Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    wandersonp
    Participante

[b]Prezados,

Todos tem grandes dúvidas quando é criar um banco novo, a melhor forma de pegar o recurso que é disponibilizado ao DBA quando é criar um banco novo, ou mesmo fazer uma migração de forma que o banco trabalhe bem tranquilo, gostaria de vocês que mais experiência o que fazer realmente no momento que se cria um banco e suas parametrizaçoes iniciais.

Grato Wanderson[/b]

hudsona
      Participante

Fala wandersonp

Rapaz você ta falando de parametrizações do SGBD Oracle, ou questões de modelagem ?
        Se for parametrizações do SGBD Oracle, o link abaixo tem tudo
        o que você precisa para criar um banco novo, de acordo com o seu sistema operacional e os seus recursos.

Agora tendo dúvidas nesses parâmetros, posta aqui .
        Não tem receita de bolo para criar um banco, quando não se conhece as reais necessidades, o que eu preciso pra criar o meu banco de dados pode ser pouco ou muito pra você ai no seu ambiente.

http://tahiti.oracle.com/pls/db102/home … ark=tahiti

Abraços!

Marcos Braga
        Participante

Oi wandersonp,

A dica para criar um banco novo é simplesmente criá-lo utilizando o dbca com os parâmetros default, sem muitos segredos.

A parametrização do banco em si é individual e cada caso deve ser analisado.

Em uma migração, geralmente, são analisados os parâmetros do banco atual e verifica (dependendo de N variáveis como ambiente e/ou versão nova do banco) a adoção dos parâmetros no novo banco. Em algumas migrações, envolvendo atualização de versão ou de hardware alguns parâmetros antigos são descartados ou alterados conforme a versão, pois os parâmetros antigos foram alterados para atender uma determinada situação, o que não será mais a atual.

Espero ter confundindo mais um pouco sua cabeça, assim surgem novas dúvidas. rsssss

[]s
          Braga

invoid
          Participante

Olá wandersonp!

Eu gosto de escolher entre os bancos que administro o que mais se adequa ao perfil do novo banco que quero e utilizá-lo como template. Daí ajusto alguns parâmetros básicos (sga, pga, caches, paths, etc) e levanto a instância com ele. Busco utilizar tudo no mínimo necessário e ir ajustando dependendo da utilização do banco.

Quando não tenho um template, faço como o braga sugeriu, crio com o dbca, ajustando os parâmetros que achar necessário para o mínimo necessário e com o tempo vou otimizando.

Bom, se é a melhor forma eu não sei, mas eu faço assim! Espero ter ajudado!

Abraços!

André Sousa

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.