Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
  • Autor
    mpvargas
    Participante

Caros amigos,
      Já li algo a respeito disso, mas nunca fiz nenhum teste.
      Eu uso Oracle 10g com Linux CentOS.
      Gostaria de saber se é possível criar ou restaurar uma instancia simplesmente copiando os arquivos (controlfile, datafiles, etc)?
      Tem um detalhe…
      Estamos testando uma nova storage de discos e ela está ligada ao servidor de desenvolvimento. Gostaria de fazer uma cópia física do banco de desenvolvimento e criar outro no mesmo servidor, só que em diretórios diferentes… é possível?
      Como teoricamente essa instancia terá o mesmo nome, posso alterar no tnsnames.ora colocando nomes diferentes mas apontando pra mesma base?
      Obrigado pela ajuda de todos.

Peterson
      Participante

Dá pra fazer um restore dos arquivos (desde que você copie todos, inclusive o controlfile, arquivos de parâmetros etc). Cuide apenas para fazer isso com o banco off e tê-lo fechado em modo consistente.

mpvargas
        Participante

Fala camarada,

Criei o novo banco… blz
          Se eu fizer a cópia dos arquivos ele não terá a configuração do outro banco?
          Tenho que alterar o spfile?

VitorLeandro
          Participante

mpvargas,

É possivel você transferir seu oracle para um outro servidor, muita gente (old school) ainda faz backup desse jeito copiando o oracle para outro servidor.

Digamos que seu mount poit onde estão o oracle, os datafiles, etc seja o u01/.. Se você parar o banco, copiar essa pasta para outro servidor, vai funcionar, não se esqueça de alterar o enviroment (.bashprofile) do novo servidor.

Sobre a storage, se nela existir apenas os datafiles, control files etc, ou os arquivos de dados estejam espalhados em vários volumes, você terá que alterar o ora.ini, pfile, etc…

Explica melhor a questão da storage, dois bancos com mesmo nome no mesmo servidor?

mpvargas
            Participante

A storage está instalada no mesmo servidor que tenho esse banco…
              Na verdade preciso fazer a cópia para o mesmo servidor, só que em diretorios diferentes…
              Por exemplo:
              Tenho o BANCO1 instalado e montado na /u01
              Instalei o BANCO2 no mesmo servidor e apontei os arquivos principais para /storage (redo, control, tablespace system, sysaux, etc)

Gostaria de copiar os outros arquivos (datafiles, pfile, etc) para o /storage … Será que vai funcionar? Ou não por causa do control file?
              Ou então tenho que criar as tablespaces para que as mesmas fiquem gravadas no controlfile, aí depois eu faço as cópias físicas?

Com relação a ter duas instancias com o mesmo nome, é que eu gostaria de fazer um teste do RMAN nesse servidor, mas ele já possui uma instancia com o mesmo nome da minha instancia de produção, que no caso eu usaria para restaurar o RMAN.

burga
              Participante

Como é no mesmo servidor o caminho para os arquivos consequentemente NÃO serão os mesmos…

Ctrl+C e Ctrl+V com caminhos diferentes da certo (agora fiquei curioso)? Até hoje só vi isso em servidores distintos onde toda a estrutura e caminhos de arquivos são mantidos.

Você não pode fazer isso com o RMAN?

mpvargas
                Participante

Sim, posso fazer com o RMAN…
                  Foi como eu comentei, vou fazer com o RMAN testando o uso de duas instancias com o mesmo nome…
                  Na verdade tenho que restaurar uma base para fazermos teste na storage, mas como tenho um tempo de sobra para fazer isso, estou aproveitando para fazer alguns testes (laboratório) mas por curiosidade e também para conhecimento…
                  Vou aproveitar para restaurar o banco de 3 formas:
                  Cópia Física, RMAN e IMPDP

Conforme eu for fazendo os testes, vou postando aqui pra galera acompanhar… agente nunca sabe o dia de amanhã, pode ser que um dia agente necessite restaurar o banco de algo forma fora do padrão…

VitorLeandro
                  Participante

Copia do Oracle mudando os nomes e endereços dos diretórios eu nunca ví, já li a respeito mas nunca ví! Vou pesquisar, testar e posto aqui!!

mpvargas
                    Participante

Fiz um teste…
                      Criei uma tablespace no banco novo com o mesmo nome da tablespace do banco antigo, sendo que em diretorios diferentes…
                      Dei shutdown no banco
                      Deletei o arquivo .dbf do banco novo e peguei o arquivo com o mesmo nome e mesmo tamanho do banco antigo…

ERRO:

SQL> startup
                      ORACLE instance started.

Total System Global Area 314572800 bytes
                      Fixed Size 2020416 bytes
                      Variable Size 104860608 bytes
                      Database Buffers 201326592 bytes
                      Redo Buffers 6365184 bytes
                      Database mounted.
                      ORA-01122: database file 5 failed verification check
                      ORA-01110: data file 5: ‘/storage/dados04/dados04.dbf’
                      ORA-01204: file number is 8 rather than 5 – wrong file

NÃO DEU CERTO…

Será que só funciona se for no mesmo diretório?

mpvargas
                      Participante

ORA-01204: file number is string rather than string – wrong file

Cause: The file number in the file header is not correct. This is probably a restored backup of the wrong file, but from the same database.

Action: Restore a copy of the correct data file and do recovery as needed.

diegolenhardt
                        Participante

Tenta renomear os datafiles, apontando para o caminho certo, nao precisa renomear o arquivo, só o caminho,

Procedure for Renaming Datafiles in a Single Tablespace

To rename datafiles in a single tablespace, complete the following steps:

ALTER TABLESPACE users OFFLINE NORMAL;

ALTER TABLESPACE users
                                RENAME DATAFILE '/u02/oracle/rbdb1/user1.dbf',
                                                '/u02/oracle/rbdb1/user2.dbf'
                                             TO '/u02/oracle/rbdb1/users01.dbf', 
                                                '/u02/oracle/rbdb1/users02.dbf';

mpvargas
                          Participante

Diego,

na verdade preciso usar o arquivo (datafile) do outro banco… quer dizer, tenho que copiar (eu acho) …
                            estou fazendo teste com duas bases no mesmo servidor

Peterson
                            Participante

sabe se o SCN dos 2 datafiles estão compatíveis?

mpvargas
                              Participante

Peterson,
                                acredito que não… talvez por isso tenha dado erro
                                Como faço para fazer essa verificação?

Peterson
                                Participante

Mpvargas,

Vou consultar onde você consegue essa informação, mas estou em dúvida com sua necessidade.
                                  Você tem um banco em um servidor e quer copiar ele pra subir um idêntico em outra máquina? Se for isso, é possível sim, desde que a outra máquina tenha a estrutura de arquivos idêntica a da atual. Caso queira subir 2 instâncias idênticas em uma unica máquina, acho q a melhor maneira é fazendo um exp e um imp ou fazer isso através do RMAN.
                                  Bom, voltemos ao primeiro caso, que você deseje fazer isso com 2 máquinas distintas, após você colocar as 2 instâncias idênticas no ar (uma em cada servidor) você não mais conseguiria trocar datafiles entre elas porque eles seriam arquivos diferentes e uma instância não “entenderia” o datafile da outra (estes teriam SCN diferentes etc).
                                  Veja qual é sua necessidade e vamos ver se conseguimos uma saída melhor pra ela.

abraço!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.