Pular para o conteúdo
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    RGaspar
    Participante

Prezados
      Bom dia

Recentemente na empresa onde trabalho fizemos um investimento pesado no nosso Datacenter, adquirindo uma infraestrutura bastante robusta de storage, switchs de fibra, etc TUDO redundante. Em cima desta infra, instalamos um ORACLE RAC nas lâminas do Storage para garantir segurança e desempenho. Ocorre que o “TUDO ” que eu falei não é tudo replicado. Existe uma coisa no nosso rack que não era redundante, nossa storage. Infelizmente ela congelou, derrubando o banco de dados, ocasionando os problemas que vcs podem imaginar. Conseguimos contornar a situação depois de reiniciar a storage e levantar os serviços do Linux RH e o Oracle.
      Pergunta.
      Nesta solução de Oracle RAC, eu conseguiria fazer algum tipo de replicação on line, se eu comprasse um outro servidor(seria outro hardware, sem usar as lâminas, um hardware fora do rack) e instalasse um Oracle Simples sem RAC. Seria uma solução de contingência, aonde CASO o storage parasse de novo, poderíamos levantar o banco na outra máquina e continuar trabalhando provisoriamente até que pudéssemos voltar a estrutura de Lãminas.

Fico no aguardo.

Obrigado.

Marcos Braga
      Participante

Olá RGaspar,

Eu sugiro um Standby com Real Time Apply.

Suprirá as necessidades sem precisar de um ambiente tão robusto.

Não esquecendo que, caso precise ativar o standby para produção, o desempenho será limitado pelo hardware utilizado no momento.

[]s
        Braga

vieri
        Participante

TUDO redundante ??!?!?! Engano seu.. no Oracle RAC, a storage não será redundante.

Seu caso vc precisa de um dataguard em cima deste RAC.

RGaspar
          Participante

Olá Vieiri, foi o que eu disse 🙂 , tudo menos a storage hhehehe, quando cheguei, tinha congelado. No caso, não sei a diferença de valores, na versão atual de Oracle que tenho não é Enterprise, portanto eu não poderia utilizar o Dataguard, a minha versão é a Oracle Database 10g Release 10.2.0.5.0 – 64bit Production, rodando num redhat Enterprise 5.5, não sei o que custaria para fazer o upgrade e se é póssível, se não teria que adquirir licença nova para todos os servidores nesta estrutura.

Braga, como funciona este serviço. Ele vai funcionar nesta estrutura de RAC de um lado e servidor simples em outro, ou ele é o próprio Dataguard.

Participante

Opa..!

Salve a todos..!

Só complementando oq os demais amigos falaram..!!

Creio que tudo depende de qual a real necessidade de sua empresa.. pois RAC significa alta disponibilidade mas isto somente falando dos servidores, pois acredita-se que é muito mais facil uma máquina dar problema do que um storage..

Dependendo da situação.. as vezes nem é bom ter um RAC.. o melhor é ter um StandBy logico, onde vc pode deixar a sua aplicação rodando no banco PRIMÁRIO fazendo inserts, deletes e updates.. e no banco SECUNDÁRIO que seria o StandBy.. deixar rodando os relatórios.. pois um StandBy logico permite que sejam efetuados Selects.. e se vc habilitar o StandBy para MAXIMUM PERFORMANCE.. caso o servidor PRIMÁRIO caia.. vc pode mudar o SECUNDÁRIO para PRIMÁRIO e ter sua base integra em no máximo 10 minutos…!

Ainda melhor se seu banco for Oracle 11G.. ai vc pode utilizar o ACTIVE DATAGUARD..

Mas uma coisa.. se seu Storage travou.. algum problema teve nele.. melhor vcs contatarem o suporte deste storage para eles fazerem uma analise..

Bom.. é isto…!!

Abraços..!

RGaspar
              Participante

Por se tratar de um hospital, nós temos a necessidade de alta disponibilidade e por tb atender a um ERP de Operadora de Plano de Saúde, temos que ter alto desempenho. Adquirimos a solução da HP, nível máximo de segurança faz menos de 3 meses. Investimento bem alto. O pessoal da HP já está verificando o problema, mas não posso mais me dar ao luxo disto acontecer novamente. Por isso a pergunta. Por mais garantido que seja(HP informa que somos o primeiro cliente a ter uma storage congelada neste nível de solução HP), pretendo ter um ambiente “duplicado” de qualquer maneira, usando o hardware do rack e outro um servidor robusto, mas sem RAC. Esta é a solução que reduziria o problema de indisponibilidade.
                Quem tiver mais idéias, estou aceitando sugestões.

Obrigado

Rafael

Peterson
                Participante

Rafael,

Não sei se a sugestão do standby database funciona com um ambiente de RAC. Acredito que o ideal seria o Dataguard mesmo.

vieri
                  Participante

http://www.oracle.com/technology/deploy … tandby.pdf

Acho que é isso que você busca!

vieri
                    Participante
                      vieri
                      Participante

OMAA – Oracle Maximum Availability Architecture

Pra quem acha que não é possível…
                        Com a ORACLE tudo é possível…

Deve ser excelente implantar este ambiente,
                        já instalei RAC, mas esse ai é o estado da arte![/img]

juliano_sf
                        Participante

Opa,

Dataguard é lindo, mas só rola com EE, que é caríssimo. Geralmente, ele não está disponível pra gente.

O storage que vc usa é o EVA? o EVA tem soluções de replicação de dados no próprio storage. Vc liga um storage no outro pela SAN e ele replica as LUNs. No caso, aí, vc teria que comprar outro storage, o que faz sentido visto que vc não quer perder desempenho. Parece que tb tem que licenciar o módulo de replicação de storage, mas de longe deve ser mais barato que montar 2 Oracle RACs EE .

Daí, você precisaria deixar uma máquina na agulha pra montar a LUN do storage 2, caso vc precise dele.

Então, vc teria os seguintes cenários:
                          1) crash no RAC, mas storage 1 OK
                          R: Aponta a máquina sobressalente para o storage 1 e levanta o banco lá como single instance (sem RAC)

2) crash no RAC e no storage1
                          R: Quebra a réplica de storages, aponta a máquina sobressalente para o storage 2 e sobe a instância. Quando o RAC e o storage 1 reestabelecerem, você faz o mirror de LUN novamente, para o serviço e levanta o RAC

Creio que vc consegue replicar sem parar o serviço, colocando o banco no modo BEGIN BACKUP. Em relação à replicação do storage, a galera da HP pode te ajudar bem nisso. Eu sei que é possível, mas nunca montei.

Abraços,

Juliano

RGaspar
                          Participante

heheh, obrigado a todos.

Estou tentando ver a solução de menor custo, mas pelo jeito OU eu gasto com licenças de um Oracle Enterprise, ou gasto 250 mil em uma nova storage, o que seria outro gasto absurdo, tendo em vista que eu teria uma storage parada. Foi uma alternativa que pensamos da outra storage, mas a própria HP disse que não precisava hehehe.
                            Para os curiosos, descobriram o problema da nossa storage. O firmawe tem que ser atualizado. Existe um componente dentro da storage que monitora a temperatura, ele deu um “falso alarme” de temperatura crítica, e por proteção, a storage desligou(congelou). Já resolvido a dificuldade.
                            Sim Juliano, eu tenho um EVA e vamos ver agora com a HP uma solução para isso, claro que antes, vamos xingar bastante eles quanto ao que nos venderam.

Mais uma vez obrigado pela força pessoal, sou novato no mundo oracle e sempre resolvo minhas dificuldades aqui.

Um abraço

Rafa

vieri
                            Participante

Falso alarma de temperatura… firmware…
                              sinceramente não acreditei nessa história.

Mas não fique tão preocupado em exceso com storage,
                              eu nunca tive problemas com nenhuma, o UPTIME
                              delas é absurdo, vc foi meio “azarento” nesta storage.

Eu tenhu um Oracle rac 2 Nodes 24×7 e está a quase 3 anos em produção ininterruptos!

[oracle@depdata02 ~]$ uptime
                              17:34:47 up 810 days, 9:42, 1 user, load average: 1.09, 1.03, 0.91

SQL> select STARTUP_TIME from v$instance ;

STARTUP_

25/05/08

Acho que esse valor se adequa a um hospital certo!

E quanto a dinheiro, ele não havia citado custo, se não nem entraria no merito do RAC RAC com stand by RAC.

Que é uma realidade em bancos e grandes empresas.

Anônimo

Este mesmo problema com congelamento também tivemos na empresa onde trabalho e o problema realmente só foi resolvido com atualização do firmware. Parece que a HP continua vendendo um equipamento que tem problema e nem providencia a atualização antes do cliente ter prejuízo com parada do Oracle, menos mal que aqui ocorreu num sábado no final de expediente, viramos a noite trabalhando e a HP não queria desligar o storage, após desligar voltou ao normal, depois foi atualizado o firmware. E felizmente não tivemos mais congelamento.

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.