Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 7 meses atrás por CleitonHanzen.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Bom dia moçada, estou montando um ambiente RAC e estou utilizando o duplicate do RMAN, não estou criando as instâncias pelo DBCA, estou fazendo as tarefas na unha.

Ambiente Atual
      ora.dbprd1.db application ONLINE ONLINE orao…ub02
      ora….11.inst application ONLINE ONLINE orao…ub01
      ora….12.inst application ONLINE ONLINE orao…ub02
      ora….prd1.cs application ONLINE ONLINE orao…ub02
      ora….d11.srv application ONLINE ONLINE orao…ub01
      ora….d12.srv application ONLINE ONLINE orao…ub02

Novo ambiente ( com o duplicate)
      ora.dbprd1.db application ONLINE ONLINE orao…ub02
      ora….11.inst application ONLINE ONLINE orao…ub01
      ora….12.inst application ONLINE ONLINE orao…ub02

Como vocês podem ver, no ambiente atual existem três serviços a mais em relação ao novo ambiente. Os serviços que estão a mais são
      ora….prd1.cs application ONLINE ONLINE orao…ub02
      ora….d11.srv application ONLINE ONLINE orao…ub01
      ora….d12.srv application ONLINE ONLINE orao…ub02

Quero saber o seguinte, esses serviços que eu não tenho no meu novo ambiente eu irei precisar deles ?
      Abri um chamado no Metalink e a Oracle me disse que ter os serviços no RAC é opcional (ora….d11.srv ora….d12.srv). Fazendo testes de conexão e tal percebi que o RAC está fazendo balanceamento normalmente, eu preciso destes serviços ? qual é a funcionalidade desses serviços ?, qual é o problema de eu não ter esses serviços no meu novo ambiente ?

Obrigado
      João Paulo Spaulonci

CleitonHanzen
      Participante

Opá…

Entaum, se vc utilizar um único serviço (geralmente o próprio nome do banco/instance) vc vai ficar sem os itens abaixo:

1. Imagine se vc conseguir separar um serviço para cada setor da empresa (financeiro, RH, produção, etc…etc..), existe como vc determinar QUAL setor é que o mais “pesado”…
        2. Caso seja necessário fazer uma manutenção num aplicativo, basta ‘parar’ o determinado serviço..

3. Caso seja montada uma base Standby (usando DataGuard, por exemplo), sem a utilização dos serviços não existe o Failover automático para as aplicações…

4. Se Vc quiser que um determinado serviço somente execute num único server, também não terá como fazer…

5. Se não me falhe a memória, aplicações que utilizam TAF não funcionam sem serviços….

Enfim, a utilização do serviços de conexão ao banco (parâmetro SERVICE_NAMES) fornece diversas formas de deixar o ambiente mais “dinâmico”, se vc usar somente o serviço padrão ficarás sem esta “maleabilidade”….

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.