Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por jspaulonci.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Bom dia pessoal, gostaria de uma opinião dos srs.

Vocês trabalham com redundância Normal na ASM ?
      É interessante trabalhar com Normal ? Não é melhor deixar a redundância na camada de Storage ?

Mudar a tablespace system e sysaux de diskgroup é traumático , pelo que vi dá pra usar o dbms_transfer né ?

Obrigado
      Spaulonci

Peterson
      Participante

Cara,

Temos 3 tipos de redundância que podem ser implementadas:
        Hardware: Feita pela storage e/ou controladora;
        Software: Feito pelo sistema operacional (ex: LVM)
        Oracle: Feito pelo ASM

não acho q seja bom fazer mais de 1 redundância. Se possível, deixe a redundãncia pra storage tomar conta e use o ASM sem redundância.

jspaulonci
        Participante

Valeu Peterson, é o que eu penso.

Abraços

Leonardo Faria Ferreira
          Participante

olá!
            Eu sou mais a favor do uso de “mirroring” via ASM.
            Acredito ser mais performatico e além disto, estamos falando de mesmo fabricante, oracle com oracle.

É apenas uma opinião.

[]’s
            Leonardo

jspaulonci
            Participante

Entaum Leo…mas ou usar ou usar outro, c já tem mirro no storage deixa para o storage né ?

Vc concorda com isso ?

Abraços

Peterson
              Participante

A redundância de discos feita por hardware é muito melhor e não onera o sistema com processamento para fazer isso seja pelo Oracle, seja pelo sistema operacional.
                O que muitas vezes o pessoal falha é em achar que está implementando mais segurança, aí configura RAID na storage, configura redundância via LVM ou no gerenciamento de discos do Windows e ainda mete outra redundância via ASM, o que acontece? O sistema Operacional ocupa o processador fazendo redundância nos discos já redundantes (RAID da Storage) e ainda tem a redundância do Oracle.

Minha opinião é: Tem Storage: deixa a redundância pra ela, não tem? Prefira fazê-la pelo Oracle com ASM, assim vc vai continuar ocupando o processador um pouco pra fazer isso, mas não vai ter que fazer o sistema operacional cuidar do seu sistema de arquivos.

abraços!

jspaulonci
                Participante

Muito obrigado Peterson pela clara explicação, concordo com você.

Abraços

Spaulonci

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.