Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 1 mês atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Cassorielo
    Participante

Pessoal,

Estou na reta de minha primeira missão como DBA. No entanto, estou incumbido de comprar o banco Oracle e gostaria de saber a opinião de pessoas mais experientes. Peço que sejam imparciais nas respostas. Já tive experiência em instalar no Linux e no Windows. No Linux a instalação é um pouco mais chata, no windows a instalação é mais suave. Enfim, quero saber de vocês qual é a plataforma que apresenta melhor desempenho para suportar um banco Oracle? Dizem que no Linux o banco roda até 7 vezes mais rápido, e que um shutdown e um startup no windows é suicídio, demora um bocado…

Aguardo vocês…

Leandro.

Marcio68Almeida
      Participante

Tirando os defensores ferrenhos de um e outro sistema operacional…
        Não é suicídio usar nenhum sistema operacional 😀
        Vamos ao que realmente importa.
        Algumas perguntas a considerar :
        Quantas transações e a complexidade dessas transações para você exigir performace ?
        Qual o sistema operacional você tem mais facilidade em caso de alguma pane ?
        Administrar backup & recover, o que pretende usar ?
        Em caso de perda do equipamento, tem onde recuperar ? Outro equipamento de igual capacidade ?
        Quanto tempo é o limite para voltar um banco ?

Após respondidas essas perguntas “básicas”, você tem alguns elementos para decidir que caminho tomar.
        Eu prefiro instalar em AIX ou Solaris, a grande maioria prefere em Linux, alguns preferem em Windows.

A questão não é só performance, é manutenção e administração.
        Uma ferrari corre MUITO, mas não sou capaz de dirigi-la, então fico com um carro menos potente que esteja dentro das minhas condições…

Cassorielo
        Participante

Márcio, obrigado pela atenção em me responder…

Bem, o banco não vai ter nada tão pesado de inicio. Muitas informações serão migradas de alguns arquivos DBF´S de uma aplicação em clipper. O banco é para folha de pagamento e ponto eletrônico, para uma demanda de + ou – 1.200 colaboradores. O que me preocupa é o amanhã, pois a médio prazo outra aplicação (agora mais complexa) rodará, contabilidade e parte fiscal. Aí sim, muitas procedures rodando o tempo todo. Facilidade, tenho tido o Linux como meu melhor amigo nestes últimos tempos os bancos que subi foram todos em Linux. O windows é fácil de usar, uso pra tudo e já subi bancos também. As ferramentas de administração utilizo nos dois sistemas. Sobre backup já realizei alguns backup´s, já fiz import também. Vc está se referindo ao rman? Se for, nunca utilizei no Linux? Equipamento, ainda não temos um equipamento backup, e nem sei se teremos, a cultura aqui é um pouco diferente. Quanto ao downtime, ainda não definido.

Como eu disse esse é meu primeiro trabalho em ambiente de trabalho, o resto foi tudo em casa. Sei da responsabilidade, mas também sei que pra começar a correr, primeiro preciso andar, e com os pés no chão.

Se puder retornar para me dizer sobre minhas repostas, fico grato.

Valeu Márcio.

Leandro.

Marcio68Almeida
          Participante

Olá Leandro.
            Você então tem um ambiente razoavelmente tranquilo. Exigindo mais atenção a longo prazo.
            Se você tem facilidade com o Linux, então use-o, pois é uma ótima opção, dizem muita coisa sobre performance, porém você só consegue esses indicadores com uma sintonia MUITO fina, o que você só obterá com a experiência…
            Já prepare o banco para atender a demandas futuras, estime o que será necessário, principalmetne quanto a disco, pois as empresas não gostam de investir em armazenamento, backup, etc…
            De resto, acho que está caminhando na direção certa…

Boa sorte 😀

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.