Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por David Siqueira.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Anakim
    Participante

O enterprise manager está me dando este alerta direto “Current Open Cursors Count”. Fui verificar e vi que os cursores só aumentam.
      Sendo que só uma aplicação usa este banco oracle e em todos os lugares que é usado o cursor, os mesmos são fechados. O que poderia ser este alert?

fsitja
      Participante

Todo SQL é um cursor. Mesmo um select into ou um for (select xxx from tab) loop são cursores no Oracle. Eu particularmente não sei como e em que circunstâncias esses cursores são fechados.

Uma coisa que com certeza diminui a quantidade de cursores usados, e o desempenho da aplicação por consequência, é o uso extensivo de bind variables para passagem de valores aos SQLs, e uso de parâmetros em cursores declarados explicitamente.

Muitos desenvolvedores desconhecem a importância e simplesmente não usam, na mania de concatenar tudo e rodar a query. Independentemente de estar rodando a aplicação em PL/SQL, Java, C, etc…

burga
        Participante

Esta métrica serve apenas pra alertar que o número de cursores abertos no banco excede o limite pré-estabelecido. Você pode configurar este limite que não vai fazer diferença alguma, é só um limite pra ativar um alert.

O padrão é 1200 cursores abertos, mas você pode aumentar ele em (Enterprise Manager):

Links Relacionados > Gerenciar Métricas > Editar Limites > Contagem Atual de Cursores Abertos

Outra coisa, se o número de cursores só aumenta, pode ser problema da aplicação. Os cursores do banco podem estar sendo fechados, mas podem existir transações na aplicação que não são fechadas.

Qualquer coisa, posta mais detalhes aqui… 😀

David Siqueira
          Participante

Opa!..e ai pessoal…

Bem pelo que vi os amigos deram conselhos excelente, eu também verificaria se minha aplicação sofreu algum tipo de aumento expressivo em transações e volumetria pois será necessário neste caso rever e revalidar os parametros de Banco, para adequa-los as novas necessidades das sessões e processos de banco.

Abraço á todos!!!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.