Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Arley
    Participante

Olá Amigos!!!

Estou estudando java e fazendo um programinha de exemplo de um artigo que vi. Porém, tive a infelicidade de o exemplo usar Oracle XE, que sinceramente me decepcionou muito pela falta de informações e esclarecimentos.

Eu instalei tudo conforme manda a regra, aliás não tem segredo algum. Agora o segredo é saber quais são os serviços que o programa precisa para executar. Existem 5 conforme apurei, dois vem habilitados por padrão após a instalação, em nenhum lugar encontro para que servem tais serviços.

Acho que o Oracle XE por ser destinado a testes executa um péssimo papel, pois não há documentação em português, as que tem não explicam nada a fundo, é tudo confuso. Vasculhei muito a net antes de postar aqui, espero que alguém tenha uma luz aí!

Quando digito no “Executar linhas de Comando em SQL” conn, coloco o nome de usuário que cadastrei e ele não permite a conexão pois diz que inicialização ou encerramento da aplicação está em andamento erro ORA – 01033.

Se utilizo o comando conn as sysdba qualquer coisa que eu ponha seja de senha ou usuário conecta. É uma aberração não é?

Quando tento acessar o http://127.0.0.1:8080/apex via brownser não funciona. Diz que não foi possível conectar. Tentei isto usando Google Chrome e IE.

Meu SO é Win XP 32

Não sei o que pode estar errado.

Já achei em alguns fóruns que pode ser problema no Listener, sei que ele é responsável por atender as requisições ao SGBD, porém onde acho isso, onde configuro?

Muitos tiveram este problema, cada hora é uma solução diferente, de forma que pode ser tudo rsrsrs Acho que a Oracle deveria montar uma documentação clara e segura sobre seus produtos principalmente quando se trata de produtos para teste que deveriam ser de simples e fácil instalação.

Quem puder e souber, ajude por favor!

marlontk
      Participante

Para acessar o apex
        begin dbms_xdb.setListenerLocalAccess(false); end;
        executa este comando no cmd Tnsping xe e posta a resposta.

Douglas Paiva de Sousa
        Participante

@shark22h

Eu compreendo o fato de você estar tendo problemas com o Oracle XE e estar descontente com algumas coisas, mais antes de fazermos alguma critica sobre alguma coisa (seja lá o que for) antes é preciso buscar informações a respeito e tentar entender as coisas, considerando o seu post gostaria de te deixar 3 dicas e espero que sejam úteis.

1 – Para se trabalhar/estudar tecnologias Oracle antes de mais nada é preciso ter uma base no idioma inglês, isso vem de encontro ao que você disse quando mencionou que quase não achou material em português, e o pouco que achou não era claro e objetivo. Infelizmente isso é uma realidade, material de Oracle útil de verdade sempre estará em inglês.

2 – Quando você diz que digitar “conn / as sysdba” é uma aberração, não é! Tenha certeza disso, procure estudar um pouco sobre a arquitetura do banco de dados e depois repense sua opinião a respeito deste item também.

3 – Considerando a versão XE do Oracle eu concordo com você que ela é um pouco “chata” de se usar e para contornar isso você pode baixar a versão full do banco de dados, basta criar um profile no site da Oracle e baixar a versão, você encontrará muito mais documentações e informações (em inglês é claro) a respeito, além do que não precisa pagar nada e também não precisa de nenhum tipo de serial, crack ou coisa do tipo, pois para fins de estudos não há problemas em utilizar as versões full.

Espero ter ajudado.

Arley
          Participante

Olá Amigos!!

Muito obrigado por me socorrerem…..

Bem, primeiramente gostaria de dizer ao MarlonTK que fiz o que ele sugeriu, digitando tudo aquilo no “Executar linha de comando SQL” e a resposta que obtive foi: “ORA 06550 – o identificador dbms_xdb.setListenerLocalAccess deve ser declarado.” Ou seja, infelizmente não obtive êxito.
            Agora, você mencionou que era para executar no cmd tnsping xe, era isto mesmo né? Ou fiz no lugar errado?

Gostaria também de dizer ao DPaiva, que realmente busquei e a maioria era mesmo em inglês. Não sou analfabeto em inglês sei me virar até mas livros e artigos técnicos aí me complica um pouco, fora que perco em agilidade, talvez eu tenha que melhorar um pouco meu inglês mesmo 🙁 .

Além disso, entendo que conn as sysdba, estamos nos logando como administrador do banco de dados (DBA), o que não entendo é que ele nunca recusa a senha e o usuário colocado por mim. Porque cadastro uma senha se a mesma não é conferida neste momento. São muitas dúvidas, e nada bate com o que tento fazer.

Se alguém puder me ajudar agradeço muito, caso contrário tentarei baixar a versão full (que é enorme quase 3GB) o que levará quase o dia todo no meu PC, conforme sugeriu DPaiva, para ver se consigo utilizar o produto e prosseguir meus estudos. Espero que a versão full tbm não seja um abacaxi.

Qualquer consideração por favor postem, estarei visitando o tópico duas vezes por dia e qualquer ajuda ou comentário será bem vindo.

Mais uma vez, muito obrigado a todos que se dignaram a responder 🙂

marlontk
            Participante

Bom dia,
              Utilizo a versão 10G e com o usuario system executei o comando sem problemas. segue abaixo

Connected to Oracle Database 10g Express Edition Release 10.2.0.1.0
              Connected as system

SQL> begin dbms_xdb.setListenerLocalAccess(true); end;
              2 /

PL/SQL procedure successfully completed

SQL> begin dbms_xdb.setListenerLocalAccess(false); end;
              2 /

PL/SQL procedure successfully completed

SQL> show user;
              User is “system”

Quanto ao tnsping é um utilitário que é executado em linha de comando que no caso do windows vem a ser o cmd ou antigo command e ao executar ele passamos “alias” que identifica as configurações do banco de dados que será conectado que nossas aplicações isto é apenas para testar a conexão da maquina com o banco segue exemplo abaixo.

C:UsersMARLON>tnsping xe

TNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 11.2.0.1.0 – Production on 04-OUT-2
              012 08:03:16

Copyright (c) 1997, 2010, Oracle. All rights reserved.

Arquivos de parÔmetros usados:
              D:oracleproduct11.2.0client_11networkadminsqlnet.ora

Usado o adaptador TNSNAMES para resolver o apelido
              Tentativa de contatar (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)
              (HOST = 192.168.26. 8) (PORT = 1521))) (CONNECT_DATA = (SERVICE_NAME = xe)))
              OK (20 ms)

C:UsersMARLON>

Neste exemplo podemos identificar o ip do servidor 192.168.26.8 e porta que o banco esta atendendo 1521 e o nome do serviço XE. neste caso se conectar no sql coo usuario/senha@xe vai conectar( se a senha estiver correta).

Quanto ao banco utilizo 10GXE ele em +- 25 bases e não tenho problemas com ele, pelo contrário, utilizo as mesmas funcionalidades que utilizo nas bases SEO(pagas) mas com o volume de dados bem menor já que ele tem limitações de Ram(1GB),volume de dados(4gb) e processador(1), Na versão 11GXE foi aumentado para 11GB.

Claudio de Castro Soares Santana
              Participante

Bom dia!
                Shark22h, em relação ao problema de acessar o apex via browser não funcionar pode ser um problema com o servidor de aplicação, se eu entendi direito.
                Quando você vai utilizar o apex e precisa instalar um servidor de aplicação.
                Peço que você de uma olhada no site http://www.oracle.com/technetwork/devel … index.html.
                Para executar o apex você pode user o OHS ou Embedded PL/SQL Gateway ou apex listener. Sugiro que você de uma olhada na documentação.
                Espero ter entendido corretamente o seu problema e que tenha conseguido ajudar.
                Boa sorte!

Claudio

Arley
                Participante

Olá Marlon,

Muito obrigado por me socorrer aqui cara, então fiz aquilo que vc me indicou e que funcionou aí contigo. Veja os resultados, preferi printar a tela.

Arley
                  Participante

Não consegui adicionar imagem aqui….rsrsrs vai lá o que foi digitado no sql cmd:

sql>connect system/12345@xe
                    ERROR:
                    ORA-12528: TNS: listener: todas as instancias apropriadas estão bloqueando novas conexões

sql>connect
                    informe usuário: system
                    informe a senha: *
                    ERROR:
                    ORA-01033: Inicialização ou Fechamento do Oracle em progresso

sql>show user
                    user é ""

sql>conn
                    informe usuário:asaf
                    informe senha:*
                    Error:
                    ORA-01033: Inicialização ou Fechamento do Oracle em progresso

sql>conn as sysdba
                    informe usuário:0000 (qualquer coisa)
                    informe senha* (qualquer)

sql>show user
                    USER é :"SYS"

Como pode ver não consigo logar como system, apenas como sys, e ainda assim não de forma direta, mas através da instrução conn as sysdba.

Arley
                    Participante

Continuando Marlon….

Veja o resultado do tnsping xe no cmd do win:

host=Arley
                      service_name=XE
                      port=1521 (padrão)
                      ok(140ms)

A única diferença que vi foi que não aparece meu ip, e sim o host, isto pode acarretar em problemas?

Muito Grato cara,
                      aguardo contato

Arley
                      Participante

Olá Claudio! Bom dia!

Obrigado por me ajudar tbm.

Então, eu não estou conectando com nenhuma outra máquina. Apenas a minha mesmo, possuo o XAMPP instalado mas estava desativado em todo os momentos em que eu fiz os testes. Não possuo o IIS instalado. Vou dar uma olhada no artigo que me sugeriu com calma e volto a postar qq coisa.

Estes OHS ou Embedded PL/SQL Gateway ou apex listener que vc disse são servidores de aplicação?
                        é isso?

Grato cara,

Continuem postando quem puder ajudar.
                        Valeu mesmo galera!!!!

ps.: postei estas dúvidas em outros fóruns e sem respostas, só aqui obtive algum contato, bacana isso!

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.