Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Maths
    Participante

Galera sou novo aqui e novo na area de banco tb, comecei a trampar agora, ja fiz curso de desenvolvedor oracle 6 modulos,porem eram exemplos né hehe, agora é serviço mesmo.. queria uma ajuda nisso aqui

A Empresa RBC (Really Big Company) possui o serviço de VPN para seu principal cliente, que tem presença em todas as regiões do Brasil.

Cidade Regiao
      PE/BA Norte
      RS/SC Sul
      SP/RJ Oeste
      AM/MT Leste

Cada cidade possui um router que é o responsável pela VPN da Cidade.

Existem um arquivo correspondente para cada router com os dados coletados de sua disponibilidade. E também existe um arquivo com os dados que permite identificar qual roteador pertence a que cidade.

Perguntas

1) Qual a disponibilidade média de cada cidade?
      2) Qual a disponibilidade média de cada cidade por ano?
      3) Qual a disponibilidade média de cada região?
      4) Qual a disponibilidade média de cada região por ano?

Já fiz a 1.. o problema está na 3.. ou seja, na 3 questao eu farei um join na tabela PE e na BA que sao a regiao NORTE.. e terei que usar o AVG na coluna disponibilidade para ele me trazer a média da coluna disponibilidadeda PE e BA certo? ate ai tudo bem.. vejam meu join

select avg(disponibilidade)
      from PE a, BA b
      where a.start_time = b.start_time

O start_time é a key, porem ele me dá o seguinte erro:

ORA-00918 – Colunm ambiguosly defined

Ou seja, procurei na net e é o seguinte, o problema esta ali no select avg(disponibilidade), eu teria que INDICAR QUAL DAS COLUNAS DISPONIBILIDADE EU ESTOU TRABALHANDO..OU SEJA, A OU B.. entao o certo seria..

Select avg(A.disponibilidade) OU Select avg(B.disponibilidade), porem se eu faço isso ele me traz a media de UMA OU OUTRA, EU QUERO JUNTAR AS DUAS, A MEDIA da duas juntas entenderam?? a dispo da A e a dispo da B.. como é possivel? Oo
      😀

vieri
      Participante

Veja se isso te responde.

SQL> select ( avg(98) + avg(96) ) / 2 from dual ;

(AVG(98)+AVG(96))/2

97

SQL> select ( avg(75) + avg(96) ) / 2 from dual ;

(AVG(75)+AVG(96))/2

85,5

QUERY :

select (avg(a.disponibilidade) + avg(b.disponibilidade)) / 2
        from PE a , BA b
        where a.start_time = b.start_time ;

Maths
        Participante

CARA EU TE AMO! HEUOHAEUAHEAE, FUNCIONOU PERFEITAMENTE, como tem gente q manja dessa [censurado].. eu sou um noob ainda, mas pretendo ficar fera um dia, agradeço muito e adorei o forum,estou na minha segunda semana de trabalho, estou mexendo com SLM (gerenciamento de nivel de serviço)utilizando service flow manipulando oracle, tá [censurado], [censurado] mesmo,mas é gostoso, muito obrgado mesmo!!

Abrasss

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.