGA_TARGET,
                          o parametro SGA_MAX_SIZE, existe para que vc possa extender
                          o valor da SGA_TARGET “on the fly” com a base no ar, até o teto
                          setado pelo sga_max_size, mas isso manualmente via alter system.
                          Quem define a qtd de memoria alocada é o sga_target,
                          ele não está nem ai para o sga_max_size, somente quando vc tenta aumentar a sga_target on-line. vc irá esbarra no valor do sga_max_size.

Imagine um velocimetro do seu carro que vai até 200KM
                          e vc está andando a 60KM.

200Km é seu sga_max_size, aonde vc pode chegar se vc pisar no acelerador, sga_target é sua velocidade atual que vc pode ir de
                          1Km até 200Km.

O SGA_max_size é o seu velocimentro diz até aonde você pode chegar de alocação de memoria sem restartar a instancia, lembrnado que manualmente sosinho ele só vai chegar até o SGA_TARGET.

Acho que agora ficou molinho de entender… 😆

DBA_LUCAS
                          Participante

Intendi sim , hehehehehe …
                            Estou aperfeiçoando meus conhecimentos para no semestre que vem fazer um curso de oracle para tentar me certificar !!!
                            Vlw dmais galera pela força !!!

David Siqueira
                            Participante

Boa Lucas,

Uma dica é você usar gerenciamento manual até pegar o jeito com o gerenciamento automatico, pois o comportamento da SGA muda muito, e pra quem já tem mais experiencia em lidar com isso fica muito mais fácil.

Eu mesmo apanhei bastante com essa novidade quando usei a algum tempo atrás, pois estava acostumado a usar gerenciamento manual.

Vieri, mandou bem como sempre.

Abraço

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.