- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 1 mês atrás por
Rodrigo Almeida.
-
AutorPosts
-
5 de fevereiro de 2009 às 5:00 pm #85101
antonioDBA
ParticipanteBom dia a todos Pessoal!
Estou iniciando meus estudos em Oracle, e tenho algumas duvidas….no que diz respeito a melhor performance e processamento de um Servidor BD oracle, eu tenho as seguintes perguntas:
1º – Qual seria o melhor S.O. para a instalação de um Servidor de BD Oracle?
2º – Se a resposta for Linux, qual seria a melhor versão?
3º – Se a reposta for Solaris, eu gostaria de saber pq esse S.O. seria melhor que o Linux?
4º – E Qual seria a melhor especificação de Hardware para este servidor?
Grande abraço a todos,
Valeu!
5 de fevereiro de 2009 às 5:14 pm #85102Rodrigo Almeida
ParticipanteDepende muito do hardware em questão que tem disponível.
INTEL e AMD
LINUX –> Red Hat EL AD 4SPARC
Solaris 9 ou 10 –> Se utilizar a opção de Containers é boa!!!RISC
(HP)
HP-UX 11i(IBM)
AIX ML 5.2LINUX é o mandatório, com ele que o 10g bate os recordes de TPM. Mas não é apenas instalação, tem que saber utilizar os hardwares e boas configurações.
o UBUNTU e SUSE falam bem…. mas nunca utilizei eles para ser mais exato.
FORA! Que tem a parte de hardware e infra-estrutura, STORAGE, DISCOS, MEMóRIA, REDE, SWITCHS, LINKS, tipo de processador, MHZ das placas e etc…
tudo isso ajuda a compôr o melhor ambiente…
OBS:
WINDOWS==> Somente para JOGOS! =D
Esqueci alguma coisa?
Abraços,
Rodrigo Almeida5 de fevereiro de 2009 às 5:30 pm #85103Marcio68Almeida
ParticipanteBom…
Como disse nosso amigo, depende do que você tem à disposição…Se tem dinheiro, compre um servidor Solaris com um monte de memória e processador, nunca irá se arrepender…
Se não tem tanto dinheiro, servidores HP com HP-UX é uma ótima opção…
Menos dinheiro, servidores Linux (lembrando que linux não é gratuíto)O mais importante é memória, quanto mais melhor…
Além do servidor de produção, tem que ter servidor de testes e, se possível, homologação…
Tem que ter estratégia de backup
Muitas coisas envolvem a aquisição de um BD5 de fevereiro de 2009 às 5:35 pm #85104adanelon
ParticipanteAproveitando o tópico, em relação ao consumo de memória, qual a diferença (se possível em %) entre Windows e Linux?
5 de fevereiro de 2009 às 7:11 pm #85110Rodrigo Almeida
ParticipanteFalar de gerenciamento de memória entre WINDOWS e LINUX, é o ponto que faz mais peso na escolha.
O LINUX em qq distribuição, gerencia melhor a memória, o WINDOWS até o 2000 em 32Bits era uma carroça, porém, cheguei a ver servidores com WINDOWS 2003 ENTERPRISE e DATA CENTER com até 32GB de memória e funcionando sem problemas.
Saber comprar o tipo de processador também é muito importante, pois na parte de BD, que tu pode ter um alto PARSE da aplicação, relatórios que fazem N cálculos e coisas do tipo, vai precisar deles para não fritar a sua máquina!!!
Abraços,
Rodrigo Almeida6 de fevereiro de 2009 às 4:04 pm #85143jspaulonci
ParticipanteRodrigo, o que é TPM ?
Abraçõs
João Paulo Spaulonci6 de fevereiro de 2009 às 11:26 pm #85166vieri
Participantedeve ser transações por milisegundo…
confirma rodrigo?[]s
6 de fevereiro de 2009 às 11:26 pm #85167Rodrigo Almeida
ParticipanteTPM – Transaction Per Second
6 de fevereiro de 2009 às 11:27 pm #85168Rodrigo Almeida
ParticipanteTá errado acima.
TPM – Transaction Per Minute
6 de fevereiro de 2009 às 11:47 pm #85171David Siqueira
ParticipanteUm bom lugar pra você ver testes feitos com S.O e máquinas de grande porte é o http://www.tpc.org dá uma olhadinha lá….
Abcs
8 de fevereiro de 2009 às 1:18 am #85188Rodrigo Almeida
ParticipanteExato!
O David passou um link que tem as específicações técnicas de hardware e versão do banco de dados utilizados no teste.
Geralmente a quantidade total de TPM é um peso na balança para projetos que são dedicados ao OLTP, pois quanto mais TPM, mais performático será seu banco de dados.
No 10g e 11g foi em cima de máquinas DELL com Linux. Mas isso é apenas um tipo de métrica e teste. “Para fazer vender mais para os produtores de banco de dados”… algo comercial mesmo!
E sendo que eles não passam as configurações do banco de dados utilziado. =D
Sobre as máquinas, é como todos disseram o que tu tem a disposição e tem quanto para gastar $$$$$ ?
Se tiver $$$$ manda um SUPERDOMMI HP, AS/400 da IBM “a famosa caixa mágica”, P2500 da Fujitsu “Espetacular”, um EXADATA da HP/Oracle e etc… hehehehehehe
Abraços,
Rodrigo Almeida -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.