Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 18 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 1 mês atrás por David Siqueira.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 19 do total)
  • Autor
    vieri
    Participante

Caros DBA experientes.
      Rodrigo,Marcio, ishi e demais que esqueci….

Gostaria da opnião técnica e como se comportariam nesta situação.

Vcs administram um oracle rac com 2 nós que funciona perfeitamente
      um avião!tudo ajustado e com excelente projeto fisico…

em função de corte de verda da empresa foi definido
      que a empresa irá se desfazer de um dos nós( se desfazer mesmo),
      para diminuir os encargos com a empresa que realiza o hosting(hospeda
      o servidor) e diminuir nas licensas e visto que o acesso do sistema
      está mto baixo.

Como agiriam técnicamente e em reuniões.

conto com apoio dos amigos de fórum!

[]s a todos e ótimo fds com mta diversão 8)

CleitonHanzen
      Participante

Opá..

Sei q temos nossas diferenças e vc não me citou como DBA experiente, mas vou postar minha opinião…. 🙂

Infelizmente, quem acreditava q a crise internacional não ia nos afetar, está se dando mal e bem mal….trabalho bastante com DataCenter e nessa época de renovação de contratos, o que mais ouço é a bendita redução de custos. Nas reuniões, coloco sempre como foco para o cliente, que ele tem de ter bem definido o q ele quer, ás vezes as decisões são estratégicas e nossa opinião “técnica”, apesar de ser respeitada, não é levada muito em consideração.

Enfim, minha opinião, é que cada caso é um caso, e depende muito das necessidades do cliente e, principalmente, qual o orçamento de TI que ele possui. Quem manda é o cliente, mas tentaria até o final manter o ambiente como está, qualquer alteração em infra-estrutura pode ter resultados inesperados….

Grande abraço e t+…

Participante

Fala Vieri…

Bom.. falar de crise é complicado.. acho q oq mais pega é a oportunidade q muitas empresas estão vendo para reduzir custos…
          Vou citar exemplo da empresa q trabalho.. empresa de CallCenter..
          Atualmente temos cerca 15 bancos dividitas em 6 servidores.. 2 ibm com 10g e 4 Xeon(maquinas fracas) com 8i, todos com linux..
          E nestas 15 instâncias temos cerca de 50 owners(campanhas).. um total de 1300 aplicações conectando nelas diretamente..
          Ontem recebemos um e-mail que um de nossos clientes que ira aumentar sua operação em 200 pontos.. ou seja.. de 1300.. teremos 1500 acessos diretos a estes bancos..

E a empresa informou que teremos q utilizar oq temos agora..

Realizamos um levantamento de quantas vezes os servidores caem por dia.. parando as operações.. e isto gera perda de $$ para a empresa..
          Colocamos este valor perdido por dia.. depois por mes.. e depois por ano..

Apos isto realizamos cotação de equipamentos..licenças (oracle/linux).. etc..

Apos isto dividimos este valor por ano.. mês.. e dia..

Realizamos uma comparação de quanto a empresa perde hj em dia.. e quanto ela ira gastar por dia adquirindo equipamentos novos….

Agora está a merce deles.. a proposta foi enviada.. estamos no aguardo…

Creio q vc deve fazer o mesmo.. verificar o valor gasto com este nó.. e qual seria o preju.. caso aconteça alguma eventualidade e realizar uma comparação.. para a empresa ver se realmente vale a pena desfazer deste nó…

É como minha avó sempre dizia…
          “O barato.. acaba saindo muito caro..”
          E este dito.. é muito correto para a nossa area…

Bom.. não tenho nem 1/10 do conhecimento dos amigos citados por ti.. mas esta é uma experiência que estamos passando la na empresa…

Abraços…

vieri
          Participante

Amigos, quando citei nomes foi os que vieram a cabeça,
            existem dezenas de profssionais excelentes por aqui… citei
            pq são mto ativos….

obrigado pelos conselhos(Thunder_Catz , CleitonHanzen )
            obs:não tenho diferenças com ninguém!! 😉
            aqui no GPO só temo profssionais de alto nivel técnico e educação..

Essa crise está afetando e muito!!
            pq os custos em TI acabando ficando mascarados qdo a empresa fatura mto, ai quando esse faturamente cai, acaba sobrando pros profisionais que administram uma infra-estrutura cara, enxugar no orçamento
            e correr risco de ficar com uma infra que não atenderá uma demanda futura!!!

voltando a algo técnico

quais seriam os steps para essa operação…
            imagino algo do tipo.

1)baixar todos serviçoes do nó 2 !
            2)baixar o serviço do cluster do nó1 !
            3)desconexão do servidor(vão remover mesmo)
            4)Ajustar listener localmente e tnsnames clientes.
            5) desinstalar o cluster(existe essa necessidade?)
            6)Ajustar parâmetros(existe nescessidade?)
            7)Testar , testar e testar!!

Alguem tem algo a acrescentar ou ajudar técnicamente na montagem
            do roteiro ?

[]s..

Rodrigo Almeida
            Participante

Vieri,

As condições que tu está é bem delicado mesmo, vou dar uma opinião no ponto de vista “gerencial”.

1) Se o RAC não está com muita carga, trabalhando em seus 15% a 20% de LOAD diário, talvez, ** não conheço o ambiente ** está com muita máquina para pouca aplicação.

Nessa crise que está deixando todos loucos, as vezes isso pode ser UM TIRO NO PÉ do departamento de TI, pq o pior vocês já tem, que foi comprar o hardware, licensas e bancar o projeto.

Mas, exste a “ECONOMIA BESTA”, que é cortar os custos desse specífico projeto, por talvez esses motivos:

• O aluguel no DataCenter para as 2 máquinas está caro.
              • A licensa de renovação RAC é realmente caro!
              • Se o banco de dados estiver com o bd em EE + RAC deixa muito mais caro.
              • Tem a mensalidade dos seus links pode estar alto e com um baixo volume de tráfico possa sofrer um DOWNGRADE.

E mais outras “picuinhas” que os gerentes sempre acham. O Thunder passou um briefing básico que o pessoal de TI geralmente passa para a alta direção quando se quer cortar custos de projetos ou ambientes de produção, sempre tem aquela pergunta no final, Pelo Total que irá deixar de ganhar, quer mesmo fazer esse corte? E manda assinar para depois que passar a crise ninguem ficar enchendo o seu saco e falar que o TI está fazendo perder dinheiro!

Sobre sua situação técnica. Tem algumas soluções que podem ser vistas, por exemplo:

• Tu pode tirar uma base RAC de 2 nós e passar para uma single instance usando o RMAN, desative uma máquina (nó) apague o banco e faça backup do único nó que ficou no AR e faça a restauração para o antigo nó. Que sua base irá virar uma single instance.
              • Depois tem a configuração dos services e nos clientes dos usuários, pois não terá mais TAF ou LOAD_BALANCE configurado.

• Se tu tem bastante usuários, quando montar a SINGLE INSTANCE, já pense em colocar o MTS na base, pois assim força o usuário a entrar no MODO shared na base e não ocupando espaçinhos em memório igual ao dedicado, que isso aos poucos pode diminuir sua performance.

• Analise como está as cargas do seu RAC, veja como as instâncias estão trabalhando, tire métricas, pode usar o ADDM, AWR e ASH para isso, e monte um report. Caso eles não queiram mesmo, com essas métricas deverá saber se será necessário um UPGRADE de hardware no nó que receberá a single instance, como mémoria, processador e etc.

• Suas estratégias de backup também mudam, e dependendo como for, deverá mexer nos scripts e talvez mudar a estratégia, já que não terá mais um RAC onde poderia fazer backup em horário comercial quando uma instância estivesse mais tempo em idle.

E diversas outras coisas Vieri, o mais normal do mercado é mudar um Single instance para RAC, de RAC para Single é bem raro =D

Mas nada que tu consiga fazer rapaz! Manda bala que tem aqui no GPO uma “pancada” de profissionais que poderão lhe passar sugestão e dicas de como realizar, sempre nivelados.

Abraços,
              Rodrigo Almeida

David Siqueira
              Participante

Meu velho indosso as palavras do Rodrigão, e outra, só com esse relatório de métricas e de performance do seu ambiente RAC , quando você passa-lo para Single já vai ficar visivelmente mais lento, visto que hoje ha a tecnologia de alta disponibilidade com alta ESCALABILIDADE que é o forte do oracle RAC, passando para Single instance você terá o que todo mundo que não trabalha com RAC tem, concorrências diárias, sobrecarga de sessões, sobrecarga em cima do Hardware, consequentemente mais leituras, mais escritas etc e tal, e se o caso é cortar custos é óbvio que não havera uma possibilidade de cotar um Hardware que seja pelo menos próximo das duas máquinas que tu tem hoje em RAC, pois assim pelo menos mascararia a falta de um dos nós pois o hardware estaria mais robusto de certo modo. Bem , prepare-se para uma pequena guerrinha de vaidades, junte suas armas , documente-se e faça com que o alto escalão assine tudo , pois você não vai querer ninguem na sua orelha dizendo que por incompetencia “sua”, o negocio da empresa degradou.
                Boa Sorte Rapaz!!!..
                Abcs

Rodrigo Almeida
                Participante

Sempre Lembrando!!!

RAC não é + performance, e sim ESCABILIDADE!!!

Abraços,
                  Rodrigo Almeida

vieri
                  Participante

Caros,

top – 11:32:35 up 36 days, 10:01, 1 user, load average: 0.52, 0.60, 0.72
                    Tasks: 954 total, 1 running, 953 sleeping, 0 stopped, 0 zombie
                    Cpu0 : 9.8% us, 2.0% sy, 0.0% ni, 87.1% id, 0.3% wa, 0.3% hi, 0.3% si
                    Cpu1 : 1.7% us, 1.7% sy, 0.0% ni, 96.6% id, 0.0% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Cpu2 : 0.7% us, 1.4% sy, 0.0% ni, 98.0% id, 0.0% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Cpu3 : 0.7% us, 1.3% sy, 0.0% ni, 98.0% id, 0.0% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Cpu4 : 0.7% us, 1.4% sy, 0.0% ni, 98.0% id, 0.0% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Cpu5 : 1.0% us, 1.0% sy, 0.0% ni, 94.2% id, 3.7% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Cpu6 : 3.4% us, 1.4% sy, 0.0% ni, 95.2% id, 0.0% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Cpu7 : 0.3% us, 0.3% sy, 0.0% ni, 99.3% id, 0.0% wa, 0.0% hi, 0.0% si
                    Mem: 16411216k total, 15592000k used, 819216k free, 85472k buffers
                    Swap: 32764528k total, 395268k used, 32369260k free, 2461068k cached

PID USER PR NI VIRT RES SHR S %CPU %MEM TIME+ COMMAND
                    19366 oracle 15 0 8326m 8.0g 8.0g S 5 51.3 0:13.04 oracle
                    30280 oracle 16 0 8229m 8.0g 8.0g S 3 51.2 1894:56 nmccollector
                    8482 oracle 15 0 8326m 8.0g 8.0g S 2 51.3 0:07.25 oracle
                    13396 oracle 15 0 8326m 8.0g 8.0g S 1 51.3 0:56.94 oracle
                    17496 oracle 16 0 6812 1680 772 R 1 0.0 0:00.22 top
                    22964 oracle -51 0 8337m 8.0g 8.0g S 1 51.3 300:34.00 oracle
                    584 root 0 -20 0 0 0 S 0 0.0 114:30.03 mpp_dcr
                    7977 root 17 0 6564 1184 972 S 0 0.0 31:45.35 init.cssd
                    22908 oracle 15 0 8329m 8.0g 8.0g S 0 51.2 20:33.17 oracle
                    23006 oracle -51 0 8337m 8.0g 8.0g S 0 51.3 111:47.89 oracle
                    23136 oracle 15 0 8329m 8.0g 8.0g S 0 51.2 10:14.23 oracle
                    24142 oracle 17 0 92036 11m 7152 S 0 0.1 14:14.56 emagent
                    22461 oracle 16 0 8332m 8.0g 8.0g S 0 51.3 25:37.31 oracle
                    22632 oracle 16 0 8329m 8.0g 8.0g S 0 51.3 4:31.04 oracle
                    3684 oracle 16 0 8322m 8.0g 8.0g S 0 51.2 0:01.54 oracle
                    3694 oracle 16 0 8322m 8.0g 8.0g S 0 51.2 0:01.51 oracle
                    24079 oracle 16 0 8326m 8.0g 8.0g S 0 51.3 0:40.12 oracle

como vemos está sobrando muitaa maquina,
                    estou com em média 95% idle e um load avarege de 0.5,
                    já administrei este servidores com 15%idle em cada nó,
                    e L.A de 2.4 até 3.0.

Perante a situação infelizmente não à defesa,
                    minha única saída é implementar(ou melhor desemplementar)

Até porque pensando bem , não faz sentido ter uma ferrari
                    que vc não irá passar de 100KM.
                    /

Estou tentando preparar um roteiro quando tiver com ele pronto posto
                    aqui…

Rodrigo, ao remover a máquina séria realmente nescessário o drop database e o restore com o rman.

vc sabe de alguma nota do metalink que descreve isso.

[]s.

CleitonHanzen
                    Participante

Opá..

Bom, teria que avaliar a questão licenciamento, mas se possível deixaria a instalação como cluster (mesmo rodando como single instance), vai que numa dessas a empresa resolve voltar atrás daqui uns 6 meses, o trabalho e custo serão bem menores…. 🙂

Falando nisso, vc está com o RAC em Enterprise ou Standard? No 10g Release 2 Standard o RAC é incluso na licença e tem limite de até 4 processadores físicos (diferente da enteprise que conta a licença por core do processador)

Aparentemente a tua máquina suporta Standard (8 processadores lógicos = 4x dual core ou 2x quad-core)..

Vlws…

vieri
                      Participante

Aqui é standart sim…

já pensei na possibilidade de manter o node1 com o rac instalado porém
                        com os serviços off-line.

mas fica com cara de bacalha..

acho que não existe um procedimento sólido para oque eu desejo.
                        algo do tipo:
                        “how to converting oracle rac asm to single instance asm”

[]s

CleitonHanzen
                        Participante

Opá..

Bom, talvez o ideal não seja deixar os serviços offline. Mas remover o nó do cluster mesmo….deixar somente um nó, rodando o ORACLE_HOME do banco como instalação em cluster, aí caso seja necessário, basta re-adicionar o segundo nó….

Tenho um procedimento que um outro DBA da empresa realizou num cliente há um tempo atrás…

Passa pra mim teu e-mail, que te mando (é um pouco extenso pra postar aqui)….

Vlws…

David Siqueira
                          Participante

Vieri meu velho, posso até estar sendo redundante no que vou falar , mais esses são os passos de remoção de um NODE do RAC:

1 – deletar a Instance do Node a ser deletado
                            2 – Limpeza da Instance ASM
                            3 – Remoção do Listener do Node a ser deletado
                            4 – remover o Database do Node
                            5 – Remover o Node do ASM
                            6 – Remover a configuração ONS do nó a ser deletado
                            7 – Remover o Nó do Clusteware

A maioria dos passos você consegue fazer via Wizard, apenas a parte da remoção da Instance ASM que é meio que linha de comando , porque na realidade será removido o servico via SRVCTL, e na parte de remoção do DATABASE from NODE, você tem um passo de remoção do software de instalação da máquina onde o NODE será eliminado.

Bem espero ter ajudado.
                            ABcs.

David Ricardo

Rodrigo Almeida
                            Participante

Vieri,

A idéia de deixar o banco com a configuração de RAC é boa, pq se eles mudarem de idéia, o cluster já está pronto! Ainda mais que tu já na licensa standart, que já vêm com RAC, então fica mais fácil.

O próprio CRS pode ajudar a tu remover os segundo nó. O David postou alguns passos para a remoção manual completa, para lhe auxiliar.

Abraços,
                              Rodrigo Almeida

vieri
                              Participante

Opa Cleiton ficaria enormemente agradecido
                                se enviasse para meu e-mail.

danimello88@yahoo.com.br
                                ou
                                danielmellovidal@yahoo.com.br

Quando vc diz remover o nó do cluster mesmo,
                                vc se referência a o que vai ficar(sobrevivente) ou o nó que será removido?

Drbs,
                                o roteiro que estou realizando está parecido
                                com este ai, mas existe muitos detalhes que podem passar desapercebidos.

minha preocupação inicial e manter o node1 funcionando e sem nenhuma dependência com o node2,
                                para ai sim remover o node2.

oque quer dizer com deletar a instance e deletar database?

ate aonde eu sei, o drop database remove a instânce.E iso que quiz dizer?
                                vc sabe qual comando no srvctl eu removo o nó do cluster e os serviços eliminando as depêndencias.

inicialmente no 1°teste eu irei desativar os serviços e desligar a maquina para testa o fail over
                                pois já peguei esse rac criado e não realizei testes.

srvctl stop instance -d host2 -i instance

srvctl stop asm -n host2

srvctl stop listener -n host2

srvctl stop nodeapps -n host2

cd /etc/init.d/
                                ./init.crs stop

abraços!!

Ricardo Portilho Proni
                                Participante

Quanto à reunião, eu não iria me opor à retirada de um dos nós, a princípio.

Mas o cliente precisa ver números para decidir, então eu faria a seguinte pergunta para ele: Quanto custa para seu negócio uma manhã inteira sem esse sistema, em caso de falha?

Se o custo do downtime for maior que o da licença (e geralmente não é), eu retiraria o nó sem problemas.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 19 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.