Pular para o conteúdo
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    ramasine
    Participante

Bom dia colegas!

Alguem pode me ajudar com dicas sobre a feature RESUMABLE do 10G, sei que ela vem desde o 9i.

Tenho um DW (10.2.0.3 em AIX 5) com a maioria das tablespaces com
      AUTOEXTENT ON, mesmo assim adianta habilitar esse recurso?

Quais são os passos necessários?

Pelo que pesquisei são:

alter system enable RESUMABLE_TIMEOUT=3200 scope=both

grant resumable to user X

Depois como SYS, criar a trigger:

create or replace trigger logon_resumable
      after logon
      on X.schema
      begin
      execute immediate ‘alter session enable resumable timeout 3200’;
      end;
      /

E acompanhar o alert do banco de dados, preferencialmente criando uma
      monitoria para identificar as mensagens de erro e mandar um email…

Esqueci alguma coisa? Tem algum incoveniente usar este recurso?

Obrigado!!

Marcelo

Rodrigo Almeida
      Participante

Marcelo,

Utilizar o RESUMABLE em um ambiente DW acho meio desaconselhável, desde que deseje utilizar para processos de carga no ETL para evitar o problema de snapshot too old, seria um complemento ao ambiente.

Ainda mais que tu já trabalha com os datafiles em AUTOEXTEND, então, se seu processo parar ´por falta de espaço em disco, certamente, seu problema é que não tem mais espaço fisicamente no disco, aí terá que rever toda a estrutura.

Geralmente o RESUMABLE é muito mais utilizado no EXP/IMP e EXPDP/IMPDP para não perder todo o tempo gasto nesses processos.

Abraços,

Rodrigo Almeida

vieri
        Participante

Porque não inclui o resumable via alter session nos processos mais críticos ? Na instância pode ter comportamentos inesperados.

ramasine
          Participante

Quais seriam os passos necessários então pra colocar na sessão?

O usuário de qualquer maneira precisa do grant resumable, não é isso?

Ou posso utilizar a trigger de after logon, associando ao usuário…

Abs

Marcelo

ramasine
            Participante

Alguem pode tirar a dúvida acima?

Mais uma vez obrigado pelas dicas!!

Marcelo

David Siqueira
              Participante

Como citou o Alphamek, só usei esse parametro em processos de carga via IMPORT/EXPORT, não sei orientar se é adequado em sesões ou até mesmo em instancia.

Ats.

vieri
                Participante

vc tem que dar grant de resumable e disparar o alter session no código do programa, não tem mistério.

de uma lida abaixo , se tiver dúvida posta aqui.

ALTER SESSION ENABLE RESUMABLE [TIMEOUT integer] [NAME string]
                  Allows an operation to be suspended in the event of an out-of-space error condition and to resume automatically from the point of interruption when the error condition is fixed.
                  TIMEOUT: specify (in seconds) the time during which an operation can remain suspended while waiting for the error condition to be fixed. If the error condition is not fixed within the TIMEOUT period, then the suspended operation is aborted.
                  NAME: specify a user-defined text string to help identify the statements issued during the session while the session is in resumable mode. The text string is inserted into USER_RESUMABLE and DBA_RESUMABLE data dictionary views. If no NAME is specified, then the default string ‘User username(userid), Session sessionid, Instance instanceid is inserted.
                  ALTER SESSION DISABLE RESUMABLE

vieri
                  Participante

SQL> alter session enable resumable timeout 300 name ‘teste’ ;

Session altered.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.