Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 8 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 4 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Anakim
    Participante

Gostaria de saber mais ou menos quanto custa uma licença de Oracle do Standard Edition e do Enterprise?
      Sendo que os dois teriam que ter a solução RAC, que é para fazer cluster e o Enterprise teria que ter, também, o particionamento.
      Estou fazendo esta pergunta aqui, porque a equipe de vendas da Oracle está demorando muito para responder e eu tenho que fazer uma análise baseado no preços, então, gostaria, se for possível, o pessoal me dá uma ideia de quanto custa.
      Desde já agradeço as respostas!

Ishii
      Participante

Olá,

Infelizmente acho melhor você esperar mesmo a lista de preços da Oracle, pois há muitas variações de combinações (processador, usuários etc) porém a Licença do Enterprise chega a ser 25% a 50% mais cara que a Standard e depende ainda dos packs adiquiridos. Em último caso acione diretamente a Oracle se estiver sendo atendido via Reseller…

Acho que o ponto a ser considerado é justamente os packs. Por exemplo: se você tiver o Standard e precisar de recursos como Particionamento somente na versão Enterprise isso será possível…

[]s Ishii

Anakim
        Participante

Em relação ao paricionamento eu estou sabendo…..
          A licença que mandei cotar foi em relação a licença de processadores, que no caso a máquina aonde iria ficar o oracle teriam dois processadores.
          A licença de usuários não me atende no momento.

Ricardo Portilho Proni
          Participante

Geralmente a equipe de vendas da Oracle demora mesmo, e ainda deve mandar uma cotação cheia de funcionalidades que você não precisa.
            No meu Blog tenho dois Post sobre preços do Oracle, coloquei logo abaixo.

https://profissionaloracle.com.br/blogs/ … -parte-ii/

https://profissionaloracle.com.br/blogs/ … -o-oracle/

Ou coloque aqui qual o seu ambiente, que eu faço a cotação para você.

Abraço !

Anakim
            Participante

Vou colocar aqui a configuração, sendo que não tenho certeza do hardware:
              – Gostaria ter um banco que nunca saísse do ar, ou seja, teria que ter uma solução de cluster, poderia ter um porvável partionameto;
              – A máquina, se não me engano, teria dois processadores com dois núcleos, acho que seria um servidor da Dell;
              Não sei se isso já ajuda…
              Parabéns pelos artigos e eles me ajudaram muito, já começaram a me dar uma ideia de preço.

Ricardo Portilho Proni
              Participante

Oi Anakim. Como está de feriado? 🙂

Até 4 processadores, você pode utilizar RAC com a licença Standard, que é muito bais barata (acho que coloquei nos artigos). Mas isso te tirará a possibilidade de usar particionamento.
                Pesoalmente, eu acho que particionamento pode ser substituído por um bom Design e um bom DBA.

Se for o caso, e se sua empresa quiser, posso fazer a cotação real para você, pois como Oracle ACE, tenho certas facilidades dentro da Oracle.

Anakim
                Participante

Feriado? Não sabia que tinha feriado….. hauhauahuahua 8)
                  Brincadeira…. Está super corrido estou com prazo bem apertado e não estou com tempo para nada.
                  Em relação ao particionamento eu concordo com você tem outras soluções, ele seria usado para tabela de histórico que eu acho que seriam muito grandes, não posso afirmar isso porque não me foi passado uma estimativa de volume de dados, mesmo tendo pedido várias vezes. Esse pacote seria opcional e sei que só tem na Enterprise, ou seja, o preço sobre para caramba, então podemos esquecê-lo… hehhe 8)
                  A licença Stantard seria essa?

2 CPUs Intel/AMD de 2 Cores cada
                  Red Hat: US$ 799/ano (suporte 12×5)
                  Oracle Standard Edition: US$ 35.000 + US$ 3.850/ano
                  Investimento inicial: (US$ 1.499 + US$ 35.000 + US$ 3.850) x 2,00 [Câmbio] = R$ 80.698,00
                  Investimento em 5 anos: ((US$ 1.499 x 5) + (US$ 35.000) + (US$ 3.850 x 5)) x 2,00 [Câmbio] = R$ 123.490,00

Sendo que isso por máquina?
                  E mais uma coisa, você já usou o cluster da Oracle?( Acredito que sim… 😛 )
                  Queria entender melhor sobre esta solução deles, porque tem uma coisa que não me agradou muito, tudo fica em único HD, ou seja, dependo do tamanho do banco não poderia ter problema de leitura e escrita?

Anakim
                  Participante

Esqueci de colocar no outro post, você poderia fazer a cotação, caso sua proposta for melhor que a que pedimos, garanto que ficaremos com sua. 😀
                    E teria que ser rápido porque fizemos a cotação por volta de quarta-feira…
                    Desde já agradeço a ajuda!

Ricardo Portilho Proni
                    Participante

Oi Anakim. Já implementei RAC sim.

O HD compatilhado (Storage) é necessário para utilizar Cluster, e você terá uma maior vazão.
                      Geralmente os Storages são compostos de vários discos, o que minimiza o gargalo de leitura e gravação.
                      Me manda um email para ricardo@nervinformatica.com.br, que entro em contato com a Oracle e envio uma cotação formal para você.
                      Ah, lembre-se que você terá que comprar licenças so sistema operacional. Dependendo do sistema, ao longo dos anos, ele pode sair mais caro que o Oracle !

Abraço !

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.