Pular para o conteúdo
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Anônimo

Bom dia pessoal,

Meu questionamento é simples e direto, não vou entrar muito em questões particulares do meu dia a dia.

Imaginem o seguinte, a empresa X tem o servidor Oracle rodando no Windows 2003. O novo colaborador opta por utilizar o Linux ao invés do Windows, só que a software house alega que o sistema não irá fazer conexão no banco Oracle se o mesmo estiver no Linux.

Eu sei que falar, qualquer um pode falar, mais na prática é assim que funciona? Realmente isso existe? em que o banco de dados tem que ser obrigatoriamente em Windows?

Ou o Oracle como banco de dados em produção, pode fazer conexão com qualquer sistema ERP?

[]’s
      Erik

Rodrigofs
      Participante

Boa tarde,
        Peça para a Software House explicar o “porque” do sistema não conseguir se conectar no Oracle utilizando o SO Linux.
        O Oracle não necessariamente deve estar instalado em Windows, o Oracle é homologado para utilizar as duas plataformas.

Atenciosamente,
        Rodrigo Santana

rwarstat
        Participante

Até por que o tns não vai muda em nada se for Linux ou Windows. O que muda é o conhecimento do DBA.
          Existem DBA´s que não sabem trabalhar com Linux, por isso dizem que o banco só roda em windows.

Abraço,
          Roberto

Anônimo

Boa tarde,
            Peça para a Software House explicar o “porque” do sistema não conseguir se conectar no Oracle utilizando o SO Linux.
            O Oracle não necessariamente deve estar instalado em Windows, o Oracle é homologado para utilizar as duas plataformas.

Atenciosamente,
            Rodrigo Santana

Entrando um pouco em questões particulares minha, o que estou achando é que eles estão dando pouco caso para mim nesta situação. Eles sempre bateram o martelo dizendo que seria necessário ter um DBA aqui na Empresa, concordo plenamente que tem que ter sim.

Só que ao invés da Empresa contratar um DBA eu optei por fazer um curso de Oracle e começar a estudar para eu assumir este posto, de uns dois meses para cá eu evoluí bastante o meu conheçimento, visto que os meus estudos e o curso ajudaram bastante.

Agora que eu começei a colocar as coisas na prática estou percebendo que eles estão fazendo pouco caso de mim nessa situação, não posso afirmar isso mais percebo que eles ficam me brecando, não me ajudam em nada nesta situação (aliás, tb nem precisei) e agora me disseram isso.

Eu perguntei para eles porque não roda no Linux, eles me disseram o seguinte: “Não sei o motivo exatamente, simplesmente não funciona no Linux e pronto, não adianta vc perder o seu tempo.”

Até por que o tns não vai muda em nada se for Linux ou Windows. O que muda é o conhecimento do DBA.
            Existem DBA´s que não sabem trabalhar com Linux, por isso dizem que o banco só roda em windows.

Concordo com vc, o único tipo de conexão que o sistema faz é através do TNS, confesso que o meu conheçimento é de iniciante ainda, só que eu já fiz sozinho os seguintes procedimentos:

• Instalei o Linux (CentOS) 64 bits
            • Instalei o Oracle 10g 64 bits
            • Configurei todos os parâmetros no Linux e atualizei os pacotes necessários.
            • Fiz o expor via data pump da base em produção
            • Fiz o import via data pump para o servidor Linux
            • Criei os devidos usuários e passei os devidos grant’s.
            • Configurei o Listernet, SQLNET e Tnsnames.
            • Já fiz o teste com o comando tnsping em vários clientes Windows, todos responderam à solicitação.
            • Conectei na base Linux através de um cliente Windows utilizando o SQL Developer e o PL/SQL. Executei vários select’s e funcionou normalmente.

[]’s
            Erik

CleitonHanzen
            Participante

Opá…

Estou voltando à ativa no fórum depois de muito tempo…rsrsrsrsrs

Seguinte: Já vi uma situação muito parecida com a sua, porém a limitação é que a aplicação fazia leitura/gravação de arquivos no servidor de banco de dados, e os caminhos não eram “parametrizáveis” e se fosse para alterar a aplicação ia custar muito caro.

Acho que cada empresa e aplicação tem as suas necessidades, linux com Oracle é melhor na parte de gerenciamento, confesso que no quesito performance (comparamos RH4U7 64bits x Windows 2003 R2 64 bits), o desempenho foi exatamente o mesmo (teste sintético com ferramentas simuladoras de geração de Workload).

Entaum fica a sua escolha e risco, ah e outro detalhe: Veja que as distribuições Linux homologadas para Oracle são Red Hat, Suse e Asianux (CentOs não é homologada e se tiver problemas e precisar de suporte da Oracle, pode ter uma imensa dor de cabeça).

[]s

Anônimo

[quote=”CleitonHanzen”:1fi2pzvs]Opá…

Estou voltando à ativa no fórum depois de muito tempo…rsrsrsrsrs

Seguinte: Já vi uma situação muito parecida com a sua, porém a limitação é que a aplicação fazia leitura/gravação de arquivos no servidor de banco de dados, e os caminhos não eram “parametrizáveis” e se fosse para alterar a aplicação ia custar muito caro.

Acho que cada empresa e aplicação tem as suas necessidades, linux com Oracle é melhor na parte de gerenciamento, confesso que no quesito performance (comparamos RH4U7 64bits x Windows 2003 R2 64 bits), o desempenho foi exatamente o mesmo (teste sintético com ferramentas simuladoras de geração de Workload).

Entaum fica a sua escolha e risco, ah e outro detalhe: Veja que as distribuições Linux homologadas para Oracle são Red Hat, Suse e Asianux (CentOs não é homologada e se tiver problemas e precisar de suporte da Oracle, pode ter uma imensa dor de cabeça).

[]s[/quote]

Entendi o que vc quis dizer, só que eu já vi tudo sobre o sistema aqui e não tem nada sobre a questão que você me disse de que a aplicação faz leitura em algum caminho do SO. Não tem nada disso aqui.

Com relação à distro, estou utilizando o CentOS à fim de testes somente, qndo for fazer a migração oficial irei verificar essas questões.

[]’s
                Erik

Participante

Erik, boa tarde..!

Então, só um adendo, muitas vezes a aplicação é “cega” para qual o SO em que o banco está instalado, pois ela não conecta via SO e sim via IP e PORTA, tem muitas empresas que falam isto pois tem medo, é aquele velho ditado “em time que ta ganhando ninguem mexe”..

Você falou q está montando um servidor de teste, faz o seguinte se não for gerar problemas, caso a aplicação seja um client q vc instala localmente na sua máquina, aponte ela para o seu servidor LINUX, realize testes na aplicação e monte um relatório sobre isto e envie a empresa, caso tudo funcione perfeitamente, você tem uma “arma” para obrigar a empresa a te dar uma explicação bem mais detalhada, nem que seja “Nós somos burros e não entendemos nada”… Mas lembre-se, serão realizados apenas testes, nada que prejudique o servidor de produção.

Seria complicado se houvesse o caso em que o Claiton falou, leitura e gravação de informações em disco dentro da máquina do banco, mas como não há isto, vc precisa exigir um parecer deles pelo qual motivo não se pode utilizar linux.

Se for preciso, mostre na SUA empresa quanto eles irão economizar utilizando linux ao invés de Windows, pois assim eles irão abraçar junto com você esta luta (Economia muitas vezes ganha muitas guerras).

E se precisar de algo, o pessoal da outra empresa der alguma desculpa furada, fique tranquilo pois o pessoal aqui do GPO poderá auxiliar com uma contra-resposta..

Abraços..

Anônimo

[quote=”Thunder_Catz”:10gzftqg]Erik, boa tarde..!

Então, só um adendo, muitas vezes a aplicação é “cega” para qual o SO em que o banco está instalado, pois ela não conecta via SO e sim via IP e PORTA, tem muitas empresas que falam isto pois tem medo, é aquele velho ditado “em time que ta ganhando ninguem mexe”..

Você falou q está montando um servidor de teste, faz o seguinte se não for gerar problemas, caso a aplicação seja um client q vc instala localmente na sua máquina, aponte ela para o seu servidor LINUX, realize testes na aplicação e monte um relatório sobre isto e envie a empresa, caso tudo funcione perfeitamente, você tem uma “arma” para obrigar a empresa a te dar uma explicação bem mais detalhada, nem que seja “Nós somos burros e não entendemos nada”… Mas lembre-se, serão realizados apenas testes, nada que prejudique o servidor de produção.

Seria complicado se houvesse o caso em que o Claiton falou, leitura e gravação de informações em disco dentro da máquina do banco, mas como não há isto, vc precisa exigir um parecer deles pelo qual motivo não se pode utilizar linux.

Se for preciso, mostre na SUA empresa quanto eles irão economizar utilizando linux ao invés de Windows, pois assim eles irão abraçar junto com você esta luta (Economia muitas vezes ganha muitas guerras).

E se precisar de algo, o pessoal da outra empresa der alguma desculpa furada, fique tranquilo pois o pessoal aqui do GPO poderá auxiliar com uma contra-resposta..

Abraços..[/quote]

Thunder_Catz, boa tarde!

Gostei da sua resposta, é isso mesmo que irei fazer. Vou fazer uma nova instalação de tudo o que já fiz. Descobri um novo parâmetro de configuração aqui da aplicação com o banco e vou ver se dá certo.

Esta situação que estou passando é atípica e pode ocorrer em qualquer empresa que tem a sua aplicação de terceiros, é bom levantar casos assim para que gere discussão e assim possamos ver como que funciona as políticas de certas empresas.

[]’s
                    Erik

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.