Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 15 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 10 meses atrás por CleitonHanzen.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    BrunoCosta
    Participante

Em primeiro lugar agradeço as pessoas que estão lendo, está é minha primeira postagem no fórum apesar de ser cadastrada a muito tempo. 😀
      Bom vamos ao meu problema, tenho uma base que hoje está com aproximadamente 4TB e utilizo o RMAN em conjunto com o TSM como uma das soluções de backup. O problema é que constantemente recebo mensagem de erro acusando falta de espaço para a realização do meu backup ( Server out of data storage space ) e ao questionar o pessoal responsável pelo TSM eles me falam o seguinte: “Que por algum motivo que eles não sabem qual, o RMAN pega uma fita e começa a gravar porém, com 60% da utilização da mesma ele já para e dá erro de falta de espaço ..!”
      Ai minha pergunta é a seguinte, teria alguma forma de otimizar o uso dessas fitas ? Será que definindo o parâmetro MAXPIECESIZE eu diminuiria a chance disso acontecer ? Alguém já passou por essa situação com o conjunto RMAN + TSM ?

Desde já agradeço,

Att
      Bruno.

CleitonHanzen
      Participante

Opá…

Até onde trabalhei com RMAN integrado com TSM, nunca precisei fazer nada de “diferente”.
        No TSM é configurado o Storage Pool (que pode ser tanto disco, como fita ou até mesmo os 2 ) com tantos GB (para suportar o volume dos backups) porém quem gerencia isso é o TSM, a única coisa que o RMAN faz é “jogar” os dados pro TSM e aonde o TSM vai armazenar não é “problema do RMAN”.

Abs.

BrunoCosta
        Participante

Cleiton grato pela ajuda ai…acabei de falar novamente com o pessoal da Infra que cuida do TSM e o cara me mostrou lá que apesar de ter espaço nas fitas do Storage Pool o RMAN sempre tenta pegar uma fita nova ! Vou continuar fazendo os testes aqui e qualquer novidade informo aqui no post.

Att,
          Bruno.

Peterson
          Participante

Bruno,

Também ja trabalhei com RMAN fazendo backup via TSM. Quando implementei isso a gerencia era completamente feita pelo TSM. Como explicado pelo Cleiton, é o TSM que diz quais os storage Pools e as respectivas áreas de disco disponíveis para eles.
            Faz pressão no administrador do TSM aí que ele vai achar o erro.

😉

BrunoCosta
            Participante

Eu vou dar uma pesquisada para ver o que encontro com o pessoal do TSM não sai mais nada…! A justificativa deles é que todos os demais backups da empresa Exchange, SQLServer , etc se portam totalmente diferente do RMAN. O que ele alega é que quando mando o RMAN realizar o backup ele pega uma fita e demora muito a escrever nela e quando faz isso ele usa 50% da fita e já quer pegar outra …! Pensei que poderia ser pelo tamanho do PIECE do RMAN mas já fiz algumas mudanças e nada mudou ainda, vou continuar tentar ver se encontro algo de qualquer forma obrigado pela ajuda.

vieri
              Participante

pode colocar o script de backup que está usando
                e o comando show all no rman …

BrunoCosta
                Participante

RMAN> connect catalog rman10/xxx@catalog;

connected to recovery catalog database

RMAN> show all;

RMAN configuration parameters are:
                  CONFIGURE RETENTION POLICY TO RECOVERY WINDOW OF 30 DAYS;
                  CONFIGURE BACKUP OPTIMIZATION ON;
                  CONFIGURE DEFAULT DEVICE TYPE TO ‘SBT_TAPE’;
                  CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP ON;
                  CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP FORMAT FOR DEVICE TYPE DISK TO ‘%F’;
                  CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP FORMAT FOR DEVICE TYPE ‘SBT_TAPE’ TO ‘%F’;
                  CONFIGURE DEVICE TYPE ‘SBT_TAPE’ PARALLELISM 1 BACKUP TYPE TO BACKUPSET;
                  CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 1 BACKUP TYPE TO BACKUPSET;
                  CONFIGURE DATAFILE BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE ‘SBT_TAPE’ TO 1;
                  CONFIGURE DATAFILE BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1;
                  CONFIGURE ARCHIVELOG BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE ‘SBT_TAPE’ TO 1;
                  CONFIGURE ARCHIVELOG BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1;
                  CONFIGURE CHANNEL DEVICE TYPE ‘SBT_TAPE’ PARMS ‘ENV=(TDPO_OPTFILE=/usr/tivoli/tsm/client/oracle/bin64/tdpo_diario_sgc10pr.opt)’;
                  CONFIGURE MAXSETSIZE TO UNLIMITED;
                  CONFIGURE ENCRYPTION FOR DATABASE OFF;
                  CONFIGURE ENCRYPTION ALGORITHM ‘AES128’;
                  CONFIGURE ARCHIVELOG DELETION POLICY TO NONE;
                  CONFIGURE SNAPSHOT CONTROLFILE NAME TO ‘/home/oracle/app/oracle/product/10.2.0/dbs/snapcf_sgc10pr.f’; # default

RMAN> print script obkp_inc0;

printing stored script: obkp_inc0
                  {
                  backup incremental level 0 database;
                  backup archivelog all delete input;
                  }

Tá ai meu script, nesse caso um Inc0.

CleitonHanzen
                  Participante

Fala Bruno, blz?

Seguinte, pelo que vi você está mantendo os backups por, pelo menos, 30 dias.
                    Qual a sua estratégia de backup?? Incremental level 0 no final de semana + Level 1 durante a semana + archives???

Já tentou fazer o crosscheck dos backups e depois um “report obsolete” pra ver se não tem “sujeira” no TSM??

Abs.

BrunoCosta
                    Participante

Qual a sua estratégia de backup?? Incremental level 0 no final de semana + Level 1 durante a semana + archives???

Caro Cleiton,

Para a maioria dos meus Bancos essa é a estratégia porém, para esse Banco em específico não nem sempre consigo fazer o backup inc1 durante a semana pois demora muito e atrapalha o faturamento, já o crosscheck fica agendado no cron da máquina e roda semanalmente e temos hoje aqui 60TB de espaço para armazenamento de Backup. O problema todo é esse, tem espaço no TSM mas o RMAN fala que não tem. 😉

Att,
                      Bruno

vieri
                      Participante

tente ficar o tamanho das duas backup pieces e o tamanho de files por backupset…

e ve no que vai dar…

acho que o rman pode está se atrapalhando e alocando o final da fita.

ou um backupset grande demais.

BrunoCosta
                        Participante

Bom depois de uma longa reunião com o pessoal de Infra e com o chefe consegui a alocação de 10TB em disco para fazer meus backups e depois uso o TSM para jogar os arquivos para fita no tempo dele…isso já ira resolver meu problema ! Vou dar uma olhada agora quais parâmetros posso utilizar para otimizar o backup em disco.

vlw ai pessoal. 😆

Peterson
                          Participante

Quando trabalhei com TSM usávamos essa estratégia de backup. Geração de backup em disco e depois o TSM jogava para fita. Na verdade a área de disco onde era feito o backup era catalogado como pool de backup pelo TSM, portanto a administração do espaço continuava sendo dele. Somente a cronologia de backup em disco e depois para fita que mudava.

BrunoCosta
                            Participante

Bom esse final de semana já rodei meus backups inc0 em disco…que maravilha chegar aqui na segunda e ver que todos os backups rodaram sem nenhum erro !
                              Agora, tenho apenas uma dúvida e gostaria da opinião de vocês …Compensa usar o “compress” do RMAN para realizar o Backup ? Pergunto isso porque a compactação faz com que o arquivo caia para 1/4 do tamanho porém, meu receio é de caso aja a necessidade de um recover sendo meus inc0 feitos com um compress quão maior será meu tempo de restore ? Vou tentar conseguir uma área aqui para fazer este teste, mas caso alguém já tenha passado por essa situação favor postar ai… 🙂

Att,

Bruno.

vieri
                              Participante

Se sua base for enterprise manda bala no compress!!!

reduz até 1/5 da base , e obviamente como qualquer solução de compressão utiliza mais CPU, mais isso não nescessáriamente siginifica maior tempo de backup/restore.

apenas aconselho utilizar vários canais, dependendo do seu hardware.

BrunoCosta
                                Participante

Quanto a CPU esse não é o problema…meu medo mesmo é quanto ao tempo de restore, uma das bases que é a mais crítica da empresa tem quase 4TB e o backup inc0 dela deu 2.3TB. Um dos argumentos que usei para conseguir o espaço no Storage foi o temp de down time do Banco no caso de um possível desastre . Meu receito e o tempo do processo de restore desse backup compress ..! Quanto a alocação de canais qual seria a melhor prática ? Estou utilizando um Storage com um volume de 7TB para os backups do RMAN e no primeiro inc0 que eu fiz utilizei a alocação de 4 canais para realização do Backup que via TSM gastava de 6 a 8 horas e em disco caiu para 2 horas. Segue abaixo o script que fiz para a realização do backup inc0.

run {
                                  ALLOCATE CHANNEL T1 TYPE DISK FORMAT ‘/bkprman/inc0/disk1/inc0_%d_%t_%s.rman’;
                                  ALLOCATE CHANNEL T2 TYPE DISK FORMAT ‘/bkprman/inc0/disk2/inc0_%d_%t_%s.rman’;
                                  ALLOCATE CHANNEL T3 TYPE DISK FORMAT ‘/bkprman/inc0/disk3/inc0_%d_%t_%s.rman’;
                                  ALLOCATE CHANNEL T4 TYPE DISK FORMAT ‘/bkprman/inc0/disk4/inc0_%d_%t_%s.rman’;
                                  backup incremental level 0 database include current controlfile tag $tagname;
                                  }

Att,

Bruno.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.