- Este tópico contém 10 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 8 meses atrás por
vieri.
-
AutorPosts
-
14 de julho de 2009 às 6:58 pm #87854
mpvargas
ParticipanteCaros Amigos,
Estou com um pouco de lentidão no sistema em virtude de algumas atualizações emergenciais que estão sendo feitas em tabelas grandes que tem na base. Recebi a seguinte recomendação do ADDM mas estou na dúvida se devo ou não implementá-las:FINDING 1: 70% impact (39679 seconds)
————————————-
Os database writers (DBWR) não puderam acompanhar a demanda por buffers livres.RECOMMENDATION 1: DB Configuration, 70% benefit (39679 seconds)
ACTION: Considere o aumento do número de database writers (DBWR) definindo o parâmetro “db_writer_processes”. Considere também se a E/S assíncrona é apropriada à sua arquitetura.
RATIONALE: O valor do parâmetro “db_writer_processes” era “1” durante o período de análise.
RATIONALE: O valor do parâmetro “disk_asynch_io” era “TRUE” durante o período de análise.
RECOMMENDATION 2: Host Configuration, 70% benefit (39679 seconds)
ACTION: Investigue o desempenho de gravação do subsistema de
entrada/saída.
RATIONALE: Durante o período de análise, a média de throughpout de E/S de arquivos de dados era 37 M por segundo para leituras e 1.5 M por segundo para gravações. O tempo médio de resposta para leituras de blocos únicos era 2.3 milissegundos.RECOMMENDATION 3: Application Analysis, 70% benefit (39679 seconds)
ACTION: Investigue a lógica da aplicação para o possível uso de inserções de caminho direto como alternativa para várias operações com INSERT.SYMPTOMS THAT LED TO THE FINDING:
SYMPTOM: A classe de espera “Configuração” estava consumindo um tempo de banco de dados significativo. (70% impact [39784 seconds])14 de julho de 2009 às 7:59 pm #87855Marcio68Almeida
ParticipanteOs benefícios são significativos.
Qual a sua dúvia para implementar essa modificação.14 de julho de 2009 às 9:08 pm #87857mpvargas
ParticipanteA minha dúvida é se esse parâmetro afeta outros.
Se posso alterá-lo sem correr o risco de ter algum problema sério na instancia.
Quais os benefícios que ganho com essa alteração?14 de julho de 2009 às 9:15 pm #87859David Siqueira
ParticipanteMp tudo beleza?
Então cara, esse paramtro ira aumentar o numero de processos de escrita do Oracle o “DBW”, com isso seus blocos manipulados irão teoricamente serem gravados mais rapidamente, liberando assim maior quantidade de blocos para serem reaproveitados, como todo bom parametro Oracle, sempre há uma matematica para seguir, de uma olhadinha no link abaixo veja como que fica e tire suas dúvidas:http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14237/initparams057.htm#CHDFDIJG
Abraços!!!
P.s: Parabéns por usar o ADDM.14 de julho de 2009 às 9:41 pm #87860mpvargas
ParticipanteFala David
Tudo BlzVerifiquei no link que vc passou
(1 or CPU_COUNT / 8, whichever is greater)Meu servidor é um QuadCore… meu parâmetro está com valor = 1.
Só por curiosidade. Qual o seu servidor e qual o valor vc usa nesse parametro?E uma outra dúvida:
Para efetivar essa alteração tem que parar a instância?14 de julho de 2009 às 9:55 pm #87861David Siqueira
ParticipanteGrande MP
Então cara, aqui em um server meu tenho 4 procs Dual Core, e o meu parametro esta para 8.Em outro server meu o parametro esta para 4 , esse é Quad Core 1 proc só.
Abração.
14 de julho de 2009 às 10:27 pm #87863Rodrigo Almeida
ParticipanteOlá,
MP, um sugestão para aumentar o db_write_process é pelo simples motivo que seu banco =deve estar passando por uma grande carga de I/O na manutenção dessas tabelas, principalmente, quando chegar os rebuids dos índices e movimentação de dados.
Teoricamente, dependendo do processo que foi montado para efetuar a manutenção, seja através de manipulação de dados ou atráves de vários ALTER TABLES, um único processo de I/O, que irá ler o Data Buffer Cache, Log Buffer e entre outros mas, terá sim uma carga e e será necessário uns processos extras para acelerar a performance.
Sobre o assync nos discos, depende muito da sua controladora e os tipos de discos.
Abraços,
Rodrigo Almeida
14 de julho de 2009 às 10:44 pm #87865Rodrigo Almeida
Participantedb_write_processes não têm influência no LOG BUFFER!!
Coloquei de besta no comentário acima. heheheheh!
Abraços,
Rodrigo Almeida
14 de julho de 2009 às 11:08 pm #87870mpvargas
ParticipanteValeu amigos,
Obrigado pela ajuda.Vou fazer uma alteração para 2 e verificar a performance…
Depois aumento para 4.Só um detalhe:
Preciso reiniciar a instancia para efetivar a alteração?14 de julho de 2009 às 11:10 pm #87872Rodrigo Almeida
ParticipantePara o parâmetro db_write_processes precisa sim.
Abraços,
Rodrigo Almeida
15 de julho de 2009 às 9:49 pm #87916vieri
Participantempvargas,
conseguiu alterar o parâmetro ?
os sintomas e as recomendações do advisor sumiram após a mudança ?[]s
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.