- Este tópico contém 12 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 10 meses atrás por
buoro.
-
AutorPosts
-
23 de abril de 2007 às 10:55 pm #79320
buoro
ParticipanteBoa tarde,
Utilizo Oracle 9i com Linux.
Estou com o seguinte cenário:
Realizo um backup com o RMAN em minha base de produção. Isso ocorre sem problemas.
Para testar a integridade do Backup, utilizo o comando RESTORE VALIDATE DATABASE e retorna que o backup está íntegro.
Depois, eu faço uma cópia idêntica desse banco em um servidor de testes e simulo uma falha, deletando os arquivos de dados, os redo logs e os arquivos de controle. Tento restaurar a partir do backup mas acusa corrupção de bloco em um dos arquivos de dados. Obs: Estou usando um catálogo de recuperação. Estou certo de que os discos rígidos do servidor de teste estão íntegros. O que pode estar ocasionando a suposta corrupção de dados?Obrigado!
24 de abril de 2007 às 12:45 am #79324Marcio68Almeida
Participantecoloque a mensagem de erro completa como ela te aparece…
24 de abril de 2007 às 3:47 pm #79328buoro
ParticipanteOk!
RMAN-03002: failure of restore command at 04/23/2007 15:13:13
ORA-19612:datafile 4 not restored due to missing or corrupt dataObrigado!
24 de abril de 2007 às 4:07 pm #79329chduarte
ParticipanteNa verdade nao é somente corrupcao de arquivo. Ele esta reclamando que esta faltando o datafile 4 ou somente um pedaco dele. Existem algumas solucoes para contornar este problema no Metalink mas nao muito simples.
[]
24 de abril de 2007 às 4:42 pm #79331buoro
ParticipanteO interessante é que na base oficial não tenho problemas. O rman conclui o backup sem erros. Se houvesse problemas no base oficial, o rman alertaria e não concluiria o backup, estou certo?
Talvez haja problemas na hora de copiar ou ler os arquivos de backup (os backup pieces) no servidor de testes. Será que poderiam se corromper durante o tráfego pela rede, por exemplo? Ou, não sei se estou viajando, mas minha base oficial trabalha com RAID e meu servidor de testes, não.
(Algo do tipo, no RAID os arquivos são distribuídos pelos discos e por isso tenho problemas quando tento restaurar em uma arquitetura comum, que não utiliza RAID), mas não tenho uma orientação técnica sobre isso.
O que você acha?
Muito obrigado pela atenção!24 de abril de 2007 às 4:51 pm #79332chduarte
ParticipanteNo RMAN de o seguinte comando:
RMAN> list backup of datafile 4;
Ele ira mostrar qual arquivo possui o backup. Verifique se o arquivo existe e esta ok.
[]
24 de abril de 2007 às 5:04 pm #79333buoro
ParticipanteO comando retorna o status AVAILABLE. O arquivo possui backup e está disponível. Mas observando a coluna type me ocorreu o seguinte: Estou fazendo backups incrementais, utilizando a opção incremental. Uma vez por semana
faço um incremental level 0 e nos demais dias um level 2. O level 0 não é considerado um backup full? Será que poderia ser isto?
Não sei se conseguiu me entender?24 de abril de 2007 às 5:15 pm #79334chduarte
ParticipanteSim. O backup incremental nivel 0 é full. Vc viu se o arquivo que ele esta valido?
Passe um crosscheck:
RMAN> crosscheck backupset;
RMAN> list expired backupset;[]
24 de abril de 2007 às 6:05 pm #79336buoro
ParticipanteSim eles estão válidos. Fiz mais alguns testes e constatei que a cada vez que utilizo o comando RESTORE DATABASE a mensagem de corrupção faz referência à um arquivo de dados diferente. Já tentei alocar somente um canal para um datafile específico, mas não fez diferença. Não tentei ainda alterar o valor MAXPIECESIZE, atualmente uso o valor 5. Pode ter alguma relação com isso?
24 de abril de 2007 às 7:43 pm #79341chduarte
Participantenao. maxpiecesize é so para falar o tamanho de cada backup piece.
Tenta restaurar um datafile por vez.
[]
24 de abril de 2007 às 10:33 pm #79346buoro
ParticipanteTentei isto também, inclusive tentar a opção newname para restaurar em outra localização mas ocorreu o mesmo problema.
É uma coisa intrigante. Se eu checkar com o comando RESTORE VALIDATE DATAFILE x na base de produção o teste dá Ok. O mesmo comando na base de testes dá como corrompido. Os arquivos são idênticos. A diferença que um utiliza RAID e outro não. Fica na idéia da gente que só pode ser isso!
Bom amigo, muito obrigado! Se você tiver mais alguma idéia…? Eu também vou continuar procurando…Um abraço!
25 de abril de 2007 às 2:45 pm #79349Marcio68Almeida
ParticipanteVocê colocou que cada vez que tenta restaurar dá erro em um arquivo de dados diferente. O que nos leva a crer que há um problema físico, não propriamente de corrupção de dados, é possível que na restauração ele não esteja conseguindo recriar o ambiente original, já que trata-se de estruturas diferentes…
Você já tentou criar a estrutura de tablespaces e depois tentar restaurar ? Eu não conheço o RMAN, mas creio que havendo a estrutura criada a chance de erros é menor…25 de abril de 2007 às 3:54 pm #79350buoro
ParticipanteObrigado Almeida, vou trabalhar com esta possibilidade!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.