Pular para o conteúdo
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    buoro
    Participante

Boa tarde,

Utilizo Oracle 9i com Linux.

Estou com o seguinte cenário:

Realizo um backup com o RMAN em minha base de produção. Isso ocorre sem problemas.
      Para testar a integridade do Backup, utilizo o comando RESTORE VALIDATE DATABASE e retorna que o backup está íntegro.
      Depois, eu faço uma cópia idêntica desse banco em um servidor de testes e simulo uma falha, deletando os arquivos de dados, os redo logs e os arquivos de controle. Tento restaurar a partir do backup mas acusa corrupção de bloco em um dos arquivos de dados. Obs: Estou usando um catálogo de recuperação. Estou certo de que os discos rígidos do servidor de teste estão íntegros. O que pode estar ocasionando a suposta corrupção de dados?

Obrigado!

Marcio68Almeida
      Participante

coloque a mensagem de erro completa como ela te aparece…

buoro
        Participante

Ok!
          RMAN-03002: failure of restore command at 04/23/2007 15:13:13
          ORA-19612:datafile 4 not restored due to missing or corrupt data

Obrigado!

chduarte
          Participante

Na verdade nao é somente corrupcao de arquivo. Ele esta reclamando que esta faltando o datafile 4 ou somente um pedaco dele. Existem algumas solucoes para contornar este problema no Metalink mas nao muito simples.

[]

buoro
            Participante

O interessante é que na base oficial não tenho problemas. O rman conclui o backup sem erros. Se houvesse problemas no base oficial, o rman alertaria e não concluiria o backup, estou certo?
              Talvez haja problemas na hora de copiar ou ler os arquivos de backup (os backup pieces) no servidor de testes. Será que poderiam se corromper durante o tráfego pela rede, por exemplo? Ou, não sei se estou viajando, mas minha base oficial trabalha com RAID e meu servidor de testes, não.
              (Algo do tipo, no RAID os arquivos são distribuídos pelos discos e por isso tenho problemas quando tento restaurar em uma arquitetura comum, que não utiliza RAID), mas não tenho uma orientação técnica sobre isso.
              O que você acha?
              Muito obrigado pela atenção!

chduarte
              Participante

No RMAN de o seguinte comando:

RMAN> list backup of datafile 4;

Ele ira mostrar qual arquivo possui o backup. Verifique se o arquivo existe e esta ok.

[]

buoro
                Participante

O comando retorna o status AVAILABLE. O arquivo possui backup e está disponível. Mas observando a coluna type me ocorreu o seguinte: Estou fazendo backups incrementais, utilizando a opção incremental. Uma vez por semana
                  faço um incremental level 0 e nos demais dias um level 2. O level 0 não é considerado um backup full? Será que poderia ser isto?
                  Não sei se conseguiu me entender?

chduarte
                  Participante

Sim. O backup incremental nivel 0 é full. Vc viu se o arquivo que ele esta valido?

Passe um crosscheck:

RMAN> crosscheck backupset;
                    RMAN> list expired backupset;

[]

buoro
                    Participante

Sim eles estão válidos. Fiz mais alguns testes e constatei que a cada vez que utilizo o comando RESTORE DATABASE a mensagem de corrupção faz referência à um arquivo de dados diferente. Já tentei alocar somente um canal para um datafile específico, mas não fez diferença. Não tentei ainda alterar o valor MAXPIECESIZE, atualmente uso o valor 5. Pode ter alguma relação com isso?

chduarte
                      Participante

nao. maxpiecesize é so para falar o tamanho de cada backup piece.

Tenta restaurar um datafile por vez.

[]

buoro
                        Participante

Tentei isto também, inclusive tentar a opção newname para restaurar em outra localização mas ocorreu o mesmo problema.

É uma coisa intrigante. Se eu checkar com o comando RESTORE VALIDATE DATAFILE x na base de produção o teste dá Ok. O mesmo comando na base de testes dá como corrompido. Os arquivos são idênticos. A diferença que um utiliza RAID e outro não. Fica na idéia da gente que só pode ser isso!

Bom amigo, muito obrigado! Se você tiver mais alguma idéia…? Eu também vou continuar procurando…Um abraço!

Marcio68Almeida
                          Participante

Você colocou que cada vez que tenta restaurar dá erro em um arquivo de dados diferente. O que nos leva a crer que há um problema físico, não propriamente de corrupção de dados, é possível que na restauração ele não esteja conseguindo recriar o ambiente original, já que trata-se de estruturas diferentes…
                            Você já tentou criar a estrutura de tablespaces e depois tentar restaurar ? Eu não conheço o RMAN, mas creio que havendo a estrutura criada a chance de erros é menor…

buoro
                            Participante

Obrigado Almeida, vou trabalhar com esta possibilidade!

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.