- Este tópico contém 6 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 10 meses atrás por
Peterson.
-
AutorPosts
-
12 de maio de 2010 às 5:11 pm #93960
marocha
ParticipanteBom dia a todos
Não entendo praticamente nada de Oracle, mas na empresa que trabalho, o BD é em Oracle e estamos migrando os Server 2003 para 2008.
Migrei e agora estou com o seguinte problema, instalei o server, coloquei como controlador de domínio tudo belezinha, posteriormente instalei o Oracle tudo nos conformes, porem, quando vou montar a base ele me da a seguinte mensagem: ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo
Dado esse erro.. não deixa prosseguir a criação do BD Oracle.
No Server 2003 não acontece esse problema.
Então fiz o seguinte teste.. em outra máquina.. coloquei o Server 2008, Instalei o Oracle e tentei criar o BD.. criou normal, porem, como preciso do domínio, depois de criar o BD Oracle nessa mesma maquina, fui colocar ele como controlador de dominio, coloquei e posteriormente fui tentar criar outra Base no Oracle, eis que deu o mesmo erro.
Então, o problema é esse.. essa incompatibilidade do Oracle com o Domínio.
Ahh.. to utilizando o Oracle 10.2.0.4
Alguem pode me ajudar?
Agradeço muito.
Obrigado
Marco Aurélio
12 de maio de 2010 às 5:24 pm #93962VitorLeandro
ParticipanteFala Marco,
Pode ser um erro em suas variáveis de ambiente… Set manualmente no DOS e essas variáveis e tente o startup na propria janela do DOS:
SET ORACLE_SID=
Teste o startup…SET ORACLE_HOME= EX: C:apporacleproduct11.2.0dbhome_1
Teste o startup…
Convem verificar tambem o Listner, mas faça tudo em uma mesma janela do DOS. Funcionando, aplique as variáveis de ambiente ou no regedit…
13 de maio de 2010 às 3:25 pm #93980marlontk
ParticipanteOpa.
Cara nunca precisei integrar Oracle + Dominio mas aconteceu algo aqui na empresa quando em uma maquina que tenho um banco de testes um funcionario foi testar o acesso a um dominio 2003 e depois deste teste dele tive que usar o programa Net Manager que vem junto com o banco onde é possível informar o dominio e esta alteração resolveu o meu problema.Notei tb que depois disso o arquivo tnsnames.ora a identificação do dominio foi adicionada e depois funcionou.
Exemplo do tnsbanco.dominio.COM.BR =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 10.0.0.123)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = banco)
)
)Atenciosamente
Marlon13 de maio de 2010 às 9:28 pm #93986Peterson
ParticipanteBom cara é o seguinte:
Primeiro, sugiro que chame um DBA para lhe auxiliar nisso. Banco de Dados sempre é uma coisa séria e crítica pra empresa…
Depois, quando você promove um servidor a controlador de domínio, ele “não tem mais” usuários e grupos locais… esses usuários e grupos são substituídos pelos usuários do domínio. Com isso, os usuários e grupos que o Oracle usa são perdidos.
Verifique as variáveis de ambiente que o Vitor sugeriu, repasse os arquivos tnsnames slnet etc e veja se todos estão corretos… verifique o listener.
E como a própria documentação da Oracle sugere… não deu certo a instalação? Não fique malhando ferro frio não… reinstalei tudo outra vez.
14 de maio de 2010 às 12:04 am #93995CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Concordo com o amigo que disse pra chamar um DBA pra resolver, mas seguem algumas dicas para Oracle em Servidor AD:
Verifique se existe um grupo chamado ora_dba e adicione os usuários a este grupo
Conceda também o privilégio de “Criação de Objetos Globais” aos usuários que executam o serviço (administradores e/ou LOCAL SYSTEM)
Antes de tentar conectar no banco, os serviços do listener e o serviço do banco nos services do Windows precisam estar inicializados
PS: Re-instalar tudo nunca vi em nenhuma documentação da Oracle, somente contactando o suporte Fraquíssimo da Oracle q dão essa sugestão “porca”…
14 de maio de 2010 às 1:54 am #93999Peterson
ParticipanteComo você estará trabalhando em um Domain Controller, se quiser ter esse grupo ora-dba terá de criá-lo no Active Directory
agora quanto ao comentário do Cleiton…
Consultas ao docs.oracle.com lhe esclarecem sobre a solução “porca”. Se tiver dificuldades me fale que lhe envio o link exato! Não acho o suporte da Oracle fraco, embora tenha precisado recorrer a ele uma única vez, mas aí já entra na questão de gosto!
😆
14 de maio de 2010 às 3:47 am #94001Peterson
ParticipanteMarco,
Nunca fiz a instalação de um banco em um domain controller, mas acredito que você tenha que configurar o parâmetro LDAP_DIRECTORY_SYSAUTH também. Esse parâmetro ativa a autorização baseada em diretórios LDAP para os usuários com privilégios SYSDBA e SYSOPER.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.