Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 20 do total)
  • Autor
    mpvargas
    Participante

Caros Amigos
      Apaguei, acidentalmente, alguns datafiles do banco (Oracle 10g + Linux)
      Tem como recuperar?
      Obrigado

rman
      Participante

Se você não baixou a instância após a remoção dos datafiles é possível… Não entre em panico…

O Portilho escreveu um artigo que explica como recuperar…

https://profissionaloracle.com.br/blogs/ … em-backup/

Bom, eu nunca executei esse procedimento… Execute por conta e risco, Boa sorte…

mpvargas
        Participante

valeu rman
          obrigado

Emersonmartins
          Participante

mpvargas.

Sucesso ai na empreitada, não esquece de postar o sucesso desse recover, tenho certeza que vai ser de grande valia e aprendizado para todos.

Abraços.

Emerson Martins
            DBA Jr
            emersonmartinsdba.blogspot.com

felipeg
            Participante

[quote=”rman”:3vtq9h78]Se você não baixou a instância após a remoção dos datafiles é possível… Não entre em panico…

O Portilho escreveu um artigo que explica como recuperar…

https://profissionaloracle.com.br/blogs/ … em-backup/

Bom, eu nunca executei esse procedimento… Execute por conta e risco, Boa sorte…[/quote]

Isso ai rman…

Quando li o artigo no blog do Portilho (já faz algum tempo hehe) resolvi testar.

Funcionou que é uma beleza.

OBS: Obviamente fiz isso na minha VM, não no servidor de produção da empresa 8)

Atenciosamente,
              Felipe.

leandrolbs
              Participante

mpvargas, se tiver em archivelog e um rman configurandinho; é só um restore datafile; Boa sorte;

mpvargas
                Participante

Caros Amigos,
                  Como esse problema foi no banco de produção, aí começa a bater o desespero… pressão aumenta… precisava de uma solução rápida e que eu teria a certeza que daria certo…
                  entrei naquela fase de que tudo começa a dar errado…
                  Fui pra uma solução mais demorada, porém a mais segura…
                  Peguei uma backup de domingo (expdp), recriei a base e restaurei…

Prometo fazer esses testes numa base de teste, mas a minha situação estava complicada, precisava solucionar logo… optei por algo mais demorado mas que já executei várias vezes…

Obrigado pela ajuda de todos

mpvargas
                  Participante

Aproveitando o tópico…
                    Qual a média de tempo pra subir uma base completa (dados, indices, etc) com o impdp?
                    A minha base tem 160GB e acho que está demorando demais…
                    Os dados rapidinho atualizam, mas os indices ficam uma eternidade

Segui algumas dicas de tópicos anteriores
                    SGA Pequena
                    PGA Grande
                    Banco em modo noarchive
                    Vários grupos de redo de tamanho grande (usei 10 x 1GB)

Mas mesmo assim está demorando pacas…

rman
                    Participante

[quote=”mpvargas”:3tom2owr]Caros Amigos,
                      Como esse problema foi no banco de produção, aí começa a bater o desespero… pressão aumenta… precisava de uma solução rápida e que eu teria a certeza que daria certo…
                      entrei naquela fase de que tudo começa a dar errado…
                      Fui pra uma solução mais demorada, porém a mais segura…
                      Peguei uma backup de domingo (expdp), recriei a base e restaurei…

Prometo fazer esses testes numa base de teste, mas a minha situação estava complicada, precisava solucionar logo… optei por algo mais demorado mas que já executei várias vezes…

Obrigado pela ajuda de todos[/quote]

Você não tinha um backup do RMAN pronto pra restauração ? Caso não utilize o RMAN, sugiro adota-lo como estratégia de backup.

Utilizando o backup lógico do EXPDP, não houve perda de dados ? Ninguém utilizou o sistema do domingo até o ocorrido na segunda ?

mpvargas
                      Participante

Fala rman
                        Eu tinha um backup RMAN mas como o meu backup expdp estava integro, resolvi usá-lo… fiz uns testes pelo rman para tentar restaurar os datafiles, mas como o meu gerente estava pressionando e o sistema de qualquer forma ia ficar parado, optei pelo impdp… pelo menos diminuiu a pressão… meu gerente precisava de uma solução e quando iniciei esse processo ele ficou mais tranquilo, porque quando algum diretor perguntava ele respondia que já estava sendo resolvido, só estava restaurando a base…
                        Se tenho mais tempo pra pensar, com certeza ia optar pelo rman… mas infelizmente tive que resolver sem pensar muito…
                        Quanto a perda de dados, não houve, pois ninguem usa o sistema aos Domingos… só houve perda de tempo…

mpvargas
                        Participante

Com relação ao tempo do impdp…
                          Alguém pode postar algum comentário…
                          Se demora muito? Quanto tempo?
                          Gostaria de saber só pra ter uma idéia do tempo do meu processo…

lordmaca
                          Participante

[quote=”mpvargas”:3qqolr6u]Com relação ao tempo do impdp…
                            Alguém pode postar algum comentário…
                            Se demora muito? Quanto tempo?
                            Gostaria de saber só pra ter uma idéia do tempo do meu processo…[/quote]

MP,

Caraca em que barra, da proxima usa RMAN que eh 1000x mais seguro, sua base estava em archivelog?

Sim impdp demora cara, mas o problema eh quando vem objetos invalidados, usuario sem os provilegios…etc… cuidado com isso, checa se veio tudo certo.

Abraco.

felipeg
                            Participante

[quote=”mpvargas”:1a7zmg2f]Aproveitando o tópico…
                              Qual a média de tempo pra subir uma base completa (dados, indices, etc) com o impdp?
                              A minha base tem 160GB e acho que está demorando demais…
                              Os dados rapidinho atualizam, mas os indices ficam uma eternidade

Segui algumas dicas de tópicos anteriores
                              SGA Pequena
                              PGA Grande
                              Banco em modo noarchive
                              Vários grupos de redo de tamanho grande (usei 10 x 1GB)

Mas mesmo assim está demorando pacas…[/quote]

MpVargas bom dia

Vamos aos pontos:
                              1 – Quando há uma nova importação o Oracle recria do zero o índice ( como um CREATE INDEX) ou seja, em relação a lentidão pode ser desde uma PGA ou TEMP pequena até Lentidãocontenção de IO no disco onde fica a tabelspace de INDEX.

Grandes referências na área como o próprio Burleson preferem importar os dados primeiro e depois recriar os índices.

http://www.dba-oracle.com/t_import_impd … _speed.htm

2 – Se quer mesmo usar o impdp tente usar a clausula PARALLEL
                              ex
                              impdp USER@ORA DUMPFILE=dump.dmp logfile=log.log PARALLEL=4 directory=DATAPUMPDIR

Obviamente que se for um dos problemas citados no 1 o PARALLEL não vai ajudar muito…

E por último sei que é chover no molhado mas:
                              – Base de PRODUÇÃO em modo noarchive?
                              – Sem plano de restore usando o RMAN?

Infelizmente segurança ou não para aplicar uma correção vem da prática diária, mas não justifica não implementarutilizar uma solução tão boa.

Consideremos sua situação, ninguém trabalhou domingo…ok, mas não houveram perdas na segunda?

Agora considere essa mesma situação em uma empresa de vendas on-line, seria aceitável? não…. e provavelmente o DBA estaria colocando o CV nos sites de RH hoje.

Parafraseando Tom Kyte “I believe that a system is not a production system unless it is in ARCHIVELOG mode”….

http://tkyte.blogspot.com/2005/09/archive-log-mode.html

Espero ter colaborado em algo.
                              Boas sorte nas próximas situações!

Atenciosamente,
                              Felipe.

mpvargas
                              Participante

Caros amigos,
                                Obrigado pela ajuda e pelas dicas de todos…

Só para esclarecer alguns pontos:
                                Tenho consciencia que não usei a forma correta de tentar restaurar a base, mas tinha absoluta certeza da segurança das informações…
                                A minha base está em modo archivelog e eu faço backup rman todos os dias… ocorreu que no sábado anterior eu trabalhei para fazer alguns ajustes no banco e como eu já sabia que na segunda de manhã ninguem iria usar o sistema, decidi finalizar o trabalho na segunda…
                                Estávamos com um problema com a licença do ERP, com isso eu teria tempo até que resolvesse esse problema… mas infelizmente cometi um grave erro de apagar alguns datafiles e uns 10 minutos depois a licença chegou… sendo assim eu precisava dar uma resposta rápida sobre a solução do problema…
                                Como nao finalizei o trabalho de sábado, a cópia do rman nao foi feita por falta de espaço e para não ficar batendo cabeça tentando restaurar uma cópia do dia anterior, optei por fazer o impdp…
                                Antes de optar pelo impdp tentei restaurar os datafiles pelo rman, mas como estava recebendo alguns erros e o gerente querendo uma solução, fui pela forma mais segura…
                                Depois que comecei o processo, descobri através da ajuda do colega do forum (rman) que tem uma artigo do Portilho que fala sobre isso…
                                Felizmente está tudo OK
                                A base está restaurada e o sistema funcionando blz

felipeg
                                Participante

Beleza cara…

Tinha entendido que a base estava em noarchive, my bad 8)
                                  Sobre a situação em si temos que sempre manter duas coisas nesses casos:

O aprendizado e o pescoço.

Se você ficou com os dois beleza =)
                                  Sobre a questão da velocidade do impdp testa o PARALLEL ou verifica os pontos conforme o post anterior e ve se ajuda.

Atenciosamente,
                                  Felipe.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 20 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.