- Este tópico contém 9 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por
Rodrigo Almeida.
-
AutorPosts
-
4 de janeiro de 2010 às 6:53 pm #91831
mpvargas
ParticipanteFala Galera
Feliz ANO NOVO e SUCESSO para TODOSGostaria de saber se alguem tem alguma documentação ou poderia fazer alguma comparação entre o funcionamento do Oracle e do PostGreSQL.
Instalamos o PostGreSQL aqui no trabalho para pequenas tarefas mas estou um pouco confuso com relação a parte física desse banco.Algumas dúvidas:
Como são armazenados os dados?
Onde ficam as tabelas?
Existem tablespaces (ou algo parecido), logs, etc?Agradeço pela ajuda.
Abraços a todos
4 de janeiro de 2010 às 9:47 pm #91832MauroLacerda
Participante4 de janeiro de 2010 às 9:49 pm #91833MauroLacerda
ParticipanteOutro bom.
http://www.postgresql.org/about/press/p … 84.html.br
5 de janeiro de 2010 às 4:32 pm #91838mpvargas
ParticipanteFala Mauro,
Obrigado pelas dicas (links)
Na verdade estou com duvidas sobre a parte fisica do banco, armazenamento, etc
O que ocorre é que criamos uma “instancia” do postgres para gravar os logs da aplicação (ERP) mas eu não participei do processo… agora preciso verificar algumas coisas do banco, tais como: espaço livre, tamanho das tabelas, etc… E estou todo enrolado pra descobrir essas coisas… acho que é muito Oracle na cabeça e acaba criando um bloqueio.
5 de janeiro de 2010 às 4:51 pm #91839MauroLacerda
ParticipanteVe se esse te ajuda
http://postgresqlbr.blogspot.com/2007/0 … resql.html
http://pt.wikibooks.org/wiki/PostgreSQL … _e_Restore
ABS>
5 de janeiro de 2010 às 4:57 pm #91840mpvargas
ParticipanteValeu Mauro,
Obrigado pela ajuda.É disso que estou precisando, coisas assim pra acender uma luz
Valeu…
5 de janeiro de 2010 às 5:19 pm #91841MauroLacerda
ParticipanteVargas,
Não tenho muito conhecimento em Postgre, mais se precisar de algo tenho amigos que conhecem muita coisa dessa ferramenta.
Abs e Boa sorte!
5 de janeiro de 2010 às 5:52 pm #91842mpvargas
ParticipanteObrigado Mauro,
Preciso saber só o básico para administrar esse pequeno banco que temos por aqui… o problema é que as apostilas tem muitas coisas e pouco conteudo que se aproveita…
Pretendo aprender um pouco mais para poder adquirir mais conhecimentos, é sempre bom…
Agradeço pela ajuda
Se um dos seus amigos tiver algum material (apostilas) que mostre o básico, mas que seja bem prática, eu agradeçoAbs
meu e-mail
marcelo_vargas@terra.com.br20 de janeiro de 2010 às 5:54 pm #92200mpvargas
ParticipanteCaros amigos,
Já li algo a respeito disso, mas nunca fiz nenhum teste.
Eu uso Oracle 10g com Linux CentOS.
Gostaria de saber se é possível criar ou restaurar uma instancia simplesmente copiando os arquivos (controlfile, datafiles, etc)?
Tem um detalhe…
Estamos testando uma nova storage de discos e ela está ligada ao servidor de desenvolvimento. Gostaria de fazer uma cópia física do banco de desenvolvimento e criar outro no mesmo servidor, só que em diretórios diferentes… é possível?
Como teoricamente essa instancia terá o mesmo nome, posso alterar no tnsnames.ora colocando nomes diferentes mas apontando pra mesma base?
Obrigado pela ajuda de todos.20 de janeiro de 2010 às 7:52 pm #92203Rodrigo Almeida
ParticipanteMarcelo,
É possível sim fazer isso, pode utilizar o DUPLICATE DATABASE do RMAN para fazer isso, ou até mesmo, Cópia fria de banco de dados e posteriormente rename de datafiles.
Abraços,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.