- Este tópico contém 17 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 10 meses atrás por
burga.
-
AutorPosts
-
25 de maio de 2010 às 8:47 am #94203
Sgc380
ParticipanteEstou com um problema, qualquer coisa que eu va fazer no banco (Oracle 10g), através do Enteprise manager e que esta ação dependa do usuario e senha do windows, não é possivel executar porque ele não aceita o usuario e senha do windows. Ele insiste em dizer que o usuário e senha esta errado, apesar de estar certo e aconta ter privilégios de administrador.
Se alguém puder me ajudar
25 de maio de 2010 às 3:40 pm #94204rwarstat
ParticipanteO usuário está no grupo ora_dba da máquina onde está instalado o banco?
Roberto
25 de maio de 2010 às 5:52 pm #94208Peterson
ParticipanteAcho q não entendi sua dúvida. No EM nunca ouvi dizer que se use usuários do sistema operacional. Acredito que ele faça autenticações através do listener, portanto é necessário você usar credenciais do SGBD. Tente logar com o usuário system e sua respectiva senha, selecione no campo Connect as ‘Normal’.
25 de maio de 2010 às 6:04 pm #94209Sgc380
ParticipanteFarei um print e colocarei a imagem aqui.[/img]
25 de maio de 2010 às 6:15 pm #94210VitorLeandro
ParticipanteAcho que sei qual o seu problema. Acontece muito de não estar habilitada a autenticação por S/O. Certifique-se que o parametro “SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES” do SQLNET.ora esteja definido como (NTS), conforme abaixo:
Local: ORACLE_HOME/NETWORK/ADMIN/SQLNET.ora
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NTS)
Pra confirmar, tente conectar assim:
sqlplus /nolog
conn / as sysdbaps: Em alguns casos foi preciso reiniciar o Servidor… (Coisas de Windows)
25 de maio de 2010 às 6:17 pm #94211Peterson
ParticipanteVitor, isso é válido para a autenticação via linha de comando. E quanto ao EM?
25 de maio de 2010 às 6:29 pm #94212Sgc380
ParticipanteVitor.
Olhei o arquivo e esta do jeito que vc falou.
conectei como conn /as sysdba e funcionou. so que ao chegar nessa tela que envio acima sempre fala que minha senha esta errada. Alguem tem mais alguma ideia?
25 de maio de 2010 às 6:34 pm #94213VitorLeandro
ParticipanteSempre funcionou para o EM tambem. E olha que já aconteceu muito comigo.
Eu sempre parto do mesmo princípio. No Linux, as credenciais de usuário e senha que você seta no EM, realmente funcionam. No Windows, sempre que o EM precisa acessar algo do S.O, ele pede o usuário e senha e não funciona. Isso se o parametro do SQLNET.ora estiver ().
Todos os casos que já pequei em Windows mnha solução foi esta!
25 de maio de 2010 às 6:36 pm #94214VitorLeandro
ParticipanteVerifique se o usuário que você informou está no grupo ORA_DBA…
25 de maio de 2010 às 6:37 pm #94215Peterson
ParticipanteVitor,
Realmente esse parâmetro deve estar ativado para suportar a autenticação por sistema operacional. Minha dúvida é: Há como fazer login no EM com um usuário de sistema operacional?
25 de maio de 2010 às 6:44 pm #94216Sgc380
ParticipanteEstou usando o SO windows. O usuário esta no grupo ora_dba, estou logado no Bd como sys e o usuário do windows é pedido quando estou fazendo, por exemplo uma reorganização de tabela através do EM. pois fala que precisa do usuário e senha do windows para gravar coisas no disco,e o meu usuário e administrador da maquina e possui permissão de gravação em disco, não sei realmente porque não da certo.
O link do print do erro é esse aqui.
25 de maio de 2010 às 6:46 pm #94217VitorLeandro
ParticipanteDeixa eu ver se intendi… Na primeira tela de login do EM, ao invés de logar com um usuário do Oracle (sys / system…), você logar com o usuário do S/O?
Não! Aquele usuário é de banco. Mas no EM, há algumas opções monitoramento do o S/O, como memoria, CPU… Tambem tem a opção de diretórios, IMP/EXP, restart do Listner, alguns serviços do RAC… Isso tudo você pode fazer via EM, mas depende que esteja setado no EM o usuário e senha do Windows.
Foi isso mesmo que perguntou?
25 de maio de 2010 às 6:47 pm #94218burga
ParticipanteOi Sgc380,
Eu já peguei este erro uma vez e corrigi da forma como postei nesse tópico do Hudson:
https://www.profissionaloracle.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=18078&highlight=logon#18078
25 de maio de 2010 às 6:49 pm #94219VitorLeandro
ParticipanteCara, manda o erro no meu e-mail por favor. Estou em um cliente e não tenho acesso:
25 de maio de 2010 às 7:05 pm #94220Peterson
ParticipanteOpa, aí as coisas estão mais claras… Você logou no EM com o Sys e está fazendo um reorg de uma tabela… aí ele pede uma credencial para usar recursos do sistema de arquivos e/ou sistema operacional, correto?
OK,
Aí temos que verificar coisas do tipo… o usuário do SO que está informando tem permissão no sistema de arquivos? o diretório alvo do privilégio está compartilhado? Se sim, você tem permissão no compartilhamento? Pode haver permissões especiais que neguem alguns recursos. Você é o DBA e o System admin ou há um outro profissional que cuida do SO?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.