Pular para o conteúdo
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Coizo
    Participante

Olá pessoal,

Estou com um problema que a meu ver deveria ser simples, mas estou apanhando um pouco.. *RS*..

Problema:
      Possuo um servidor Oracle na rede interna na minha empresa e realizo acesso com minha aplicação normalmente. Agora estou precisando disponibilizar meus dados para uma maquina externa.
      Para realizar esse redirecionamento eu criei uma regra em meu roteador (DLINK), redirecionando o IP externo porta 1521 para o IP interno porta 1521.
      Nesta maquina externa, estou realizando a conexão com o software DreamCoder, realizando um acesso direto (IP + porta, sem utilizar TNSNAMES.ORA)
      Quando tento realizar esse acesso externo, o sistema acusa TimeOut de conexão. Como se não conseguisse encontrar o servidor Oracle.

Pergunto:
      Eu tenho que configurar alguma coisa no LISTENER.ORA no servidor?
      Esse tipo de conexão pode ser realizado diretamente como estou fazendo?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço imensamente…

Obrigado pela atenção…

Participante

Olá Coizo.

Pelo que eu entendi, teu roteador fará o encaminhamento dos pacotes que serão enviados para o seu banco de dados. Bom, desta maneira, não é necessário criar uma entrada no LISTENER.ora do servidor com o endereço de IP externo. Cabe ao teu roteador entender de que, quando receber uma conexão externa na porta 1521, deve encaminhar o pacote para o IP de seu servidor de banco de dados.

Na máquina cliente que efetuará conexão no banco de dados, deve-se criar uma entrada no TNSNAMES.ora apontando para o IP EXTERNO de sua rede + PORTA. Isso quando o cliente esta fora da rede do banco de dados.

vlw Leonardo Litz

diegolenhardt
        Participante

Ideal mesmo seria fazer uma VPN…

fsitja
          Participante

Para realizar esse redirecionamento eu criei uma regra em meu roteador (DLINK), redirecionando o IP externo porta 1521 para o IP interno porta 1521.

Pelos meus conhecimentos caseiros parcos de redes, acredito que você precisa só configurar o “port forwarding” no router. Não há regra de IP externo, apenas configure qualquer requisição entrante na porta 1521 do roteador para o seu IP interno da instância Oracle, também na porta 1521.

Só tenha certeza que sua rede interna não usa DHCP no servidor do Oracle, ou que pelo menos o DHCP está fixado pelo endereço MAC.

Coizo
            Participante

Ola fsitja,

Eu fiz o “Port forwarding” contudo não deu certo.
              Para realizar um teste, eu coloquei um outro serviço, no caso um servidor MySQL, nesta mesma porta e conectou sem maiores problemas.
              O usuário Litz que também esta me ajudando, também acha que não tem que realizar nenhuma configuração no LISTENER.ORA. Você também acha que não é necessário também?
              Uma outra observação, é que eu estou realoizando uma conexão direta em meu client, ou seja, não estou utilizando o TNSNAMES.ORA no lado client. Estou utilizando uma aplicação chamdo DreamCoder. Nele tem uma forma de realizar a conexão direta.

Obrigado.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.