Pular para o conteúdo
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    neodavid
    Participante

Bom dia Pessoal,

Estou postando novamente esse assunto, pois as que eu pesquisei aqui no forum não foi suficiente.
      O que eu quero fazer é o seguinte… como eu posso replicar os dados do meu servidor de banco de dados em uma determinada cidade para um outro servidor em outra cidade… levando em consideração que as configurações do banco será identicos nos dois lugares.

Grato,

David

Ishii
      Participante

Neo,

1) Os servidores Oracle das duas cidades “se conversam”? Ou seja podem estar na mesma Rede ou não?
        2) Ambos estarão on-line? Ou um dele será apenas um backup stand alone?
        3) Qual o intervalo de atualização dos servidores?

Sem estas questões fica difícil dar uma resposta que lhe agrade ou resolva o seu problema. Dependendo das respostas podem surgir outras questões mas vamos iniciar com estas…

[]s Ishii

neodavid
        Participante

bo tarde Ishii,

1) Os dois servidores se comunicam, estão sobre uma vpn.
          2) Ambos estarão online
          3) em relação a atualização eu gostaria que fosse umas 3 a 4 vezes por dia.

A situação é a seguinte, tem um servidor oracle 10g na cidade X que está acesando a internet via sátelite e a outra é ADSL na cidade Y… eu gostaria que o servidor X atualizasse o banco na cidade Y umas 4 vezes por dia.
          Isso já daria para vc ter uma idéia?

Grato.

Ishii
          Participante

Neodavid,

Bom dia, acho que pode ser feito via dblink do Oracle uma vez que ambos vão estar online e com isso a atualização pode ser até online mesmo com intervalos programados via scheduler ou job. Qual seria a quantidade de tabelas a serem replicadas e a quantidade aproximada de dados?
            A idéia básica seria criar umas procedures de replicação (dependendo da quantidade de tabelas e dados pois senão pode ficar inviável e então partiremos para outra alternativa) que sincronizariam as bases em intervalos de tempo programados ou via job ou via scheduler.

A quantidade de tabelas e dados é importante pois tenho um ERP com cerca de 1500 tabelas atualizadas no volume de dados de +/- 500Mb/dia e para isso tivemos que utilizar uma atualização com intervalos de 2 minutos para não sobrecarregar o link…aliás fizémos um teste com uma conexão via satélite a cerca de 4 anos atrás com o Oracle mas o resultado foi abaixo do esperado devido ao “eco” e ao tempo de delay que no Oracle resultava em timeout… como isso está atualmente?

[]s Ishii

Marcio68Almeida
            Participante

O segundo banco é apenas para consulta ?
              O mais simples seria fazer dblink e atualizar, mas vai depender da sua estratégia de atualização…
              Se forem tabelas pequenas dá para comparar e mandar a diferença.
              Se forem tabelas grandes, seria interessante fazer um arquivo que registre todas as transações e envie os dados modificados.
              Se forem muitos dados pode acarretar um problema de performance na rede e até derrubar as conecções…

Como você percebeu, há muitas variáveis, você tem que ter bem estabelecida a sua estratégia de atuação que vai se basear exclusivamente nas tuas necessidades.
              Você nos passou algo bastante genérico e receberá respostas genéricas, mas já dá para imaginar caminhos a tomar.

neodavid
              Participante

Bom dia,

O sistema tem mais de 1000 tabelas nos quais existem tabelas com muitas inforamções em média dever ter uns 300.000 registro.
                Em relação a internet via satélite… o delay que vc teve fez com que a comunicação caisse? Pois ieremos utulizar via satélite… e as informações não podem estár muito atrasadas não…

Grato pelas ajudas…

neodavid
                Participante

Um outra coisa em relação ao Dblink é que eu gostaria de uma distribuição física dos dados, não somente para consulta… e pelo que vejo o Dblink será apenas para consulta… o que eu gostaria era replicar os dados de um banco em uma cidade para outra cidade.

Marcio68Almeida
                  Participante

Você quer que as duas pontas façam mautenção das informações ???
                    Acho que você vai ter que repensar sua estrutura, isso é bastante complexo (não impossível).
                    Se você colocar o seu sistema em um datacenter com uma storage e trabalhar centralizado via WEB tende a ser uma ótima opção…
                    Transação distribuída da forma que está pintando, necessita de alta performace e uma configuração MUITO bem feita…
                    Se vai fazer atualização nas duas pontas, não será viável atualizar de tempos em tempos, teria que ser via snapshot ou alguma trigger, se bem que, com a quantidade de tabelas que você colocou, uma trigger em cada tabela é um trabalho de formiguinha…

Ishii
                    Participante

Apenas complementando… se ambas as bases vão ter atualização de Dados, acho que será necessário rever a Aplicação pois se ambas tiverem Primary Key atualizadas qual base atualiza primeiro? A sugestão da Centralização em em DataCenter deve ser considerada, pois o grau de complexidade talvez inviabilize a solução, mesmo que seja possível tecnicamente pode ser que financeiramente e por questão de tempo não seja viável. Com relação ao delay da via satélite a resposta é sim foi o delay da Conexão que causava um timeout na conexão Oracle.
                      []s Ishii

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.