- Este tópico contém 10 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 5 meses atrás por
rman.
-
AutorPosts
-
19 de setembro de 2011 às 10:34 pm #100856
rman
ParticipanteBoa tarde!
Gostaria de configurar os canais automáticos no RMAN, por padrão é alocado apenas 1 canal.
Pela documentação da oracle para configurar os canais automáticos bastar executar:
CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM;
Perguntas:
1- Como calcular quantos canais eu posso configurar ?
2- O calculo muda em ambiente de storage ?
3- O calculo muda em ambientes com vários processadores?
4- Existe alguma recomendação ao aumentar o número de canais ?
20 de setembro de 2011 às 1:01 am #100860vieri
ParticipantePerguntas:
1- Como calcular quantos canais eu posso configurar ?
Basicamente o idela é pela sua qtd de CPU’s.
2- O calculo muda em ambiente de storage ?
Não. Mais as operaçôes de I.O ficarão mais rápidas, portanto derrepente
um valos de paralelismo maior pode surtir efeito positivo.3- O calculo muda em ambientes com vários processadores?
muda.
4- Existe alguma recomendação ao aumentar o número de canais ?
Testar.
Na minha opnião o cálculo prático é o tempo.
E se irá impactar a produção.Faça o backup com paralelismo 1,2,3,4. Nunca usei acima disto.
E veja qual fará o backup ou restore em menor tempo.
este será seu paralelismo ideal.eu ja tive casos de com paralelismo em 1 fazer o backup em 20hrs,
em 2 fazer em 13hrs, em 3 fazer em 8hrs e em 4 fazer em 30hrs.
Portanto o gráfico do paralelimos sempre vai subindo e qdo atinge o valor ideal, um valor maior irá apresentar um tempo péssimo.é mais ou menos por ai.. a maneira de lidar com o paralelismo, ele pode ser héroi, mais tb pode ser vilão qdo não apreciado com moderação.
20 de setembro de 2011 às 4:03 am #100862Victor Armbrust
Mestre@rman
Como nosso amigo @vieri citou existe sim diferença. Eu basicamente uso pelo cálculo de CPU (Mas não threads) senão podemos ter muuuitos canais, o que não é vantajoso a partir de um certo ponto pois o consumo de I/O e CPU (Caso utilize compressão de dados) pode aumentar razoavelmente. As recomendações que sempre sigo são:
1 – Usar Paralellismo (Caso Enterprise) até onde o aumento de canais colabore com a performance do tempo de backup, geralmente uso 4 canais;
2 – Usar compressão de dados, consome um pouco mais de CPU mas vale a pena pela redução de consumo em disco;
3 – Usar modo otimizado. Nesse modo o RMAN utiliza um algoritmo otimizado para backup;
4 – Usar canais pré-definidos com MAXPIECESIZE, gerando assim BACKUPPIECES menores, otimizando o tempo de backup;
Segue abaixo um exemplo:
CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 4 BACKUP TYPE TO BACKUPSET ;
CONFIGURE MAXSETSIZE TO UNLIMITED;
CONFIGURE BACKUP OPTIMIZATION ON;
CONFIGURE CHANNEL 1 DEVICE TYPE DISK MAXPIECESIZE 5 G ;
CONFIGURE CHANNEL 2 DEVICE TYPE DISK MAXPIECESIZE 5 G ;
CONFIGURE CHANNEL 3 DEVICE TYPE DISK MAXPIECESIZE 5 G ;
CONFIGURE CHANNEL 4 DEVICE TYPE DISK MAXPIECESIZE 5 G ;
** Executar Abaixo caso utilize backup para fita
CONFIGURE DEVICE TYPE 'SBT_TAPE' PARALLELISM 4 BACKUP TYPE TO BACKUPSET ;
CONFIGURE CHANNEL 5 DEVICE TYPE 'SBT_TAPE' MAXPIECESIZE 5 G ;
CONFIGURE CHANNEL 6 DEVICE TYPE 'SBT_TAPE' MAXPIECESIZE 5 G ;
CONFIGURE CHANNEL 7 DEVICE TYPE 'SBT_TAPE' MAXPIECESIZE 5 G ;
CONFIGURE CHANNEL 8 DEVICE TYPE 'SBT_TAPE' MAXPIECESIZE 5 G ;
Outra recomendação é setar o parâmetro LARGE_POOL, esta memória é utilizada para as operações realizadas pelo RMAN. Eu geralmente uso a formula: (valor total da SGA)/100.
Se quiser ter mais informações, recomendo os seguintes livro:
(Eu tenho do 10gR2 e realmente é muito bom e fácil de entender)(10gR2)
http://www.amazon.com/Oracle-Database-Backup-Recovery-ebook/dp/B002KCFIFI(11gR2)
http://www.amazon.com/Oracle-Backup-Recovery-Osborne-ORACLE/dp/0071628606Boa sorte!!
😀20 de setembro de 2011 às 5:35 pm #100867rman
Participante@vieri
Para calculo dos canais, eu também pensava que era em relação a número de processadores, mas lendo o texto abaixo fiquei em dúvida:
Configuring Parallelism for Automatic ChannelsBy default, channel parallelism for each configured device is set to 1. As a rule, allocate one channel for each physical device. If you are backing up to only one disk location or only one tape drive, then you need only one channel.
The CONFIGURE DEVICE TYPE ... PARALLELISM integer command specifies how many channels (up to 254) RMAN should allocate for jobs on the specified device type. This command allocates three channels for jobs on device type DISK :
RMAN> CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 3;
These commands back up to a media manager using two tape drives in parallel:
RMAN> CONFIGURE DEFAULT DEVICE TYPE TO sbt; # default backup device is tape
RMAN> CONFIGURE DEVICE TYPE sbt PARALLELISM 2; # configure two tape channels
RMAN> BACKUP DATABASE; # backup goes to two tapes, in two parallel streams
O Texto diz: “A Regra é, alocar 1 canal para cada dispositivo físico.” dispositivo físico é disco ou processador ? Por isso também perguntei sobre storage. O texto foi retirado de uma documentação da própria Oracle.
http://download.oracle.com/docs/cd/B120 … mconfg.htm
Obrigado pelas respostas, está esclarecendo bastante 😆
@varmbrust
O uso de canais só está disponível para versão Enterprise ? Estou utilizando o Oracle 10g R2 Standard.
O modo otimizado precisa de um conjunto de BACKUP ? Se eu mantiver apenas 1 BACKUP em disco, vou conseguir restaurar ? Pelo que li, ele deixa de copiar tablespace que não sofreram alterações por exemplo. A Policita aqui é um backup full diário.
Obrigado pelas dicas dos livros e pelas respostas.
20 de setembro de 2011 às 5:56 pm #100870Victor Armbrust
Mestre[quote=”rman”:2uwxuwo8]@vieri
Para calculo dos canais, eu também pensava que era em relação a número de processadores, mas lendo o texto abaixo fiquei em dúvida:
Configuring Parallelism for Automatic ChannelsBy default, channel parallelism for each configured device is set to 1. As a rule, allocate one channel for each physical device. If you are backing up to only one disk location or only one tape drive, then you need only one channel.
The CONFIGURE DEVICE TYPE ... PARALLELISM integer command specifies how many channels (up to 254) RMAN should allocate for jobs on the specified device type. This command allocates three channels for jobs on device type DISK :
These commands back up to a media manager using two tape drives in parallel:
RMAN> CONFIGURE DEFAULT DEVICE TYPE TO sbt; # default backup device is tape
RMAN> CONFIGURE DEVICE TYPE sbt PARALLELISM 2; # configure two tape channels
RMAN> BACKUP DATABASE; # backup goes to two tapes, in two parallel streams
O Texto diz: “A Regra é, alocar 1 canal para cada dispositivo físico.” dispositivo físico é disco ou processador ? Por isso também perguntei sobre storage. O texto foi retirado de uma documentação da própria Oracle.
http://download.oracle.com/docs/cd/B120 … mconfg.htm
Obrigado pelas respostas, está esclarecendo bastante 😆
@varmbrust
O uso de canais só está disponível para versão Enterprise ? Estou utilizando o Oracle 10g R2 Standard.
O modo otimizado precisa de um conjunto de BACKUP ? Se eu mantiver apenas 1 BACKUP em disco, vou conseguir restaurar ? Pelo que li, ele deixa de copiar tablespace que não sofreram alterações por exemplo. A Policita aqui é um backup full diário.
Obrigado pelas dicas dos livros e pelas respostas.[/quote]
@rman
Sim. Paralellismo somente na versão Enterprise.O Backup será realizado conforme você definir (ex: Backup Database).
Eu costumo usar o script abaixo (resumido) para backup full:RUN {
allocate channel ch01 device type disk;
allocate channel ch02 device type disk;
allocate channel ch03 device type disk;
allocate channel ch04 device type disk;
sql 'alter system archive log current';
sql 'alter system switch logfile';
sql 'alter system switch logfile';
sql 'alter system checkpoint';
BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET FILESPERSET 5 FORMAT '$BKPDIR/bkp_database_$ORACLE_SID_%s_%p_%t' DATABASE ;
BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET FILESPERSET 10 FORMAT '$BKPDIR/bkp_archive_$ORACLE_SID_%s_%p_%t' ARCHIVELOG ALL FORCE ;
BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET FORMAT '$BKPDIR/bkp_ctrl_$ORACLE_SID_%s_%p_%t' CURRENT CONTROLFILE FORCE ;
BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET FORMAT '$BKPDIR/spfile_$ORACLE_SID_%s_%p_%t' SPFILE ;
release channel ch01 ;
release channel ch02 ;
release channel ch03 ;
release channel ch04 ;
}
20 de setembro de 2011 às 6:11 pm #100871felipeg
ParticipanteVieri e Victor
Vou tentar esclarecer algumas coisas, se eu cometer alguma gafe por favor me corrijam.
Rman
Um “channel” é um processo que é aberto pelo RMAN para realizar quaisquer operações que envolvam BACKUP ou RESTORE.
Como qualquer processo quem ficará responsável por realizar a atividade é o processador, porém estes dados tem que ficar em algum dispositivo físico (disco ou fita) e é por isso que você configuraaloca os canais de acordo com o tipo de midia que irá utilizar.
As configurações podem ser fixas, com o comando CONFIGURE, que serão utilizadas sempre por padrão ou dentro de um bloco de comandos, que começará com a cláusula RUN seguida de chaves {} com os demais comandos dentro das chaves.
Exemplo de configure pode ser o mesmo que você citou
Este comando informa que qualquer tarefa que não tenha configurações específicas usará três canais alocados em disco.
No caso com RUN
RUN
{
ALLOCATE CHANNEL c1 DEVICE TYPE sbt;
BACKUP DATABASE PLUS ARCHIVELOG;
}O RMAN vai alocar, para esta tarefa, um canal em um dispositivo de fita.
Ou seja, a alocação é por dispositivo físico e o trabalho realizado (quantidade de canais) por processador.
Sobre os BACKUPS se você tiver apenas um backup íntegro e com todos os archives certinhos você consegue voltar a base até momentos antes do erro.
Sobre não realizar os BACKUPS de tablespaces isso varia de acordo com o tipo de backup (Incremental, Full) ou com a cláusula EXCLUDE, na qual você pode indicar ao RMAN que ele não deve realizar o backup daquele objeto.
Atenciosamente,
Felipe.20 de setembro de 2011 às 8:41 pm #100883rman
Participante@felipeg
Obrigado pela explicação detalhada.
@varmbrust
Estou com a versão 10g R2 Standard, então é apenas 1 canal mesmo ? 😥
Executei o comando:
CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 2;
E não deu erro nenhum. Pensei em fazer os testes, mas mesmo configurado 2 canais não será utilizado os 2, devido a licença ser Standard ?
20 de setembro de 2011 às 9:32 pm #100888Victor Armbrust
Mestre@rman
Sim. Standard usa somente 1 canal.
Para tirar essa duvida, execute:select * from v$option where parameter like ‘%Parallel%’;
Observe que o parallelismo estará FALSE para as opções:
– Parallel backup and recovery
– Parallel executionatt
20 de setembro de 2011 às 10:24 pm #100891vieri
ParticipanteA documentação da Oracle está com interpretação dubia.
Pois se vc diz que :
“A Regra é, alocar 1 canal para cada dispositivo físico.”Se levar em conta que dispositivo físico é disco estará errado porque,
se eu faço por exemplo:run{
allocate channel ch1 type Disk maxpiecesize = 10G ;
allocate channel ch2 type Disk maxpiecesize = 10G ;
allocate channel ch3 type Disk maxpiecesize = 10G ;
backup incremental level 0
format ‘/dba/rman/level0/dbs/bkp_%U.rman’
(database include current controlfile);
release channel ch1;
release channel ch2;
release channel ch3;
}Eu estarei fazendo um backup de 3 backuppieces diferentes, cada um de 10Gb, no mesmo dispositivo físico(DISK), inclusive no mesmo diretório.
Portanto: “A Regra é, alocar 1 canal para cada dispositivo físico.” é falso vendo desse ponto de vista.Os 3 arquivos serão escritos ao mesmo tempo , por 3 processos distintos.
O conceito de canal é processo + i.o + controladora de disco +
seu level de RAID, e caso seja em fita ou em servidor externo ainda tenho + esse canal de comunicação e caso seja multiplexado é mais uma variavel que está dentro de um CHANNEL.enfim canal do rman é um conceito que depende de seus dispositivos fisicos envolvidos e da capacidade, potencia e quantidade.
20 de setembro de 2011 às 10:45 pm #100893felipeg
Participante@Vieri
Concordo com você que a frase ficou meio estranha
Mas acho que eles queriam dizer que é obrigatório ter pelo menos um canal configurado para cada dispositivo fisico envolvido no processo.Pelo menos foi o que eu entendi da frase.
By default, channel parallelism for each configured device is set to 1. As a rule, allocate one channel for each physical device. If you are backing up to only one disk location or only one tape drive, then you need only one channel.
@Rman, tem uma parte específica sobre canais se ainda ficou alguma dúvida.
http://download.oracle.com/docs/cd/B120 … tm#1012866
Atenciosamente,
Felipe.20 de setembro de 2011 às 10:52 pm #100894rman
Participante@felipeg
Infelizmente utilizo Oracle 10g R2 Standard, logo posso usar apenas 1 canal, mas mesmo assim, como sou curioso, vou testar e ver se configurando mais de um canal se ele vai utilizar.
O paralelismo é recurso da versão Enterprise.
A ideia era com o paralelismo diminuir o tempo de backup. Vou testar os BACKUPPIECES e MAXPIECESIZE pra ver se tem ganho de desempenho.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.