- Este tópico contém 10 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 3 meses atrás por
Rodrigo Almeida.
-
AutorPosts
-
3 de novembro de 2011 às 5:41 pm #101464
jurupoc
ParticipanteBom dia Pessoal,
Após alterar o character set de um banco de dados tive os seguintes problemas:
todas as palavras acentuadas ficaram da seguinte forma:
MACACÿO
Existe alguma forma rápida de alterar ?
O Character que eu utilizei é WE8ISO8859P1
Segui os passos abaixo:
1º Dá um SHUTDOWN no oracle;
2º Dá um STARTUP RESTRICT
3º Conectar com usuario SYSDBA
–SQLPLUS / AS SYSDBA
4ª ALTER DATABASE “Nome_do_Database” CHARACTER SET INTERNAL_USE WE8ISO8859P1;
(No lugar do WE8ISO8859P1 você colocar sua opçao)
5º Dá um SHUTDOWN no oracle;
6º Dá um STARTUP;
7º Conectar com usuario SYSDBA
8º Executa a consulta abaixo e ver se o valor está setado:
select * from NLS_DATABASE_PARAMETERS;3 de novembro de 2011 às 6:40 pm #101467jspaulonci
ParticipanteOnde vc pegou esse procedimento ?
Você validou se os Characterset que vc alterou era compatível com o que você estava utilizando anteriormente ?
3 de novembro de 2011 às 6:52 pm #101468rman
Participante@jurupoc
Creio que esse procedimento que você realizou é para quando o banco de dados está vazio.
Quando você mudou de um charset pra outro, houve a mudança mas não houve a conversão, por isso está tudo “quebrado”.
Se a base não for de produção, tenta voltar para o charset original, e veja se volta ao normal.
Se for base de produção é melhor consultar alguém que já passou por isso. É melhor não arriscar um chute…
3 de novembro de 2011 às 7:07 pm #101469jspaulonci
ParticipanteInfelizmente não passei por isso, mas existe técnicas específicas para a conversão de characterset, uma delas é com o expdp impdp ou imp e exp.
Bom, recomendo fazer o que rman falou, se der pra voltar volte, valide o processo, não sei se é simples dessa maneira.
3 de novembro de 2011 às 7:11 pm #101472felipeg
ParticipantePrezados, boa tarde
Recomendo, além de verificar os passos de nossos colegas, ler a documentação sobre isso:
http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … setmig.htm
Atenciosamente,
Felipe.3 de novembro de 2011 às 7:38 pm #101475jurupoc
ParticipantePessoal minha sorte é que eu executei em um banco de teste, vou dar mais uma olhada na documentação!
Obrigado a todos!!!!3 de novembro de 2011 às 7:46 pm #101476jurupoc
ParticipanteEstou tentando alterar o character set:
AL32UTF8 –> WE8ISO8859P1
3 de novembro de 2011 às 8:42 pm #101482jurupoc
Participante@jspaulonci
Sabe onde eu posso confirmar se é possível alterar de:
AL32UTF8 PARA WE8ISI8859P1?
4 de novembro de 2011 às 1:09 pm #101492jspaulonci
Participantejurupoc, vc tem acesso ao Metalink ?, se eu fosse você eu abriria um chamado. Quanto abrimos chamado a gente sempre aprende algo novo.
8 de novembro de 2011 às 5:34 pm #101517jurupoc
Participante@jspaulonci eu nao tenho acesso ao metalink, estava verificando uma documentação da oracle e parece que não é possível fazer a instalação do banco 10 XE e 11 XE com character diferente do Universal character set.
javascript:emoticon(‘:cry:’)
10.3 Supported Character SetsTable 3 lists the supported character sets in Oracle Database XE.
The character set AL16UTF16 can be used only as an NCHAR character set, and not as a database character set.
Table 3 Supported Universal Character Sets
Name Description
AL16UTF16
Unicode 4.0 UTF-16 Universal character set
AL32UTF8
Unicode 4.0 UTF-8 Universal character set
UTF8
Unicode 3.0 UTF-8 Universal character set, CESU-8 compliant😥
20 de novembro de 2011 às 3:11 am #101714Rodrigo Almeida
ParticipantePara as vesões XE, basta realizar o download da versão UNIVERSAL que usa o nosso conjunto de caracteres. Faz o EXPDP e IMPDP que resolve.
@felipeg
A informação que passou é importante sim e é possível migrar usando os procedimentos passados pelo amigo. Porém, como eu poderia falar, fica uma “MELECA” realizar a migração de alteração do characterset, pq muita coisa vai dar problema, principalmente nas LOB’s.
Existe uma ferramenta da Oracle chamada dbnew que consegue realizar algumas conversões de characterset nas versões SE ou EE. Porém, não é 100% tb.
A melhor coisa é MATA O BD e RECRIA!
Abraços,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.