Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Posts
  • #75805
    Anônimo

      Olá,

      Sou da àrea de desenvolvimento, no entanto, já estou cansada desta àrea e resolvi fazer uma pós em banco de dados Oracle.

      Vocês acham que vale a pena?

      Já vi que em SP – Capital, tem pós em Oracle na Fiap e IBTA, será que tem em mais alguma faculdade?

      Grata,
      Renata

      #75806
      Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
      Participante

        Olá,
        Você tem que ver o que realmente você quer…
        Se for na área acadêmica ou então plano de carreira, então um MBA ou uma pós valerá a pena. Porém, se for para o dia a dia, acho que um curso específico te dá uma possibilidade de ingressar no mercado mais rapidamente.
        É claro que um MBA pesa no curriculum, mas eu prefiro a experiência do dia a dia.
        Eu estava pensando em uma pós, mas resolvi por uma especialização em SQL Server que vai ser mais útil para mim e minhas pretenções futuras, já que sou consultor.

        #75807
        Anônimo

          Obrigada Marcio,

          Minha intenção é mudar de àrea de atuação, ou seja, me tornar uma DBA.

          Mas como já disse, minha atuação é em desenvolvimento, sendo assim eu não tenho experiência como DBA.

          Aguardo opiniões. Serão bem vindas!!

          Grata,
          Renata

          #75813
          Anônimo

            Oi,

            Ô pessoal, por favor, deixem opiniões!!

            Será que vale a pena investir numa pós na referida àrea?

            Eu acho que nenhuma certificação pode ser mais importante ou relevante do que uma pós-graduação.

            Que não venha alguém dizer que este não é o fórum adequado para esta discussão. Acho que é sim! Afinal são todos profissionais.

            Renata

            #75881
            Avatar de acg1574acg1574
            Participante

              estou na mesma situação que voce , ou melhor, a minha é pior pq na minha cidade nao tem pos-graduacao em banco so em redes, estou achando que vou estudar pra tentar a certificacao em oracle

              #75883
              Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
              Participante

                Se vocês querem mudar para administração de bancos de dados, então por que não fazer um curso de DBA e uma pós em administração, por exemplo que te dará um impulso maior para subir na hierarquia da empresa ???

                #75951
                Anônimo

                  Olá,

                  Agora que vi que teve novas respostas/comentários.

                  Marcio, agradeço seus comentários, mas qual a relação entre adm e adm de banco de dados? Salvo engano, a única semelhança está apenas no nome.

                  Agora, é estranho que num fórum dedicado à profissionais Oracle tenha tido pouquíssimos comentários.

                  Postei o tópico para poder conhecer opiniões e me decidir, e o que vi foi uma certa apatia ou uma má vontade em ajudar. Sei lá!!!

                  Caro acg1574, pena que não tenha pós na sua cidade. Mas legal, tire um certificado!

                  Grata,
                  Renata

                  #75953
                  Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
                  Participante

                    Olá Renata…
                    A maioria dos DBAs que conheço (para não dizer todos os que conheço) não fazem pós em Administração de bancos de dados, fazem pós em algo que vá dar um upgrade na carreira…
                    Explicando melhor, para algo técnico, um curso técnico, fazendo um curso de DBA (Oracle, MSSQL, ou qualquer outro) você estará apta a seguir careira como DBA, mas uma pós em administração, por exemplo, você ficaria apta a galgar funções mais interessantes de coordenadoria, gerência e diretoria…
                    Como DBA você acaba tendo uma visão bastante abrangfente do funcionamento da empresa como um todo, ao contrário de um programador que vê apenas uma parte, que é onde seu programa vai agir…
                    Eu, por exemplo, me formei em matemática, não em qualquer área de informática, pois resolvi procurar algo que me complementasse… Foi por isso que te sugeri algo diferente…
                    Por que a maioria não te deu opniões, creio que é por que eles mesmos não fariam, como eu não faria… No momento estou fazendo curso técnico de SQLServer para me qualificar para administrar mais este banco… Como consultor, não me vale muita coisa uma pós…

                    #77024
                    Avatar de drumonddrumond
                    Participante

                      Bom Dia Renata,

                      Para te ser bem sincero, tenho tres amigos que fizerm pos em Oracle e detestaram !!!! Acredito que para se tornar DBA mesmo, vc tenha que investir em certificacoes, de preferencia na en-sof ou na propria Oracle !! 🙂

                      #77115
                      Avatar de drumonddrumond
                      Participante

                        Bom Dia Renata,

                        Para te ser bem sincero, tenho tres amigos que fizerm pos em Oracle e detestaram !!!! Acredito que para se tornar DBA mesmo, vc tenha que investir em certificacoes, de preferencia na en-sof ou na propria Oracle !! 🙂

                        #77360
                        Avatar de chduartechduarte
                        Participante

                          Acredito que se for investir em uma tecnologia Oracle, vale a pena Oracle 11i (E-Business Suite).

                          Tem quase ninguem no mercado que realmente sabe do assunto.

                          Grande []

                          #77491
                          Avatar de chduartechduarte
                          Participante

                            Acredito que se for investir em uma tecnologia Oracle, vale a pena Oracle 11i (E-Business Suite).

                            Tem quase ninguem no mercado que realmente sabe do assunto.

                            Grande []

                            #77396
                            Avatar de drumonddrumond
                            Participante

                              Bom Dia,
                              O problema que vejo, eh que se a pessoa somente faz o curso de Oracle 11i (E-Business Suite), e nao trabalha diretamente com a area, fica dificil se profissionalizar, trata-se de um produto muito poderoso, que inclui muito mais coisas que somente o Database, eh uma vertente diferenciada da Oracle, e nao sao tantas empresas que utilizam este produto. Mas eh uma area para se acompanhar de perto !! 🙂

                              #77531
                              Avatar de drumonddrumond
                              Participante

                                Bom Dia,
                                O problema que vejo, eh que se a pessoa somente faz o curso de Oracle 11i (E-Business Suite), e nao trabalha diretamente com a area, fica dificil se profissionalizar, trata-se de um produto muito poderoso, que inclui muito mais coisas que somente o Database, eh uma vertente diferenciada da Oracle, e nao sao tantas empresas que utilizam este produto. Mas eh uma area para se acompanhar de perto !! 🙂

                                #77414
                                Avatar de chduartechduarte
                                Participante

                                  Concordo plenamente. Na verdade eu acho que somente se voce gosta muito das tecnologias Oracle vale a pena trabalhar com o 11i.

                                  Eu somente fui trabalhar com Oracle 11i depois de 3 certificacoes de banco, uma de iAS e depois de estudar Java.

                                  Vejo muita gente indo trabalhar com 11i que so sabe BD e se perde inteiro. E o pior é que se consideram senior somente porque mexem a algum tempo com o banco.

                                  Grande []

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                                plugins premium WordPress