Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    CVPRADO
    Participante

Pessoal

Alguém teria algum procedimento para REORG ??

Já vi uma vez ou outro um DBA aqui da empresa realizar vi que é simples(tabelas e indices), tenho um banco Oracle Enterprise manager 9i e um 11g para testes todos rodando em S.O. Windows XP, gostaria de realizar um REORG em cada alguém poderia me ajudar?

vieri
      Participante

Oque vc considera um reorg ?
        Oque te falarem que é façil e/ou você visualizou que vc chama/acha facil?

Em um banco de teste tudo pode ser facil, se vc não tem ning utilizando…

Em produção até adicionar uma coluna pode te trazer outras atuações na base, como verificar lock,objetos invalidos,indices inutilizados,plano de execução..etc..etc..

O facil é relativo… e deve está dentro de um contexto…

😉

Participante

Ola..!!

Boa tarde a Todos..!

Bom.. vamos ao ponto q o Vieri falou..!!

Oq vc considera um REORG ? Na minha visão um “REORG” seria quando eu tenho uma tabespace com cerca de 20 datafiles.. e eu tenho todos os datafiles utilizados, mas com cerca de 20 à 50 % de utilização em cada datafile..

Isto é um desperdicio de espaço… então eu crio uma nova tablespace e favo um MOVE das tabelas para esta nova tablespace.. e este processo também é efetuado para os indices.. onde tenho tudo separado.. tablespace de Indice e de Dados..

Mas com os indices não é um MOVE.. com indices é um REBUILD..!

Assim eu consigo liberar espaço em disco e também deixar minhas tablespaces organizadas, sem muita fragmentação…

Agora vamos aos scripts..!!

MOVE (TABELAS):

spool C:tempMove_Tables_tablespaces.sql
          select 'ALTER TABLE '||owner||'."'||table_name||'" move tablespace ' || '&TABLESPACEDESTINO'|| ';' from dba_tables
          WHERE owner = '&OWNER'
          AND TABLESPACE_NAME = '&TABLESPACEORIGEM';

REBUILD (INDICES):

spool C:tempRebuild_indexes_tablespaces.sql
          SELECT 'alter index '|| a.owner ||'."'||a.index_name ||'"'|| ' rebuild tablespace &TABLESPACE_CORRETA;' FROM ALL_INDEXES a
          WHERE a.OWNER = '&OWNER'
          AND A.TABLESPACE_NAME = '&TABLESPACE_ERRADA';

Os Scripts acima irão pedir algumas informações, mas é basico..

Vc roda eles pelo SQL*PLUS.. serão gerados 2 arquivos dentro do TEMP da sua máquina.. e basta executa-lós..!!

Isto se vc seguir oq eu faço aqui.. criar outra tablespace…!!!

Qualquer coisa.. posta ai..!!

Abraços..!!

hudsona
          Participante

Complementando o que o Regis disse, também temos recursos como o SHRINK SPACE , que realiza a reorganização e desfragmentação dos datafiles e dos indices associados,sem a necessidade de mover para outro tablespace, mas isso é só uma outra forma de resolver o problema, caso não seja possivel a criação de outros tablespaces.

Abraços

vieri
            Participante

Realmente Reorg é um conceito genérico,
              na minha opnião qualquer alteração de estrutura física é um reorg,
              vc mudar os datafile de disco em funçaõ de I/O elevado é um reorg.
              E todo Rerog demanda atenção e previa análise dos diversos tipo de fragmentação. não simplesmente recontruir o banco na base de rebuild e move,
              não vejo essa prática no dia a dia de grandes empresas,
              não existe janela pra isso.
              Se for enterprise o rebuild on-line em bases transacionais é uma boa.
              para ganhar espaço.

Segue o melhor link em português sobre o assunto.
              Para aclarecimento técnico.

http://eduardolegatti.blogspot.com/2008 … space.html

abços.

CVPRADO
              Participante

Atuo como DBA Jr tenho pouquissima experiência,

Conceito de Reorg é resumidamente melhora na performance, eliminar espaços desnecessário, como disse nosso amigo Regis…
                Disse facil no sentido do processo não ser complexo, ao meu ver, claro q se realizado em um banco de PRD tudo fica mais detalhado, demorado, etc…

Mas o q eu vi sobre REORG realmente é o q o Regis mencionou no post dele… Exatamente aquilo, vou tentar realizar aqui com os scripts q ele passou…

Grato
                Carlos Nascimento

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.