Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 2 meses atrás por diegolenhardt.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    msantino
    Participante

Fala galera, blz?

Eu tenho um ambiente aqui que é muito grande, mas em termos de catálogo e não de espaço em disco. São mais de 900 mil tabelas divididas em pouco mais de 1500 schemas/usuários.

Por uma falha de planejamento, alguns objetos grandes foram criados no tablespace SYSTEM no passado. O usuário de backup lógico usava esse tablespace e por falta de monitoramento, muitos JOBs de backup ficaram presos, aumentando o tamanho físico desses datafiles. Hoje são 4 arquivos de 32GB já alocados que não conseguimos fazer resize.

Depois de uma reorganização, consegui remover os objetos de usuário do SYSTEM e criei um usuário (por orientação do @rman) somente tarefas de DATA PUMP e com um tablespace próprio.

Nós estamos querendo recriar esse banco, pra poder diminuir o tamanho desse tablespace SYSTEM e fazer uma tarefa mais planejada.

A minha dúvida é como eu devo fazer isso? Eu tenho o backup físico e lógico dessa base, mas entendo que se eu restaurar um backup físico vou ter os mesmos arquivos com os mesmos tamanhos. E por outro lado, usando o DATA PUMP para restaurar poderia ser uma tarefa muito demorada.

Qual seria o plano de ação mais indicado pra isso?
      1. Criar o banco
      2. Criar os tablespaces/datafiles desejados
      3. IMPDP

?

Valeu pessoal…

rman
      Participante

@msantino

Por que não foi possível fazer o resize ?

Quantos GB estão utilizados e quantos estão alocados ?

msantino
        Participante

@rman,

Eu não consigo dar o resize porque o espaço já foi utilizado antes:

ERROR at line 1:
          ORA-03297: file contains used data beyond requested RESIZE value

Todos eles estão com 30GB alocados, porém, nenhum deles possui mais de 26% ocupado.

Na verdade, o último eu consegui reduzir pra 6GB, mas não menos que isso. E os outros 3 eu não consigo tirar sequer 1GB que dá o erro acima.

Participante

Ola!

@msantino

Como vc disse q seu banco não é pequeno.. aconselho em fazer expdp/impdp e desta maneira vc não terá os problemas de tablespace system cheia.

O que vc pode fazer é verificar todos os objetos q existem na tablespace system q são de usuários criados e quando for importar usar o remap_tablespace=system:novatablespace

Com o expdp/impdp vc pode criar um banco e começar o import e ir monitorando o crescimento das tablespaces, desta maneira você poderá adicionar apenas datafiles quando for realmente necessário.

Qualquer coisa.. vai postando aki…

Uma dica é vc homologar isto antes.. cria uma VM faz o passo a passo e verifica os procedimentos, depois aplica em produção.

Abraços.!

msantino
            Participante

@Thunder_Catz,

Essa é a minha idéia mesmo. Vou fazer no servidor de homologação e depois, com tudo certinho repdriduzo em produção.

Sobre os objetos no tablespace SYSTEM, eu já fiz isso com a base online. Tudo que existia eu movi e agora não tem nada lá que não deva estar. Pelo menos, é o que parece! hehehehe
              Mas de qualquer forma, acho válido colocar essa opção pq assim ele força, né?

Vou começar amanhã e depois boto o resultado aqui.

Abs galera e valeu a força…

diegolenhardt
              Participante

no TOAD voce tem uma opcao tablespace map, que te mostra o que está alocado no final do datafile/tablespace…

dessa forma voce faz um move daquele objeto para outro lugar, temporariamente, e depois volta,

mas como é o system é perigoso dar uma zica…

expdp/impdb seria o melhor…

msantino
                Participante

@diegolenhardt,

Eu não consigo usar essa opção no TOAD. Ele me pede pra conectar com o usuário TOAD, mas eu não sei aonde gero o script de criação dele. Ou é só criar um usuário com o nome TOAD e pronto??

diegolenhardt
                  Participante

não precisa ser com usuário TOAD, pode ser qualquer usuário com GRANT DBA,

sys ou system, qualquer um funciona…

http://www.google.com.br/imgres?q=TOAD+ … 29,r:1,s:0

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.