- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 2 meses atrás por
burga.
-
AutorPosts
-
17 de setembro de 2010 às 6:07 pm #96123
luan
ParticipanteBom dia galera, como sou meio novo no mundo o Oracle/plsql cheguei pela primeira vez no problema de concorrência.
Vi que o oracle dispõe de alguns recursos para isso, como o SELECT FOR UPDATE.
No meu caso precisaria tratar a concorrência pois estou criando um sistema de agendamento, e existe a possibilidade de duas pessoas clicarem no mesmo horário disponível ao mesmo tempo.
Para esse caso qual seria a melhor opção, seria usar o select for update?Muito obrigado
Abs []s
17 de setembro de 2010 às 7:12 pm #96126VitorLeandro
ParticipanteFala Luan,
O Select for update efetua um lock de linha (Row-x) nas linhas selecionadas. O interessante é saber se é isto mesmo que você quer.. Será que enquanto a tela de agendamente estiver aberta, nunguem mais poderá agendar no período selecionado? Se o sistema crescer muito, acredito que você possa ter problemas com Blocking Locks e DeadLocks, causando algumas lentidoes desnecessárias.
Eu utilizaria um cursor sem efetuar o lock ou [NOWAIT], será bem mais performático a nível de concorrencia.
17 de setembro de 2010 às 9:31 pm #96130jspaulonci
ParticipanteLuan , se eu fosse você eu não faria nada, o Oracle bloqueia automaticamente a linha, ou seja, no caso de duas pessoas tentarem fazer a mesma operação ao mesmo tempo, um terá que esperar, fazer o que….isso é normal. O que vc tem que pensar é, escrever a aplicação para que libere logo o bloqueio.
17 de setembro de 2010 às 10:01 pm #96131Peterson