Pular para o conteúdo
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    edgf
    Participante

Prezados membros do Fórum bom dia!

Estou com um “pequeno”problema e não consegui encontrar solução.

Tenho uma tabela que trabalha com dois campos:

FATOPERACAO e FATOPERACAO_ORIGINAL

Esses campos servem para definir quando uma mercadoria é devolvida.

O processo funciona da seguinte forma:

Sempre que uma compra é feita, e é gerado uma nota fiscal de saida, essa venda recebe um numero de FATOPERACAO, no entanto quando uma mercadoria é devolvida é feito uma nota de entrada com um outro tipo de transacao com o campo FATOPERACAO_ORIGINAL = FATOPERACAO da venda, dessa forma qdo verifico que o FATOPERACAO_ORIGINAL existe NA FATOPERACAO, eu sei que aquela nota da FATOPERACAO FOI DEVOLVIDA e não trago esse registro (pelo menos era assim que era para funcionar).

Eu consegui montar a query tal qual abaixo que tras os devolvidos certinho.

SELECT
      CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.NUMERO_NOTA_FISCAL,
      CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.TIPO_TRANSACAO,
      CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO,
      CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO_ORIGINAL

FROM CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA

WHERE
      CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO IN (SELECT CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO_ORIGINAL FROM CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA ) AND

CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.DTA_DOCUMENTO >= ’01-JAN-2010′ AND
      CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.DTA_DOCUMENTO < '01-FEB-2010' AND --CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.NUMERO_NOTA_FISCAL = '7772' AND CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.SERIE_NOTA_FISCAL IN ('4', '900') AND CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.TIPO_TRANSACAO IN ('P21', 'P23', 'P24', 'O21', 'O23','O24', 'G21', 'P07', 'O26' ) AND CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.DTA_CANCELAMENTO_NOTA IS NULL Mas qdo tento fazer o inverso e trazer apenas os que não foram devolvidos eu troco o IN por NOT IN e todos os registros vem vazios. Espero que alguém possa me ajudar. Obrigado. Emerson

burga
      Participante

Faça o seguinte, execute esta consulta e veja se traz os registros como deve:

SELECT
        CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.NUMERO_NOTA_FISCAL,
        CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.TIPO_TRANSACAO,
        CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO,
        FROM
        CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA
        WHERE
        CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO NOT IN (
        SELECT
        FROM
        CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA );

Depois você vai acrescentando o restante das condições uma a uma e verificando se está trazendo corretamente os registros. Pois o erro não parece estar na parte do NOT IN.

Outra coisa, acho que você ja deve ter feito isto, é verificar se realmente deve retornal algum registro nesta consulta com o NOT IN… Se ainda assim não encontrar erros, é bom rever as regras de negócios do seu sistema, se é isto mesmo que você passou aqui no fórum.

edgf
        Participante

Puxa eu fiz os testes solicitados mas infelizmente não me trouxe registros nenhum.

Com relação a outra observação postada.., realmente existem registros para serem buscados.

De qqer forma ainda penso que para esse caso tavez o NOT IN não seja a melhor função a utilizar.

Bom eu consegui resolver meu problema na programação do sistema, (gambiarra – faz parte ‘rs’).

Obrigado pela ajuda!

burga
          Participante

Agora me veio à cabeça… Apesar de você já ter resolvido seu problema, o erro provavelmente está porque você não elimina CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO_ORIGINAL nulos em sua subquery…

O correto seria na subquery do NOT IN você colocar a condição CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO_ORIGINAL IS NOT NULL:

SELECT
            FROM
            CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA
            WHERE
            CNP.FAT_MOVIMENTO_CAPA.FATOPERACAO_ORIGINAL IS NOT NULL

Desculpa não ter visto isso antes… rs!

edgf
            Participante

Puxa valeu pela dica!

Funcô mesmo…, obrigado!!!!!!

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.