Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 9 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    neodavid
    Participante

Gostaria de saber qual o tamanho ideal para um datafile na tablespace ou se alguém tem algum material sobre isso, pois acho que isso tbém interfere na performance do banco, né?

Obrigado.

Marcio68Almeida
      Participante

Não lembro de ter visto alguma documentação a respeito.
        Para mim, criar diversos datafiles menores é mais interesante do que um enorme, mas isso tem vários fatores que devem ser levados em conta…
        Se você estiver usando ASM ou storage, ou ambos, a gravação é bastante rápida, ai dá para ter datafiles grandes, se for apenas um RAID comum, eu prefiro vários datafiles menores…
        Quando você faz backup, se você copia os datafiles (on/off line) vários arquivos pequenos consomem menos banda e demoram menos para gravar do que um enorme, além de menor o risco de corromper, se você utiliza o RMAN, ai o conceito é outro…
        Tem gente que gosta de ficar adicionando datafiles às tablespaces conforme elas crescem, tem gente que gosta de deixa-las crescendo…

A vantagem de datafiles pequenos é que, se você dimencionou mal a área de disco (partição) c]você tem mais flexibilidade para mover pequenos arquivos do que um gigante…

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.